Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha Júnior, Gilberto Gomes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/25812
Resumo: A cabotagem vem apresentando um crescimento constante em movimentação de contêineres nestes últimos anos, deixando de ser coadjuvante no setor de transporte nacional para ocupar uma posição cada vez mais fortalecida, apesar de pouco divulgada e explorada. Grandes corporações já a utilizam como o principal meio de transporte, gerando novas exigências para os atuais operadores, que têm agregado serviços adicionais e navios mais modernos. O presente trabalho buscou identificar as vantagens, além da redução de custo de frete, que este modal proporciona aos seus usuários. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com 21 usuários e não usuários visando avaliar que outros argumentos podem ser usados na oferta do serviço. As principais vantagens identificadas na pesquisa foram: a capacidade de transportar grandes volumes; estoque em trânsito; giro de frota dos caminhões próprios ou parceiros; capacidade de escoamento em regiões de difícil acesso via rodovia; pontualidade das entregas, possibilitando o uso do modal para realizar a entrega final com melhor assertividade e maior previsibilidade; lead time competitivo para cargas de grandes dimensões; utilização de contêineres para armazenagem ou antecipação de vendas a fim de otimizar seus espaços; possibilidade de revender o frete por um valor mais alto, sendo o frete considerado como receita, e não apenas custo. Por fim, sugere-se que os provedores de cabotagem abordem de forma mais profunda as demais vantagens deste modal além do custo, criando mais valor e direcionando campanhas para sua promoção, como também que eles possam tornar seus serviços mais flexíveis e personalizados, a fim de viabilizar um crescimento ainda mais consistente da cabotagem.
id FGV_893b39bd597cef5fae5575b1e99081f8
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/25812
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Cunha Júnior, Gilberto Gomes daEscolas::EAESPPrimo, Marcos Andre MendesReis, Manoel de Andrade e SilvaMiguel, Priscila Laczynski de Souza2018-12-18T19:40:54Z2018-12-18T19:40:54Z2018-12-21https://hdl.handle.net/10438/25812A cabotagem vem apresentando um crescimento constante em movimentação de contêineres nestes últimos anos, deixando de ser coadjuvante no setor de transporte nacional para ocupar uma posição cada vez mais fortalecida, apesar de pouco divulgada e explorada. Grandes corporações já a utilizam como o principal meio de transporte, gerando novas exigências para os atuais operadores, que têm agregado serviços adicionais e navios mais modernos. O presente trabalho buscou identificar as vantagens, além da redução de custo de frete, que este modal proporciona aos seus usuários. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com 21 usuários e não usuários visando avaliar que outros argumentos podem ser usados na oferta do serviço. As principais vantagens identificadas na pesquisa foram: a capacidade de transportar grandes volumes; estoque em trânsito; giro de frota dos caminhões próprios ou parceiros; capacidade de escoamento em regiões de difícil acesso via rodovia; pontualidade das entregas, possibilitando o uso do modal para realizar a entrega final com melhor assertividade e maior previsibilidade; lead time competitivo para cargas de grandes dimensões; utilização de contêineres para armazenagem ou antecipação de vendas a fim de otimizar seus espaços; possibilidade de revender o frete por um valor mais alto, sendo o frete considerado como receita, e não apenas custo. Por fim, sugere-se que os provedores de cabotagem abordem de forma mais profunda as demais vantagens deste modal além do custo, criando mais valor e direcionando campanhas para sua promoção, como também que eles possam tornar seus serviços mais flexíveis e personalizados, a fim de viabilizar um crescimento ainda mais consistente da cabotagem.The cabotage industry in Brazil is not very well publicised and exploited. However, over the past few years, it has shown a steady increase in container movements, thus leaving a traditionally secondary role to occupy a strengthened market position. A number of larger corporations already use cabotage as their primary means of transportation. This has not only generated new requirements for current operators, but also resulted in additional services and investment in modern ships. This study seeks to identify the advantages, besides just reduction of freight cost, that cabotage offers to its users. To this end, a qualitative research was carried out; 21 entities were selected, some of whom already use cabotage, to evaluate what arguments can be used in the service offer. The main benefits pointed out were: capacity to transport large volumes; having stock in transit; use of containers for storage or anticipation of sales in order to optimize their own or rented spaces; improved turn times for fleet, whether owned or partner trucks; load-flow capacity in regions with difficult access; punctuality of deliveries; competitive lead time for cargo with irregular/out-of-gauge dimensions; ability to perform last mile delivery with improved predictability; customer possibility of buying a rate and offering to his customer at higher price. Finally, based on the results, we suggest that cabotage providers address, in detail, the unspoken rewards of this type of transportation and eventually create robust value propositions when designing their sales campaigns, as well as they