Higher education in Brazil: evaluating the impact of recent policies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Otavio Canozzi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32186
Resumo: Esta tese é composta por dois ensaios sobre a educação superior no Brasil. O primeiro ensaio estuda os efeitos do programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) na trajetória de vida de seus exbeneficiários em resultados relacionados ao mercado de trabalho formal, empreendedorismo e pós-graduação no Brasil. O CSF foi um programa federal de larga escala que financiou bolsas de estudo para mais de 90 mil alunos de graduação das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) realizarem parte dos seus estudos no exterior e que foi previsto para durar quatro anos (2011-2014). Nossos resultados mostram que um dos objetivos centrais do programa, qual seja, promover o ingresso de jovens brasileiros na pós-graduação, não parece ter sido alcançado no curto prazo. Além disso, não encontramos evidências de que os ex-beneficiários tenham imediatemente se beneficiado de maior empregabilidade, salário e propensão ao empreendedorismo formais em decorrência da participação no programa. Os resultados sugerem ainda que os candidatos aprovados para o programa levaram mais tempo para se graduar do que os não aprovados, o que pode, em parte, explicar o resultado negativo com relação ao ingresso na pós-graduação. A fuga de cerébros (brain drain) também pode ser um mecanismo importante para explicar os resultados, mas não temos dados para testar essa hipótese. O segundo ensaio, por sua vez, estuda os efeitos da decisão de policy makers brasileiros de expandir a educação terciária através da construção de novos campi federais no país entre 2001 e 2019. Com isso, o número de microregiões com presença de campi federais passou de 25.9% em 2000 para 75.8% em 2019. Os resultados indicam que a chegada dos campi federais aumentou a taxa bruta de matrícula e graduação no ensino superior entre pessoas com idade entre 15 e 24 anos. Os achados mostram ainda que a instalação de campi federais oferecendo cursos superiores presenciais gratuitos não parece ter levado os residentes a aumentar o esforço para ingressar na universidade, considerando-se, entre outras variáveis, as notas médias do ENEM a nível das microregiões. Além disso, constatamos que a expansão federal pode ter reduzido matrículas em escolas estaduais no nível do ensino médio e em instituições privadas no nível de pós-graduação. Também aparentemente contribuiu para uma redução do número de beneficiários do PROUNI e do FIES nas microregiões que receberam os campi federais no período. Os resultados, por fim, também mostram que, caso existam, os impactos microregionais no mercado de trabalho formal, número de empresas formais abertas anualmente e depósitos de patentes podem levar mais de dez anos para se materializar.
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Nossos resultados mostram que um dos objetivos centrais do programa, qual seja, promover o ingresso de jovens brasileiros na pós-graduação, não parece ter sido alcançado no curto prazo. Além disso, não encontramos evidências de que os ex-beneficiários tenham imediatemente se beneficiado de maior empregabilidade, salário e propensão ao empreendedorismo formais em decorrência da participação no programa. Os resultados sugerem ainda que os candidatos aprovados para o programa levaram mais tempo para se graduar do que os não aprovados, o que pode, em parte, explicar o resultado negativo com relação ao ingresso na pós-graduação. A fuga de cerébros (brain drain) também pode ser um mecanismo importante para explicar os resultados, mas não temos dados para testar essa hipótese. O segundo ensaio, por sua vez, estuda os efeitos da decisão de policy makers brasileiros de expandir a educação terciária através da construção de novos campi federais no país entre 2001 e 2019. Com isso, o número de microregiões com presença de campi federais passou de 25.9% em 2000 para 75.8% em 2019. Os resultados indicam que a chegada dos campi federais aumentou a taxa bruta de matrícula e graduação no ensino superior entre pessoas com idade entre 15 e 24 anos. Os achados mostram ainda que a instalação de campi federais oferecendo cursos superiores presenciais gratuitos não parece ter levado os residentes a aumentar o esforço para ingressar na universidade, considerando-se, entre outras variáveis, as notas médias do ENEM a nível das microregiões. Além disso, constatamos que a expansão federal pode ter reduzido matrículas em escolas estaduais no nível do ensino médio e em instituições privadas no nível de pós-graduação. Também aparentemente contribuiu para uma redução do número de beneficiários do PROUNI e do FIES nas microregiões que receberam os campi federais no período. Os resultados, por fim, também mostram que, caso existam, os impactos microregionais no mercado de trabalho formal, número de empresas formais abertas anualmente e depósitos de patentes podem levar mais de dez anos para se materializar.This thesis is composed of two essays about higher education (HE) in Brazil. The first essay studies the effects of the Science Without Borders (SwB) program on the career decisions of its former beneficiaries in outcomes related to the formal labor market, entrepreneurship, and postgraduate education in Brazil. SwB was a large-scale federal program that funded scholarships for over 90 thousand undergraduate students in the Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) fields to carry out part of their studies abroad and which was intended to last four years (2011-2014). Our results show that one of the main program goals, namely to promote entrance in postgraduate programs in Brazil, does not seem to have been achieved in the short run. Moreover, we find no evidence that former beneficiaries have immediately benefited from increased formal employability, wages, and entrepreneurship as a result of the program participation. The results also suggest that approved candidates took longer to graduate than their not approved counterparts, what may, in part, explain the negative effect on postgraduate education entrance. Brain drain may also be an important mechanism to explain the findings, but we have no data to test this hypothesis. The second essay, in turn, studies the effects of Brazilian policy makers’ decision to expand tertiary education by building new federal campuses between 2001 and 2019. As a consequence, the number of microregions with federal campuses increased from 25.9% in 2000 to 75.8% in 2019. Our results indicate that the arrival of federal campuses increased the HE gross enrollment (GER) and graduation rates (GGR) among people aged 15-24. The findings also show that the installation of federal campuses offering tuition-free, on-site undergraduate programs does not seem to have led residents to increase effort to enter university as measured, among other variables, by the microregion-level ENEM average scores. In addition, we find that the federal expansion appears to have crowded out state schools at the secondary level and private institutions at the postgraduate level. It also seemingly contributed to a reduction in the number of both PROUNI and FIES beneficiaries in hosting microregions. Finally, the results indicate that, if any, the microregion-level effects on the formal labor market, number of formal firms created yearly and patent deposits may take more than ten years to materialize.engHigher educationScience Without BordersFederal universitiesFederal institutesImpact evaluationBrazilEducação superiorCiência Sem FronteirasUniversidades federaisInstitutos federaisAvaliação de impactoBrasilEconomiaEnsino superior - BrasilPrograma Ciência Sem Fronteiras - AvaliaçãoProgramas de intercâmbio de estudantes - Política governamental - BrasilEducação e EstadoHigher education in Brazil: evaluating the impact of recent policiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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