Inovação frugal e empreendedorismo: estudo de caso baseado em práticas do varejo alimentício
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/29172 |
Resumo: | Neste estudo, o principal objetivo foi entender como a inovação frugal auxilia no desenvolvimento de modelos de negócio de pizzarias de R$10,00, buscando identificar práticas adotadas por empreendedores desde a concepção da ideia até a percepção do revendedor e do consumidor final. Para responder a esse o objetivo, foi selecionado o setor de alimentação com foco em pizzaria. Para melhor argumentação deste estudo, foi necessário explorar dois modelos de negócios diferenciados com o intuito de comparação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório/descritivo, e utilizado como método estudos de casos múltiplos. Assim, realizou-se a coleta de dados a partir de três casos, visando compreender a gestão das pizzarias e as demais atividades relacionadas ao processo produtivo e de comercialização dos produtos. Para isso, considerou-se um estudo com três casos, sendo uma na visão do pioneiro da modalidade de vendas de pizzas de R$ 10,00 e como pode-se precificar uma pizza neste valor, comparando os mesmos procedimentos com uma pizzaria de R$ 10,00 local e uma pizzaria de modelo tradicional de pizzaria de bairro, do revendedor e dos consumidores para uma visão mais ampla. A pesquisa contou com o auxílio do pioneiro da modalidade de vendas de pizzas de R$ 10,00 e de duas pizzarias de bairro localizadas na região oeste de São Paulo, sendo uma com sede em Carapicuíba e, outra, em Barueri. Os empreendedores foram entrevistados com o intuito de entender toda a gestão da empresa para que a compreensão da diminuição dos custos fosse identificada. Desta forma, juntamente com as considerações, foram realizadas três entrevistas com empreendedores, 21 entrevistas com consumidores e uma entrevista com revendedor, chegando a um total de 25 participantes. Nos resultados e contribuições deste estudo, confirmou-se que com as práticas adotadas pelas pizzarias de R$ 10,00, principalmente as ações realizadas pelo pioneiro, foi possível diminuir drasticamente os custos, atendendo às três dimensões simultâneas para ser considerada uma inovação frugal. Os consumidores também apresentaram uma predisposição à compra, primeiro devido ao valor e, segundo, pela oportunidade, mas observam, sobretudo, a geração de empregos desse modelo de negócios, assim como o depoimento do revendedor comprova a inclusão social. Desta forma, identificou-se o impacto causado nas comunidades mais carentes, suprindo uma necessidade antes não observada. Este estudo também cooperou com a temática na literatura brasileira, apresentando um referencial e uma análise mais aprofundada a fim de detalhar e proporcionar uma nova visão na inovação em produtos, processos, produção, serviços, marketing, logística e sustentabilidade, resultando em um novo modelo de negócios e numa redução considerável de custos e mostrando como uma empresa pode criar um produto com um custo mais baixo e ter vantagem competitiva por meio da inovação frugal. Este estudo foi importante para popularizar o tema e o crescimento de práticas de inovação frugal, tanto para soluções empresariais quanto para a sociedade. |
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Oliveira, Laudiana Pereira deEscolas::EAESPFerreira, Viviane Moura RochaRossetto, Dennys EduardoPrado, Lucas Sciencia do2020-05-27T13:28:23Z2020-05-27T13:28:23Z2020-05https://hdl.handle.net/10438/29172Neste estudo, o principal objetivo foi entender como a inovação frugal auxilia no desenvolvimento de modelos de negócio de pizzarias de R$10,00, buscando identificar práticas adotadas por empreendedores desde a concepção da ideia até a percepção do revendedor e do consumidor final. Para responder a esse o objetivo, foi selecionado o setor de alimentação com foco em pizzaria. Para melhor argumentação deste estudo, foi necessário explorar dois modelos de negócios diferenciados com o intuito de comparação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório/descritivo, e utilizado como método estudos de casos múltiplos. Assim, realizou-se a coleta de dados a partir de três casos, visando compreender a gestão das pizzarias e as demais atividades relacionadas ao processo produtivo e de comercialização dos produtos. Para isso, considerou-se um estudo com três casos, sendo uma na visão do pioneiro da modalidade de vendas