O paradoxo estratégico-gerencial do nosso tempo: a centralização de poder e a busca pela humanização das empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3891 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva transmitir subsídios não somente para um repensar estratégico bem como e, principalmente, para uma ampla visão da eterna dicotomia quanto a determinação de centralizar ou descentralizar o processo decisório e as atividades nas empresas. Considerando-se, o acirramento crescente da concorrência e a pressão econômica capitaneada pela mundialização dos produtos e serviços, como sendo os principais influenciadores desta inquietação. Será analisado o setor de comércio varejista, mais especificamente supermercados e hipermercados e, as razões e motivos pelos quais os seus executivos podem ter optado por conduzir suas organizações para um determinado posicionamento estratégico-gerencial bem como, às conseqüentes vantagens e desvantagens destas escolhas. As conclusões a serem obtidas com esta dissertação objetivam estimular a reflexão das organizações, profissionais e estudiosos acerca dos impactos tangíveis e intangíveis quando estiverem definindo ou reconsiderando o seu posicionamento estratégico-gerencial, e, ainda, levaram a macro-conclusão de que não existe um único modelo aplicável para todas as situações e que, infinitas configurações e aplicações podem ser consideradas. Palavras ¿ chaves: estratégia, centralização de poder, administração de aspectos conflitantes, fatores motivacionais e psicológicos, mudanças,transformações organizacionais e humanização das empresas. |
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Almeida Junior, Antônio Luiz Mendes deEscolas::EBAPEMotta, Paulo RobertoMichel, RenautTenório, Fernando Guilherme2009-11-18T19:01:14Z2009-11-18T19:01:14Z2002ALMEIDA JUNIOR, Antônio Luiz M.V. Mendes de. O paradoxo estratégico-gerencial do nosso tempo: a centralização de poder e a busca pela humanização das empresas. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2002.http://hdl.handle.net/10438/3891Esta dissertação objetiva transmitir subsídios não somente para um repensar estratégico bem como e, principalmente, para uma ampla visão da eterna dicotomia quanto a determinação de centralizar ou descentralizar o processo decisório e as atividades nas empresas. Considerando-se, o acirramento crescente da concorrência e a pressão econômica capitaneada pela mundialização dos produtos e serviços, como sendo os principais influenciadores desta inquietação. Será analisado o setor de comércio varejista, mais especificamente supermercados e hipermercados e, as razões e motivos pelos quais os seus executivos podem ter optado por conduzir suas organizações para um determinado posicionamento estratégico-gerencial bem como, às conseqüentes vantagens e desvantagens destas escolhas. As conclusões a serem obtidas com esta dissertação objetivam estimular a reflexão das organizações, profissionais e estudiosos acerca dos impactos tangíveis e intangíveis quando estiverem definindo ou reconsiderando o seu posicionamento estratégico-gerencial, e, ainda, levaram a macro-conclusão de que não existe um único modelo aplicável para todas as situações e que, infinitas configurações e aplicações podem ser consideradas. Palavras ¿ chaves: estratégia, centralização de poder, administração de aspectos conflitantes, fatores motivacionais e psicológicos, mudanças,transformações organizacionais e humanização das empresas.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessOrganização e gerênciaAdministração de empresasPlanejamento estratégicoRelações humanasDescentralização na administraçãoO paradoxo estratégico-gerencial do nosso tempo: a centralização de poder e a busca pela humanização das empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALANTONIO-LUIZ-M.V.M.pdfapplication/pdf318626https://repositorio.fgv.br/bitstreams/aa747785-789d-40b5-a43b-b303a12e7afd/downloadc82d17d438d8ac0419156ed4919ad685MD51TEXTANTONIO-LUIZ-M.V.M.pdf.txtANTONIO-LUIZ-M.V.M.pdf.txtExtracted texttext/plain103318https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2c06bfcd-96a3-4800-9bd4-013218429837/downloada792e6cb1d3cf08c21926eae9edbc71dMD56THUMBNAILANTONIO-LUIZ-M.V.M.pdf.jpgANTONIO-LUIZ-M.V.M.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3062https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a1d483b6-79a8-4044-a1f3-c38073f65b95/downloadad04ec65e0d97cd6010a17e8b4fe12acMD5710438/38912023-11-08 21:15:25.451open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3891https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T21:15:25Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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