should make their services more flexible and personalized, enabling more consistent growth of the modal.porCabotageAdvantagesValue creationCabotagemVantagensCriação de valorAdministração de empresasNavegação de cabotagemTransporte marítimo - BrasilVantagem comparativa (Comércio)Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTA - Gilberto Cunha (Oficial).pdf.txtTA - Gilberto Cunha (Oficial).pdf.txtExtracted texttext/plain102663https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0bdd6561-78ef-4e81-902f-87f33ae6c2dc/download8d4a4959d6ad166303d9cafb3ac4be33MD55ORIGINALTA - Gilberto Cunha (Oficial).pdfTA - Gilberto Cunha (Oficial).pdfPDFapplication/pdf1254014https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4ac40b40-9e64-4872-8f10-466dbf732a32/downloadac99ec26df2a87ee73dd5c8f7009275fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/67dd7022-0844-4e67-bac7-6cf249cccd27/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILTA - Gilberto Cunha (Oficial).pdf.jpgTA - Gilberto Cunha (Oficial).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2491https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2c10db25-16bf-47aa-8f22-036d94893792/download66a701067d7a908c6005bdcd25e166e5MD5610438/258122023-11-26 19:30:05.742open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/25812https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T19:30:05Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil
title Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil
spellingShingle Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil
Cunha Júnior, Gilberto Gomes da
Cabotage
Advantages
Value creation
Cabotagem
Vantagens
Criação de valor
Administração de empresas
Navegação de cabotagem
Transporte marítimo - Brasil
Vantagem comparativa (Comércio)
title_short Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil
title_full Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil
title_fullStr Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil
title_full_unstemmed Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil
title_sort Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil
author Cunha Júnior, Gilberto Gomes da
author_facet Cunha Júnior, Gilberto Gomes da
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Primo, Marcos Andre Mendes
Reis, Manoel de Andrade e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha Júnior, Gilberto Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguel, Priscila Laczynski de Souza
contributor_str_mv Miguel, Priscila Laczynski de Souza
dc.subject.eng.fl_str_mv Cabotage
Advantages
Value creation
topic Cabotage
Advantages
Value creation
Cabotagem
Vantagens
Criação de valor
Administração de empresas
Navegação de cabotagem
Transporte marítimo - Brasil
Vantagem comparativa (Comércio)
dc.subject.por.fl_str_mv Cabotagem
Vantagens
Criação de valor
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Navegação de cabotagem
Transporte marítimo - Brasil
Vantagem comparativa (Comércio)
description A cabotagem vem apresentando um crescimento constante em movimentação de contêineres nestes últimos anos, deixando de ser coadjuvante no setor de transporte nacional para ocupar uma posição cada vez mais fortalecida, apesar de pouco divulgada e explorada. Grandes corporações já a utilizam como o principal meio de transporte, gerando novas exigências para os atuais operadores, que têm agregado serviços adicionais e navios mais modernos. O presente trabalho buscou identificar as vantagens, além da redução de custo de frete, que este modal proporciona aos seus usuários. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com 21 usuários e não usuários visando avaliar que outros argumentos podem ser usados na oferta do serviço. As principais vantagens identificadas na pesquisa foram: a capacidade de transportar grandes volumes; estoque em trânsito; giro de frota dos caminhões próprios ou parceiros; capacidade de escoamento em regiões de difícil acesso via rodovia; pontualidade das entregas, possibilitando o uso do modal para realizar a entrega final com melhor assertividade e maior previsibilidade; lead time competitivo para cargas de grandes dimensões; utilização de contêineres para armazenagem ou antecipação de vendas a fim de otimizar seus espaços; possibilidade de revender o frete por um valor mais alto, sendo o frete considerado como receita, e não apenas custo. Por fim, sugere-se que os provedores de cabotagem abordem de forma mais profunda as demais vantagens deste modal além do custo, criando mais valor e direcionando campanhas para sua promoção, como também que eles possam tornar seus serviços mais flexíveis e personalizados, a fim de viabilizar um crescimento ainda mais consistente da cabotagem.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-18T19:40:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-18T19:40:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/25812
url https://hdl.handle.net/10438/25812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0bdd6561-78ef-4e81-902f-87f33ae6c2dc/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4ac40b40-9e64-4872-8f10-466dbf732a32/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/67dd7022-0844-4e67-bac7-6cf249cccd27/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2c10db25-16bf-47aa-8f22-036d94893792/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d4a4959d6ad166303d9cafb3ac4be33
ac99ec26df2a87ee73dd5c8f7009275f
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
66a701067d7a908c6005bdcd25e166e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749814647029760