de pizzas de R$ 10,00 e como pode-se precificar uma pizza neste valor, comparando os mesmos procedimentos com uma pizzaria de R$ 10,00 local e uma pizzaria de modelo tradicional de pizzaria de bairro, do revendedor e dos consumidores para uma visão mais ampla. A pesquisa contou com o auxílio do pioneiro da modalidade de vendas de pizzas de R$ 10,00 e de duas pizzarias de bairro localizadas na região oeste de São Paulo, sendo uma com sede em Carapicuíba e, outra, em Barueri. Os empreendedores foram entrevistados com o intuito de entender toda a gestão da empresa para que a compreensão da diminuição dos custos fosse identificada. Desta forma, juntamente com as considerações, foram realizadas três entrevistas com empreendedores, 21 entrevistas com consumidores e uma entrevista com revendedor, chegando a um total de 25 participantes. Nos resultados e contribuições deste estudo, confirmou-se que com as práticas adotadas pelas pizzarias de R$ 10,00, principalmente as ações realizadas pelo pioneiro, foi possível diminuir drasticamente os custos, atendendo às três dimensões simultâneas para ser considerada uma inovação frugal. Os consumidores também apresentaram uma predisposição à compra, primeiro devido ao valor e, segundo, pela oportunidade, mas observam, sobretudo, a geração de empregos desse modelo de negócios, assim como o depoimento do revendedor comprova a inclusão social. Desta forma, identificou-se o impacto causado nas comunidades mais carentes, suprindo uma necessidade antes não observada. Este estudo também cooperou com a temática na literatura brasileira, apresentando um referencial e uma análise mais aprofundada a fim de detalhar e proporcionar uma nova visão na inovação em produtos, processos, produção, serviços, marketing, logística e sustentabilidade, resultando em um novo modelo de negócios e numa redução considerável de custos e mostrando como uma empresa pode criar um produto com um custo mais baixo e ter vantagem competitiva por meio da inovação frugal. Este estudo foi importante para popularizar o tema e o crescimento de práticas de inovação frugal, tanto para soluções empresariais quanto para a sociedade.In this study, the main objective was to understand how frugal innovation explains the business model, implementation and the performance of R$ 10.00 pizza companies, trying to identify practices adopted by entrepreneurs from conceiving the idea to the perception of the reseller and the final consumer. To achieve this objective, the food sector focusing on pizzerias was selected. And to better discuss this study, it was necessary to explore tree different business models. This way a qualitative research with an exploratory/descriptive approach was used as a method of multiple case studies. We collected data from tree cases, trying to understand the management of pizzerias, as a whole, considering the pioneering vision of pizza sales of R$ 10.00 pizza and how a pizza of this value can be priced, comparing the same procedures with a R$ 10,00 pizzeria, local and a traditional model of neighborhood pizzeria, reseller and consumers for a broader view. A research was supported by the pioneer of pizza sales of R$ 10.00 and two pizzerias located in the western region of São Paulo, one in Carapicuíba and the other in Barueri. Entrepreneurs were interviewed in order to understand the entire management of the company so that the understanding of cost reduction was identified. Tree interviews were conducted with entrepreneurs, 21 interviews with consumers, one interview with a resellers reaching a total of 25 participants. In the results and contributions of this study, it was confirmed that the practices used by the pizzerias of the R$ 10.00 pizza, mainly the actions carried out by the pioneer, made it possible to drastically reduce the costs enough to be considered a frugal innovation. Consumers also showed a pre-disposition to purchase firstly due to the value and second due to opportunity, but above all, they observe the creation of jobs in this business model, as well as the reseller's testimony proving social inclusion. In this way, the impact on the neediest communities was identified, meeting a previously unmet need. This study also contributed with the theme in the Brazilian literature, presenting a point of reference and a more in-depth analysis in order to detail and show a new vision on innovation in products, processes, production, services, marketing, logistics