Uso do design thinking para treinamentos em gestão de projetos na área da saúde
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35683 |
Resumo: | Com as mudanças no mercado da área da saúde, as instituições têm visto cada vez mais importância na área de projetos. Os projetos em saúde ganharam destaque por motivos como: inovação, necessidade de colaboração interprofissional, oportunidades de melhorias na organização de processos e em gestão e qualidade, como na jornada centrada no paciente. Nesse contexto, a capacitação contínua através de treinamentos é fundamental, uma vez que os profissionais precisam estar alinhados com as necessidades do mercado e desenvolver novas competências e habilidades. Hoje a indústria farmacêutica está bem alinhada com essa necessidade e investe em melhorias contínuas no setor de treinamento, mas para os hospitais públicos e privados, essa necessidade em treinamentos clínicos existe e é estruturada, mas em projetos e outros temas corporativos ainda é incipiente. Em ambos ambientes há espaço para inovação e desenvolvimento, uma vez que a qualidade e o impacto do treinamento são tão importantes quanto o próprio treinamento. Nesse presente estudo, trazemos a descrição de casos de treinamento em gestão de projetos na área da Saúde, tanto em ambientes de hospitais públicos e privados quanto na indústria farmacêutica. Conseguimos identificar oportunidades de inovação e melhorias, como obter maior engajamento dos times em treinamentos através da identificação de suas reais necessidades e melhor impacto no ambiente de trabalho através do uso do design thinking. A metodologia do estudo foi descritiva a partir de estudos de quatro casos de treinamento realizados pela pesquisadora. A coleta dos dados foi realizada durante os treinamentos, com dados anonimizados, e foi organizada em um quadro analítico. As observações foram especificadas com base na literatura referenciada, desde caracterização das instituições, dos times até pesquisas de satisfação nos treinamentos. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, baseada no racional apresentado pelos quatro níveis de avaliação de treinamento de Kirkpatrick: satisfação com o treinamento, aprendizagem, mudanças em comportamentos relacionados ao trabalho, e impacto do programa na organização. |
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Ribeiro, Vivian Masutti JonkeEscolas::EAESPAidar, Marcelo MarinhoCampos, José Carlos Firmino deFurlanetti, Carlos EduardoMassuda, Adriano2024-08-06T12:47:37Z2024-08-06T12:47:37Z2024-05-29https://hdl.handle.net/10438/35683Com as mudanças no mercado da área da saúde, as instituições têm visto cada vez mais importância na área de projetos. Os projetos em saúde ganharam destaque por motivos como: inovação, necessidade de colaboração interprofissional, oportunidades de melhorias na organização de processos e em gestão e qualidade, como na jornada centrada no paciente. Nesse contexto, a capacitação contínua através de treinamentos é fundamental, uma vez que os profissionais precisam estar alinhados com as necessidades do mercado e desenvolver novas competências e habilidades. Hoje a indústria farmacêutica está bem alinhada com essa necessidade e investe em melhorias contínuas no setor de treinamento, mas para os hospitais públicos e privados, essa necessidade em treinamentos clínicos existe e é estruturada, mas em projetos e outros temas corporativos ainda é incipiente. Em ambos ambientes há espaço para inovação e desenvolvimento, uma vez que a qualidade e o impacto do treinamento são tão importantes quanto o próprio treinamento. Nesse presente estudo, trazemos a descrição de casos de treinamento em gestão de projetos na área da Saúde, tanto em ambientes de hospitais públicos e privados quanto na indústria farmacêutica. Conseguimos identificar oportunidades de inovação e melhorias, como obter maior engajamento dos times em treinamentos através da identificação de suas reais necessidades e melhor impacto no ambiente de trabalho através do uso do design thinking. A metodologia do estudo foi descritiva a partir de estudos de quatro casos de treinamento realizados pela pesquisadora. A coleta dos dados foi realizada durante os treinamentos, com dados anonimizados, e foi organizada em um quadro analítico. As observações foram especificadas com base na literatura referenciada, desde caracterização das instituições, dos times até pesquisas de satisfação nos treinamentos. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, baseada no racional apresentado pelos quatro níveis de avaliação de treinamento de Kirkpatrick: satisfação com o treinamento, aprendizagem, mudanças em comportamentos relacionados ao trabalho, e impacto do programa na organização.With changes in the healthcare market, institutions have seen increasing importance in the area of projects. Health projects gained prominence for reasons such as innovation, the need for interprofessional collaboration, opportunities for improvements in process organization and management, and quality, such as the patient-centered journey. In this context, continuous training through training is essential, as professionals need to be aligned with market needs and develop new skills and abilities. Today, the pharmaceutical industry is well aligned with this need. It invests in continuous improvements in the training sector. Still, this need for clinical training exists and is structured for public and private hospitals, but in projects and other corporate topics, it is still incipient. There is room for innovation and development in both environments since the quality and impact of training are as important as the training itself. This study describes training cases in project management in the healthcare sector, both in public and private hospital environments and in the pharmaceutical industry. We identified opportunities for innovation and improvements, such as obtaining greater engagement from teams in training by identifying their real needs and better impact on the work environment through design thinking. The study methodology was descriptive based on studies of four training cases carried out by the researcher. Data was collected during training using anonymized data and organized in an analytical framework. The observations were specified based on referenced literature, from characterizing institutions and teams to training satisfaction surveys. Data analysis was carried out qualitatively, based on the rationale presented by Kirkpatrick's four levels of training evaluation: satisfaction with training, learning, changes in workrelated behaviors, and impact of the program on the organization.porÁrea da saúdeGestão de projetosTreinamentosDesign thinkingHealthcareProject managementTrainingAdministração de empresasDesenvolvimento organizacionalSociedades comerciais - ReorganizaçãoReengenharia (Administração)Administração de projetosServiços de saúdeUso do design thinking para treinamentos em gestão de projetos na área da saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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Com as mudanças no mercado da área da saúde, as instituições têm visto cada vez mais importância na área de projetos. Os projetos em saúde ganharam destaque por motivos como: inovação, necessidade de colaboração interprofissional, oportunidades de melhorias na organização de processos e em gestão e qualidade, como na jornada centrada no paciente. Nesse contexto, a capacitação contínua através de treinamentos é fundamental, uma vez que os profissionais precisam estar alinhados com as necessidades do mercado e desenvolver novas competências e habilidades. Hoje a indústria farmacêutica está bem alinhada com essa necessidade e investe em melhorias contínuas no setor de treinamento, mas para os hospitais públicos e privados, essa necessidade em treinamentos clínicos existe e é estruturada, mas em projetos e outros temas corporativos ainda é incipiente. Em ambos ambientes há espaço para inovação e desenvolvimento, uma vez que a qualidade e o impacto do treinamento são tão importantes quanto o próprio treinamento. Nesse presente estudo, trazemos a descrição de casos de treinamento em gestão de projetos na área da Saúde, tanto em ambientes de hospitais públicos e privados quanto na indústria farmacêutica. Conseguimos identificar oportunidades de inovação e melhorias, como obter maior engajamento dos times em treinamentos através da identificação de suas reais necessidades e melhor impacto no ambiente de trabalho através do uso do design thinking. A metodologia do estudo foi descritiva a partir de estudos de quatro casos de treinamento realizados pela pesquisadora. A coleta dos dados foi realizada durante os treinamentos, com dados anonimizados, e foi organizada em um quadro analítico. As observações foram especificadas com base na literatura referenciada, desde caracterização das instituições, dos times até pesquisas de satisfação nos treinamentos. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, baseada no racional apresentado pelos quatro níveis de avaliação de treinamento de Kirkpatrick: satisfação com o treinamento, aprendizagem, mudanças em comportamentos relacionados ao trabalho, e impacto do programa na organização. |
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