Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35585 |
Resumo: | Objetivo – A cultura e os valores organizacionais são importantes para estruturar uma identidade institucional que compartilhe padrões essenciais para o seu funcionamento. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal verificar se os servidores que executam suas tarefas em diferentes formatos de trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social possuem percepções diferentes sobre estes importantes atributos. Metodologia – A amostra constituiu-se de 624 servidores lotados em cinco centrais de atuação compostas dos três formatos de trabalho da organização: remoto integral, híbrido e presencial. Após aprovação do Comitê de ética realizou-se a coleta de dados com instrumentos, fidedignos e válidos, que foram avaliados por meio de estatística descritiva dos dados utilizando o programa R v.4.3.3. A matriz de correlação confeccionada utilizou os testes de Shapiro-Wilk, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para mensurar a normalidade ou não dos dados das variáveis quantitativas, bem como o teste de Dunn para realizar comparações múltiplas entre elas, com o intuito de apurar se a percepção seria homogênea ou apresentaria variações entre os diferentes grupos existentes na instituição. Resultados – Os resultados sugerem que os diferentes modelos de trabalho adotados em uma organização podem influenciar a percepção dos valores e cultura organizacionais, favorecendo o surgimento de subculturas no seu interior. Limitações – Os resultados obtidos derivam de uma instituição pública cujas características os tornam limitados para representar a diversidade de contextos e situações encontradas em outras organizações de cunho público ou privado. Aplicabilidade do trabalho – O estudo é valido para sinalizar a importância de haver futuras investigações relacionadas aos diversos aspectos que podem influenciar a cultura de uma organização. Contribuições para a sociedade – A melhoria da cultura e valores organizacionais influencia a motivação dos servidores, a satisfação dos cidadãos e a eficiência da instituição no cumprimento de seus deveres constitucionais. Originalidade – A realização do estudo no Instituto Nacional do Seguro Social permite apresentar resultados peculiares a esta instituição, fornecendo subsídios que favorecem a melhoria da cultura interna organizacional. |
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Rocha, Alexandre PaivaEscolas::EBAPEDomingues, Carlos RobertoMigueles, Carmen PiresCoelho, Paulo Sérgio de Souza2024-07-18T12:26:06Z2024-07-18T12:26:06Z2024-06-18https://hdl.handle.net/10438/35585Objetivo – A cultura e os valores organizacionais são importantes para estruturar uma identidade institucional que compartilhe padrões essenciais para o seu funcionamento. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal verificar se os servidores que executam suas tarefas em diferentes formatos de trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social possuem percepções diferentes sobre estes importantes atributos. Metodologia – A amostra constituiu-se de 624 servidores lotados em cinco centrais de atuação compostas dos três formatos de trabalho da organização: remoto integral, híbrido e presencial. Após aprovação do Comitê de ética realizou-se a coleta de dados com instrumentos, fidedignos e válidos, que foram avaliados por meio de estatística descritiva dos dados utilizando o programa R v.4.3.3. A matriz de correlação confeccionada utilizou os testes de Shapiro-Wilk, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para mensurar a normalidade ou não dos dados das variáveis quantitativas, bem como o teste de Dunn para realizar comparações múltiplas entre elas, com o intuito de apurar se a percepção seria homogênea ou apresentaria variações entre os diferentes grupos existentes na instituição. Resultados – Os resultados sugerem que os diferentes modelos de trabalho adotados em uma organização podem influenciar a percepção dos valores e cultura organizacionais, favorecendo o surgimento de subculturas no seu interior. Limitações – Os resultados obtidos derivam de uma instituição pública cujas características os tornam limitados para representar a diversidade de contextos e situações encontradas em outras organizações de cunho público ou privado. Aplicabilidade do trabalho – O estudo é valido para sinalizar a importância de haver futuras investigações relacionadas aos diversos aspectos que podem influenciar a cultura de uma organização. Contribuições para a sociedade – A melhoria da cultura e valores organizacionais influencia a motivação dos servidores, a satisfação dos cidadãos e a eficiência da instituição no cumprimento de seus deveres constitucionais. Originalidade – A realização do estudo no Instituto Nacional do Seguro Social permite apresentar resultados peculiares a esta instituição, fornecendo subsídios que favorecem a melhoria da cultura interna organizacional.Purpose – The culture and organizational values are