O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/5866 |
Resumo: | This paper deals with credit cards and consumer behavior. It is studied the relationship between the expected value and billed credit card invoice with the consumer's intention to continue using credit card in new purchases. To do so, a descriptive search was done using a structured questionnaire, with a sample of 267 respondents. Chi-square tests of independence suggest that the discrepancy between expected Invoice credit card and the real value submitted by the issuing bank does not influence the client's intention to continue using credit card. Moreover, the difference between observed and expected values of invoices card depends more on the habits and customs of use, than demographic characteristics (such as gender, age, income, marital status and education). This paper also covers suggestions mentioned by participants about new features that banks could use to help consumers to have a better control of their spending and the invoice value. |
id |
FGV_8603a6bdc274af6bc15788861d882345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/5866 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra SalgadoEscolas::EAESPUrdan, André Torres2010-04-20T20:20:54Z2010-04-20T20:20:54Z2008-03-25ROCHA, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado. O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.http://hdl.handle.net/10438/5866This paper deals with credit cards and consumer behavior. It is studied the relationship between the expected value and billed credit card invoice with the consumer's intention to continue using credit card in new purchases. To do so, a descriptive search was done using a structured questionnaire, with a sample of 267 respondents. Chi-square tests of independence suggest that the discrepancy between expected Invoice credit card and the real value submitted by the issuing bank does not influence the client's intention to continue using credit card. Moreover, the difference between observed and expected values of invoices card depends more on the habits and customs of use, than demographic characteristics (such as gender, age, income, marital status and education). This paper also covers suggestions mentioned by participants about new features that banks could use to help consumers to have a better control of their spending and the invoice value.Esta dissertação trata de cartão de crédito e comportamento do consumidor. Aborda-se a relação entre os valores esperado e cobrado da fatura do cartão de crédito e a intenção do consumidor em continuar utilizando o mesmo meio de pagamento em novas compras. Realizou-se uma pesquisa descritiva com dados coletados por meio de questionário estruturado, formando-se uma amostra de 267 respondentes. Testes qui-quadrado de independência sugerem que a discrepância entre o valor esperado da fatura do cartão de crédito e o valor real apresentado pelo banco emissor não influi na intenção do cliente em continuar utilizando o mesmo meio de pagamento. Ademais, a diferença entre valores observados e esperados das faturas de cartões depende mais dos hábitos e costumes de uso, do que de características demográficas (como sexo, idade, renda, estado civil e escolaridade). Também são abordadas sugestões dos entrevistados sobre novas ferramentas a serem criadas pelos bancos emissores para auxiliar os consumidores a controlar suas despesas e o valor da fatura.porMeio de pagamentoMarketingComportamento do consumidorAdministração de empresasCrédito direto ao consumidorCartões de créditoO consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL075050.pdfapplication/pdf385057https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a572a57c-5848-4f21-a339-29f761883018/download745bc9986b0ce66c67b3d05034156702MD51TEXT075050.pdf.txt075050.pdf.txtExtracted texttext/plain102935https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ceb8e291-6f0b-4c28-ab05-55c900fa1f53/download01f61f26f6a066fd04794c48cecdc17cMD56THUMBNAIL075050.pdf.jpg075050.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2347https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b9cfc21-ab43-4e16-9522-e3cd6dcacda3/download86935325d8b63192631f55bbf6416846MD5710438/58662023-11-09 16:34:05.978open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5866https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T16:34:05Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento |
title |
O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento |
spellingShingle |
O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado Meio de pagamento Marketing Comportamento do consumidor Administração de empresas Crédito direto ao consumidor Cartões de crédito |
title_short |
O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento |
title_full |
O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento |
title_fullStr |
O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento |
title_full_unstemmed |
O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento |
title_sort |
O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento |
author |
Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado |
author_facet |
Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Urdan, André Torres |
contributor_str_mv |
Urdan, André Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio de pagamento Marketing Comportamento do consumidor |
topic |
Meio de pagamento Marketing Comportamento do consumidor Administração de empresas Crédito direto ao consumidor Cartões de crédito |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Crédito direto ao consumidor Cartões de crédito |
description |
This paper deals with credit cards and consumer behavior. It is studied the relationship between the expected value and billed credit card invoice with the consumer's intention to continue using credit card in new purchases. To do so, a descriptive search was done using a structured questionnaire, with a sample of 267 respondents. Chi-square tests of independence suggest that the discrepancy between expected Invoice credit card and the real value submitted by the issuing bank does not influence the client's intention to continue using credit card. Moreover, the difference between observed and expected values of invoices card depends more on the habits and customs of use, than demographic characteristics (such as gender, age, income, marital status and education). This paper also covers suggestions mentioned by participants about new features that banks could use to help consumers to have a better control of their spending and the invoice value. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado. O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/5866 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado. O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/5866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a572a57c-5848-4f21-a339-29f761883018/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ceb8e291-6f0b-4c28-ab05-55c900fa1f53/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b9cfc21-ab43-4e16-9522-e3cd6dcacda3/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
745bc9986b0ce66c67b3d05034156702 01f61f26f6a066fd04794c48cecdc17c 86935325d8b63192631f55bbf6416846 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023796591034368 |