O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/5866
Resumo: This paper deals with credit cards and consumer behavior. It is studied the relationship between the expected value and billed credit card invoice with the consumer's intention to continue using credit card in new purchases. To do so, a descriptive search was done using a structured questionnaire, with a sample of 267 respondents. Chi-square tests of independence suggest that the discrepancy between expected Invoice credit card and the real value submitted by the issuing bank does not influence the client's intention to continue using credit card. Moreover, the difference between observed and expected values of invoices card depends more on the habits and customs of use, than demographic characteristics (such as gender, age, income, marital status and education). This paper also covers suggestions mentioned by participants about new features that banks could use to help consumers to have a better control of their spending and the invoice value.
id FGV_8603a6bdc274af6bc15788861d882345
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/5866
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra SalgadoEscolas::EAESPUrdan, André Torres2010-04-20T20:20:54Z2010-04-20T20:20:54Z2008-03-25ROCHA, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado. O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.http://hdl.handle.net/10438/5866This paper deals with credit cards and consumer behavior. It is studied the relationship between the expected value and billed credit card invoice with the consumer's intention to continue using credit card in new purchases. To do so, a descriptive search was done using a structured questionnaire, with a sample of 267 respondents. Chi-square tests of independence suggest that the discrepancy between expected Invoice credit card and the real value submitted by the issuing bank does not influence the client's intention to continue using credit card. Moreover, the difference between observed and expected values of invoices card depends more on the habits and customs of use, than demographic characteristics (such as gender, age, income, marital status and education). This paper also covers suggestions mentioned by participants about new features that banks could use to help consumers to have a better control of their spending and the invoice value.Esta dissertação trata de cartão de crédito e comportamento do consumidor. Aborda-se a relação entre os valores esperado e cobrado da fatura do cartão de crédito e a intenção do consumidor em continuar utilizando o mesmo meio de pagamento em novas compras. Realizou-se uma pesquisa descritiva com dados coletados por meio de questionário estruturado, formando-se uma amostra de 267 respondentes. Testes qui-quadrado de independência sugerem que a discrepância entre o valor esperado da fatura do cartão de crédito e o valor real apresentado pelo banco emissor não influi na intenção do cliente em continuar utilizando o mesmo meio de pagamento. Ademais, a diferença entre valores observados e esperados das faturas de cartões depende mais dos hábitos e costumes de uso, do que de características demográficas (como sexo, idade, renda, estado civil e escolaridade). Também são abordadas sugestões dos entrevistados sobre novas ferramentas a serem criadas pelos bancos emissores para auxiliar os consumidores a controlar suas despesas e o valor da fatura.porMeio de pagamentoMarketingComportamento do consumidorAdministração de empresasCrédito direto ao consumidorCartões de créditoO consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL075050.pdfapplication/pdf385057https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a572a57c-5848-4f21-a339-29f761883018/download745bc9986b0ce66c67b3d05034156702MD51TEXT075050.pdf.txt075050.pdf.txtExtracted texttext/plain102935https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ceb8e291-6f0b-4c28-ab05-55c900fa1f53/download01f61f26f6a066fd04794c48cecdc17cMD56THUMBNAIL075050.pdf.jpg075050.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2347https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b9cfc21-ab43-4e16-9522-e3cd6dcacda3/download86935325d8b63192631f55bbf6416846MD5710438/58662023-11-09 16:34:05.978open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5866https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T16:34:05Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento
title O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento
spellingShingle O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento
Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado
Meio de pagamento
Marketing
Comportamento do consumidor
Administração de empresas
Crédito direto ao consumidor
Cartões de crédito
title_short O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento
title_full O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento
title_fullStr O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento
title_full_unstemmed O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento
title_sort O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento
author Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado
author_facet Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Urdan, André Torres
contributor_str_mv Urdan, André Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Meio de pagamento
Marketing
Comportamento do consumidor
topic Meio de pagamento
Marketing
Comportamento do consumidor
Administração de empresas
Crédito direto ao consumidor
Cartões de crédito
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Crédito direto ao consumidor
Cartões de crédito
description This paper deals with credit cards and consumer behavior. It is studied the relationship between the expected value and billed credit card invoice with the consumer's intention to continue using credit card in new purchases. To do so, a descriptive search was done using a structured questionnaire, with a sample of 267 respondents. Chi-square tests of independence suggest that the discrepancy between expected Invoice credit card and the real value submitted by the issuing bank does not influence the client's intention to continue using credit card. Moreover, the difference between observed and expected values of invoices card depends more on the habits and customs of use, than demographic characteristics (such as gender, age, income, marital status and education). This paper also covers suggestions mentioned by participants about new features that banks could use to help consumers to have a better control of their spending and the invoice value.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:20:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado. O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/5866
identifier_str_mv ROCHA, Paulo Guilherme Abu Jamra Salgado. O consumidor e o cartão de crédito: valores esperado e real da fatura e intenção de reutilizar esse meio de pagamento. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
url http://hdl.handle.net/10438/5866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a572a57c-5848-4f21-a339-29f761883018/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ceb8e291-6f0b-4c28-ab05-55c900fa1f53/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3b9cfc21-ab43-4e16-9522-e3cd6dcacda3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 745bc9986b0ce66c67b3d05034156702
01f61f26f6a066fd04794c48cecdc17c
86935325d8b63192631f55bbf6416846
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023796591034368