A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thimoteo, Fatima Elisabete Pereira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2449
Resumo: A dissertação trata da avaliação como um dos quatro pilares da educação nacional, conforme estabelece o arcabouço institucional legal brasileiro. Além de descrever os objetivos e instrumentos adotados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, SAEB, são analisados os instrumentos contextuais utilizados pelo sistema nos quatro ciclos realizados no período de 1995 a 2001. O objetivo principal é compreender como estes instrumentos consideram a matriz organizacional da escola, sistematizada a partir dos fatores internos às escolas, que são indicados na literatura como promotores da malhoria do desemepnho escolar dos alunos. Na conclusão são sugeridas adequações para o aperfeiçoamento dos instrumentos do sistema, ressaltando-se a importância da definição de papéis dos diversos tores para que o SAEB possa contribuir com a melhoria da qualidade da educação.
id FGV_84f4f49891e716ba7b6fcf071966cee1
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2449
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Thimoteo, Fatima Elisabete PereiraEscolas::EAESPAvelino Filho, George2010-04-20T20:53:26Z2010-04-20T20:53:26Z2003-03-10THIMOTEO, Fatima Elisabete Pereira. A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003.http://hdl.handle.net/10438/2449A dissertação trata da avaliação como um dos quatro pilares da educação nacional, conforme estabelece o arcabouço institucional legal brasileiro. Além de descrever os objetivos e instrumentos adotados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, SAEB, são analisados os instrumentos contextuais utilizados pelo sistema nos quatro ciclos realizados no período de 1995 a 2001. O objetivo principal é compreender como estes instrumentos consideram a matriz organizacional da escola, sistematizada a partir dos fatores internos às escolas, que são indicados na literatura como promotores da malhoria do desemepnho escolar dos alunos. Na conclusão são sugeridas adequações para o aperfeiçoamento dos instrumentos do sistema, ressaltando-se a importância da definição de papéis dos diversos tores para que o SAEB possa contribuir com a melhoria da qualidade da educação.porCurrículoEdcação BásicaAutonomiaAvaliaçãoSAEBDescentralizaçãoGestãoAdministração públicaEducação - BrasilAvaliação educacional - BrasilA avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL98357.pdf.jpg98357.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2863https://repositorio.fgv.br/bitstreams/fac008bb-fe15-4a54-88c3-cd6acf99fd88/download8ddb3af42b0a71478236716aa197ef88MD58ORIGINAL98357.pdfapplication/pdf984752https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8eadecc6-843a-4903-87ca-0f5f0bdcbb11/download76b8c9169a5fb4174f06490fab729e85MD52TEXT98357.pdf.txt98357.pdf.txtExtracted texttext/plain103821https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e2fc7a7-d61e-41e8-98b9-f96e351f0472/downloadc79c02d7624dbf3645d7aeed28e6be4dMD5710438/24492023-11-09 09:42:33.586open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2449https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T09:42:33Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001
title A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001
spellingShingle A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001
Thimoteo, Fatima Elisabete Pereira
Currículo
Edcação Básica
Autonomia
Avaliação
SAEB
Descentralização
Gestão
Administração pública
Educação - Brasil
Avaliação educacional - Brasil
title_short A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001
title_full A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001
title_fullStr A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001
title_full_unstemmed A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001
title_sort A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001
author Thimoteo, Fatima Elisabete Pereira
author_facet Thimoteo, Fatima Elisabete Pereira
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Thimoteo, Fatima Elisabete Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avelino Filho, George
contributor_str_mv Avelino Filho, George
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Edcação Básica
Autonomia
Avaliação
SAEB
Descentralização
Gestão
topic Currículo
Edcação Básica
Autonomia
Avaliação
SAEB
Descentralização
Gestão
Administração pública
Educação - Brasil
Avaliação educacional - Brasil
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Avaliação educacional - Brasil
description A dissertação trata da avaliação como um dos quatro pilares da educação nacional, conforme estabelece o arcabouço institucional legal brasileiro. Além de descrever os objetivos e instrumentos adotados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, SAEB, são analisados os instrumentos contextuais utilizados pelo sistema nos quatro ciclos realizados no período de 1995 a 2001. O objetivo principal é compreender como estes instrumentos consideram a matriz organizacional da escola, sistematizada a partir dos fatores internos às escolas, que são indicados na literatura como promotores da malhoria do desemepnho escolar dos alunos. Na conclusão são sugeridas adequações para o aperfeiçoamento dos instrumentos do sistema, ressaltando-se a importância da definição de papéis dos diversos tores para que o SAEB possa contribuir com a melhoria da qualidade da educação.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:53:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv THIMOTEO, Fatima Elisabete Pereira. A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2449
identifier_str_mv THIMOTEO, Fatima Elisabete Pereira. A avaliação da educação básica: uma análise qualitativa dos instrumentos contextuais do SAEB no período de 1995 a 2001. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003.
url http://hdl.handle.net/10438/2449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/fac008bb-fe15-4a54-88c3-cd6acf99fd88/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8eadecc6-843a-4903-87ca-0f5f0bdcbb11/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5e2fc7a7-d61e-41e8-98b9-f96e351f0472/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ddb3af42b0a71478236716aa197ef88
76b8c9169a5fb4174f06490fab729e85
c79c02d7624dbf3645d7aeed28e6be4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797655456776192