and sustainability, resulting in a new model business and showing how a company can create a product with a lower cost and have a competitive advantage through frugal innovation. This study was important to popularize the theory and the growth of frugal innovation practices, both for business solutions and for society.porInnovationFrugal innovationRetailEntrepreneurshipFrugal innovation in RetailFrugal entrepreneurshipEmpreendedorismoInovação frugalInovaçãoInovação frugal no varejoVarejoAdministração de empresasEmpreendedorismoComércio varejista - Estudo de casosDesenvolvimento organizacionalInovações tecnológicasInovação frugal e empreendedorismo: estudo de caso baseado em práticas do varejo alimentícioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTPizza de 10 - Inovação frugal e empreendedorismo um estudo baseado em práticas do varejo alimentício VF - Laudiana Olivieira.pdf.txtPizza de 10 - Inovação frugal e empreendedorismo um estudo baseado em práticas do varejo alimentício VF - 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Empreendedorismo Comércio varejista - Estudo de casos Desenvolvimento organizacional Inovações tecnológicas |
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Neste estudo, o principal objetivo foi entender como a inovação frugal auxilia no desenvolvimento de modelos de negócio de pizzarias de R$10,00, buscando identificar práticas adotadas por empreendedores desde a concepção da ideia até a percepção do revendedor e do consumidor final. Para responder a esse o objetivo, foi selecionado o setor de alimentação com foco em pizzaria. Para melhor argumentação deste estudo, foi necessário explorar dois modelos de negócios diferenciados com o intuito de comparação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório/descritivo, e utilizado como método estudos de casos múltiplos. Assim, realizou-se a coleta de dados a partir de três casos, visando compreender a gestão das pizzarias e as demais atividades relacionadas ao processo produtivo e de comercialização dos produtos. Para isso, considerou-se um estudo com três casos, sendo uma na visão do pioneiro da modalidade de vendas de pizzas de R$ 10,00 e como pode-se precificar uma pizza neste valor, comparando os mesmos procedimentos com uma pizzaria de R$ 10,00 local e uma pizzaria de modelo tradicional de pizzaria de bairro, do revendedor e dos consumidores para uma visão mais ampla. A pesquisa contou com o auxílio do pioneiro da modalidade de vendas de pizzas de R$ 10,00 e de duas pizzarias de bairro localizadas na região oeste de São Paulo, sendo uma com sede em Carapicuíba e, outra, em Barueri. Os empreendedores foram entrevistados com o intuito de entender toda a gestão da empresa para que a compreensão da diminuição dos custos fosse identificada. Desta forma, juntamente com as considerações, foram realizadas três entrevistas com empreendedores, 21 entrevistas com consumidores e uma entrevista com revendedor, chegando a um total de 25 participantes. Nos resultados e contribuições deste estudo, confirmou-se que com as práticas adotadas pelas pizzarias de R$ 10,00, principalmente as ações realizadas pelo pioneiro, foi possível diminuir drasticamente os custos, atendendo às três dimensões simultâneas para ser considerada uma inovação frugal. Os consumidores também apresentaram uma predisposição à compra, primeiro devido ao valor e, segundo, pela oportunidade, mas observam, sobretudo, a geração de empregos desse modelo de negócios, assim como o depoimento do revendedor comprova a inclusão social. Desta forma, identificou-se o impacto causado nas comunidades mais carentes, suprindo uma necessidade antes não observada. Este estudo também cooperou com a temática na literatura brasileira, apresentando um referencial e uma análise mais aprofundada a fim de detalhar e proporcionar uma nova visão na inovação em produtos, processos, produção, serviços, marketing, logística e sustentabilidade, resultando em um novo modelo de negócios e numa redução considerável de custos e mostrando como uma empresa pode criar um produto com um custo mais baixo e ter vantagem competitiva por meio da inovação frugal. Este estudo foi importante para popularizar o tema e o crescimento de práticas de inovação frugal, tanto para soluções empresariais quanto para a sociedade. |
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2020 |
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