A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/2449 |
Resumo: | A dissertação trata da avaliação como um dos quatro pilares da educação nacional, conforme estabelece o arcabouço institucional legal brasileiro. Além de descrever os objetivos e instrumentos adotados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, SAEB, são analisados os instrumentos contextuais utilizados pelo sistema nos quatro ciclos realizados no período de 1995 a 2001. O objetivo principal é compreender como estes instrumentos consideram a matriz organizacional da escola, sistematizada a partir dos fatores internos às escolas, que são indicados na literatura como promotores da malhoria do desemepnho escolar dos alunos. Na conclusão são sugeridas adequações para o aperfeiçoamento dos instrumentos do sistema, ressaltando-se a importância da definição de papéis dos diversos tores para que o SAEB possa contribuir com a melhoria da qualidade da educação. |
id |
FGV_84f4f49891e716ba7b6fcf071966cee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/2449 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Thimoteo, Fatima Elisabete PereiraEscolas::EAESPAvelino Filho, George2010-04-20T20:53:26Z2010-04-20T20:53:26Z2003-03-10THIMOTEO, Fatima Elisabete Pereira. A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003.http://hdl.handle.net/10438/2449A dissertação trata da avaliação como um dos quatro pilares da educação nacional, conforme estabelece o arcabouço institucional legal brasileiro. Além de descrever os objetivos e instrumentos adotados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, SAEB, são analisados os instrumentos contextuais utilizados pelo sistema nos quatro ciclos realizados no período de 1995 a 2001. O objetivo principal é compreender como estes instrumentos consideram a matriz organizacional da escola, sistematizada a partir dos fatores internos às escolas, que são indicados na literatura como promotores da malhoria do desemepnho escolar dos alunos. Na conclusão são sugeridas adequações para o aperfeiçoamento dos instrumentos do sistema, ressaltando-se a importância da definição de papéis dos diversos tores para que o SAEB possa contribuir com a melhoria da qualidade da educação.porCurrículoEdcação BásicaAutonomiaAvaliaçãoSAEBDescentralizaçãoGestãoAdministração públicaEducação - BrasilAvaliação educacional - BrasilA avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL98357.pdf.jpg98357.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2863https://repositorio.fgv.br/bitstreams/fac008bb-fe15-4a54-88c3-cd6acf99fd88/download8ddb3af42b0a71478236716aa197ef88MD58ORIGINAL98357.pdfapplication/pdf984752https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8eadecc6-843a-4903-87ca-0f5f0bdcbb11/download76b8c9169a5fb4174f06490fab729e85MD52TEXT98357.pdf.txt98357.pdf.txtExtracted texttext/plain103821https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e2fc7a7-d61e-41e8-98b9-f96e351f0472/downloadc79c02d7624dbf3645d7aeed28e6be4dMD5710438/24492023-11-09 09:42:33.586open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2449https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T09:42:33Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001 |
title |
A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001 |
spellingShingle |
A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001 Thimoteo, Fatima Elisabete Pereira Currículo Edcação Básica Autonomia Avaliação SAEB Descentralização Gestão Administração pública Educação - Brasil Avaliação educacional - Brasil |
title_short |
A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001 |
title_full |
A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001 |
title_fullStr |
A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001 |
title_full_unstemmed |
A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001 |
title_sort |
A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001 |
author |
Thimoteo, Fatima Elisabete Pereira |
author_facet |
Thimoteo, Fatima Elisabete Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thimoteo, Fatima Elisabete Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Avelino Filho, George |
contributor_str_mv |
Avelino Filho, George |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Edcação Básica Autonomia Avaliação SAEB Descentralização Gestão |
topic |
Currículo Edcação Básica Autonomia Avaliação SAEB Descentralização Gestão Administração pública Educação - Brasil Avaliação educacional - Brasil |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração pública |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Educação - Brasil Avaliação educacional - Brasil |
description |
A dissertação trata da avaliação como um dos quatro pilares da educação nacional, conforme estabelece o arcabouço institucional legal brasileiro. Além de descrever os objetivos e instrumentos adotados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, SAEB, são analisados os instrumentos contextuais utilizados pelo sistema nos quatro ciclos realizados no período de 1995 a 2001. O objetivo principal é compreender como estes instrumentos consideram a matriz organizacional da escola, sistematizada a partir dos fatores internos às escolas, que são indicados na literatura como promotores da malhoria do desemepnho escolar dos alunos. Na conclusão são sugeridas adequações para o aperfeiçoamento dos instrumentos do sistema, ressaltando-se a importância da definição de papéis dos diversos tores para que o SAEB possa contribuir com a melhoria da qualidade da educação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-03-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:53:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:53:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
THIMOTEO, Fatima Elisabete Pereira. A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/2449 |
identifier_str_mv |
THIMOTEO, Fatima Elisabete Pereira. A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/2449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/fac008bb-fe15-4a54-88c3-cd6acf99fd88/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8eadecc6-843a-4903-87ca-0f5f0bdcbb11/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e2fc7a7-d61e-41e8-98b9-f96e351f0472/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ddb3af42b0a71478236716aa197ef88 76b8c9169a5fb4174f06490fab729e85 c79c02d7624dbf3645d7aeed28e6be4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797655456776192 |