important for structuring an institutional identity that shares essential standards for its operation. In this sense, the main objective of the present study was to verify whether the employees who perform their tasks in different work formats at the National Institute of Social Security have different perceptions of these important attributes. Methodology – The sample consisted of 624 employees assigned to five operational centers composed of the organization's three work formats: fully remote, hybrid, and in-person. After approval by the Ethics Committee, data collection was carried out using reliable and valid instruments, which were evaluated through descriptive statistics using R program v.4.3.3. The correlation matrix was constructed using Shapiro-Wilk, Mann-Whitney, and Kruskal-Wallis tests to measure the normality or non-normality of the data of quantitative variables, as well as the Dunn test to make multiple comparisons between them, aiming to determine whether perception would be homogeneous or would vary among the different groups existing in the institution. Findings – The results suggest that the different work models adopted in an organization can influence the perception of organizational values and culture, favoring the emergence of subcultures within it. Research limitations – The results obtained stem from a public institution whose characteristics limit their representation of the diversity of contexts and situations found in other public or private organizations. Practical implications – The study is valid in signaling the importance of future investigations related to the various aspects that can influence an organization's culture. Social implications – Improving organizational culture and values influences employee motivation, citizen satisfaction, and the institution's efficiency in fulfilling its constitutional duties. Originality – Conducting the study at the National Social Security Institute allows for presenting results specific to this institution, providing insights that favor the improvement of internal organizational culture.porTeletrabalhoCulturaValores organizacionaisTelecommutingCultureOrganizational valuesAdministração públicaTeletrabalhoCultura organizacionalServiço públicoInstituto Nacional do Seguro Social (Brasil)Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a2040fb5-1530-4b01-bf4d-bd439cbd137b/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALDissertação_Versão final.pdfDissertação_Versão 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Objetivo – A cultura e os valores organizacionais são importantes para estruturar uma identidade institucional que compartilhe padrões essenciais para o seu funcionamento. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal verificar se os servidores que executam suas tarefas em diferentes formatos de trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social possuem percepções diferentes sobre estes importantes atributos. Metodologia – A amostra constituiu-se de 624 servidores lotados em cinco centrais de atuação compostas dos três formatos de trabalho da organização: remoto integral, híbrido e presencial. Após aprovação do Comitê de ética realizou-se a coleta de dados com instrumentos, fidedignos e válidos, que foram avaliados por meio de estatística descritiva dos dados utilizando o programa R v.4.3.3. A matriz de correlação confeccionada utilizou os testes de Shapiro-Wilk, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para mensurar a normalidade ou não dos dados das variáveis quantitativas, bem como o teste de Dunn para realizar comparações múltiplas entre elas, com o intuito de apurar se a percepção seria homogênea ou apresentaria variações entre os diferentes grupos existentes na instituição. Resultados – Os resultados sugerem que os diferentes modelos de trabalho adotados em uma organização podem influenciar a percepção dos valores e cultura organizacionais, favorecendo o surgimento de subculturas no seu interior. Limitações – Os resultados obtidos derivam de uma instituição pública cujas características os tornam limitados para representar a diversidade de contextos e situações encontradas em outras organizações de cunho público ou privado. Aplicabilidade do trabalho – O estudo é valido para sinalizar a importância de haver futuras investigações relacionadas aos diversos aspectos que podem influenciar a cultura de uma organização. Contribuições para a sociedade – A melhoria da cultura e valores organizacionais influencia a motivação dos servidores, a satisfação dos cidadãos e a eficiência da instituição no cumprimento de seus deveres constitucionais. Originalidade – A realização do estudo no Instituto Nacional do Seguro Social permite apresentar resultados peculiares a esta instituição, fornecendo subsídios que favorecem a melhoria da cultura interna organizacional. |
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Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
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