Os fatores-chave a serem considerados para mensurar o sucesso de sistemas de informação: estudo de caso no departamento jurídico de uma empresa de grande porte
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/30780 |
Resumo: | Objetivo – O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma investigação exploratória e qualitativa sobre quais os elementos são considerados relevantes para fins de avaliação do sucesso de um sistema de informação. Metodologia – O levantamento foi conduzido por meio de um estudo de caso único, aplicado no departamento jurídico de uma empresa de grande porte no segmento de óleo e gás. Os dados foram coletados de duas formas, por meio de entrevistas com representantes da empresa e através de dados estruturados pela organização em planilhas eletrônicas. Posteriormente, os dados foram analisados conforme o método de 5 fases proposto por Yin (2016), compilar, decompor, recompor, interpretar e concluir. Resultados – Após o tratamento e análise, obteve-se como resultado que os modelos presentes na literatura representam em grande parte os fatores para mensurar de sucesso, especialmente as dimensões Qualidade do Sistema e Qualidade do Serviço, com destaque para o atributo disponibilidade do sistema. Os resultados também demonstraram que fatores como desenho do processo, regras de negócio, treinamento e alimentação de dados estão presentes nos dados coletados e são relevantes para fins da mensuração do sucesso do sistema. Conclusões – Os resultados indicam que os modelos presentes na literatura podem ajudar a mensurar o sucesso dos sistemas de informação, mas estudos precisam ser aprofundados para avaliar o impacto do desenho do processo, regras de negócio, treinamento e alimentação de dados na avaliação dos resultados do sistema de informação. Tais conclusões podem auxiliar os gestores no planejamento e execução de projetos de sistemas de informação. |
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Resultados – Após o tratamento e análise, obteve-se como resultado que os modelos presentes na literatura representam em grande parte os fatores para mensurar de sucesso, especialmente as dimensões Qualidade do Sistema e Qualidade do Serviço, com destaque para o atributo disponibilidade do sistema. Os resultados também demonstraram que fatores como desenho do processo, regras de negócio, treinamento e alimentação de dados estão presentes nos dados coletados e são relevantes para fins da mensuração do sucesso do sistema. Conclusões – Os resultados indicam que os modelos presentes na literatura podem ajudar a mensurar o sucesso dos sistemas de informação, mas estudos precisam ser aprofundados para avaliar o impacto do desenho do processo, regras de negócio, treinamento e alimentação de dados na avaliação dos resultados do sistema de informação. Tais conclusões podem auxiliar os gestores no planejamento e execução de projetos de sistemas de informação.Purpose – This study aims to develop an exploratory and qualitative research on which elements are considered relevant for the purpose of assessing the success of an information system. The survey was conducted through a single case study, applied in the legal department of a large oil and gas Brazilian company. Design/Methodology – The data were collected in two moments, through interviews with company employees and through data structured by the organization in electronic spreadsheets. Subsequently, the data were analyzed according to the 5-phase method proposed by Yin (2016), compiling, decomposing, recomposing, interpreting and concluding. Findings – After the treatment and analysis, it was obtained as a result that the models present in the literature largely represent the factors to measure success, especially the System Quality and Service Quality dimensions, with emphasis on the system availability attribute. The results also demonstrated that factors such as process design, business rules, training and data feeding are present in the collected data and are relevant for the purposes of measuring the success of the system. Conclusions - The results indicates that the models present in the literature can help to measure the success of the information systems, but studies need to be developed to evaluate the impact of the process design, business rules, training and data quality in the results of the information systems. Such conclusions can assist managers in the planning and execution of information systems projects.porSistemas de InformaçãoProjetos de TecnologiaImplantação de SistemasMensuração de sucesso de sistemasInformation systemsTechnology projectsSystems implementationMeasurement of systems successAdministração de empresasSistemas de informação gerencial – MensuraçãoTecnologia da informação - ProjetosOs fatores-chave a serem considerados para mensurar o sucesso de sistemas de informação: estudo de caso no departamento jurídico de uma empresa de grande porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021-08-10reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/af24a341-fa3d-4cf8-a868-3d235eee5573/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALDissertação - Tiago de 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