Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Alexandre Paiva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35585
Resumo: Objetivo – A cultura e os valores organizacionais são importantes para estruturar uma identidade institucional que compartilhe padrões essenciais para o seu funcionamento. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal verificar se os servidores que executam suas tarefas em diferentes formatos de trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social possuem percepções diferentes sobre estes importantes atributos. Metodologia – A amostra constituiu-se de 624 servidores lotados em cinco centrais de atuação compostas dos três formatos de trabalho da organização: remoto integral, híbrido e presencial. Após aprovação do Comitê de ética realizou-se a coleta de dados com instrumentos, fidedignos e válidos, que foram avaliados por meio de estatística descritiva dos dados utilizando o programa R v.4.3.3. A matriz de correlação confeccionada utilizou os testes de Shapiro-Wilk, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para mensurar a normalidade ou não dos dados das variáveis quantitativas, bem como o teste de Dunn para realizar comparações múltiplas entre elas, com o intuito de apurar se a percepção seria homogênea ou apresentaria variações entre os diferentes grupos existentes na instituição. Resultados – Os resultados sugerem que os diferentes modelos de trabalho adotados em uma organização podem influenciar a percepção dos valores e cultura organizacionais, favorecendo o surgimento de subculturas no seu interior. Limitações – Os resultados obtidos derivam de uma instituição pública cujas características os tornam limitados para representar a diversidade de contextos e situações encontradas em outras organizações de cunho público ou privado. Aplicabilidade do trabalho – O estudo é valido para sinalizar a importância de haver futuras investigações relacionadas aos diversos aspectos que podem influenciar a cultura de uma organização. Contribuições para a sociedade – A melhoria da cultura e valores organizacionais influencia a motivação dos servidores, a satisfação dos cidadãos e a eficiência da instituição no cumprimento de seus deveres constitucionais. Originalidade – A realização do estudo no Instituto Nacional do Seguro Social permite apresentar resultados peculiares a esta instituição, fornecendo subsídios que favorecem a melhoria da cultura interna organizacional.
id FGV_92b2a727da30ba3a592045bf5588be18
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/35585
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Rocha, Alexandre PaivaEscolas::EBAPEDomingues, Carlos RobertoMigueles, Carmen PiresCoelho, Paulo Sérgio de Souza2024-07-18T12:26:06Z2024-07-18T12:26:06Z2024-06-18https://hdl.handle.net/10438/35585Objetivo – A cultura e os valores organizacionais são importantes para estruturar uma identidade institucional que compartilhe padrões essenciais para o seu funcionamento. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal verificar se os servidores que executam suas tarefas em diferentes formatos de trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social possuem percepções diferentes sobre estes importantes atributos. Metodologia – A amostra constituiu-se de 624 servidores lotados em cinco centrais de atuação compostas dos três formatos de trabalho da organização: remoto integral, híbrido e presencial. Após aprovação do Comitê de ética realizou-se a coleta de dados com instrumentos, fidedignos e válidos, que foram avaliados por meio de estatística descritiva dos dados utilizando o programa R v.4.3.3. A matriz de correlação confeccionada utilizou os testes de Shapiro-Wilk, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para mensurar a normalidade ou não dos dados das variáveis quantitativas, bem como o teste de Dunn para realizar comparações múltiplas entre elas, com o intuito de apurar se a percepção seria homogênea ou apresentaria variações entre os diferentes grupos existentes na instituição. Resultados – Os resultados sugerem que os diferentes modelos de trabalho adotados em uma organização podem influenciar a percepção dos valores e cultura organizacionais, favorecendo o surgimento de subculturas no seu interior. Limitações – Os resultados obtidos derivam de uma instituição pública cujas características os tornam limitados para representar a diversidade de contextos e situações encontradas em outras organizações de cunho público ou privado. Aplicabilidade do trabalho – O estudo é valido para sinalizar a importância de haver futuras investigações relacionadas aos diversos aspectos que podem influenciar a cultura de uma organização. Contribuições para a sociedade – A melhoria da cultura e valores organizacionais influencia a motivação dos servidores, a satisfação dos cidadãos e a eficiência da instituição no cumprimento de seus deveres constitucionais. Originalidade – A realização do estudo no Instituto Nacional do Seguro Social permite apresentar resultados peculiares a esta instituição, fornecendo subsídios que favorecem a melhoria da cultura interna organizacional.Purpose – The culture and organizational values are important for structuring an institutional identity that shares essential standards for its operation. In this sense, the main objective of the present study was to verify whether the employees who perform their tasks in different work formats at the National Institute of Social Security have different perceptions of these important attributes. Methodology – The sample consisted of 624 employees assigned to five operational centers composed of the organization's three work formats: fully remote, hybrid, and in-person. After approval by the Ethics Committee, data collection was carried out using reliable and valid instruments, which were evaluated through descriptive statistics using R program v.4.3.3. The correlation matrix was constructed using Shapiro-Wilk, Mann-Whitney, and Kruskal-Wallis tests to measure the normality or non-normality of the data of quantitative variables, as well as the Dunn test to make multiple comparisons between them, aiming to determine whether perception would be homogeneous or would vary among the different groups existing in the institution. Findings – The results suggest that the different work models adopted in an organization can influence the perception of organizational values and culture, favoring the emergence of subcultures within it. Research limitations – The results obtained stem from a public institution whose characteristics limit their representation of the diversity of contexts and situations found in other public or private organizations. Practical implications – The study is valid in signaling the importance of future investigations related to the various aspects that can influence an organization's culture. Social implications – Improving organizational culture and values ​​influences employee motivation, citizen satisfaction, and the institution's efficiency in fulfilling its constitutional duties. Originality – Conducting the study at the National Social Security Institute allows for presenting results specific to this institution, providing insights that favor the improvement of internal organizational culture.porTeletrabalhoCulturaValores organizacionaisTelecommutingCultureOrganizational valuesAdministração públicaTeletrabalhoCultura organizacionalServiço públicoInstituto Nacional do Seguro Social (Brasil)Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a2040fb5-1530-4b01-bf4d-bd439cbd137b/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALDissertação_Versão final.pdfDissertação_Versão final.pdfPDFapplication/pdf5169077https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2ea4ea7f-18fa-404e-864a-f0056e2cfd07/download57905677e00e98ac2d919c29dc5bcbceMD52TEXTDissertação_Versão final.pdf.txtDissertação_Versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain102177https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f4be9ed0-41f9-4b5b-8d1d-fb62ed0c1739/download5a91e6f6052c71cfe1c3a86539d45687MD53THUMBNAILDissertação_Versão final.pdf.jpgDissertação_Versão final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3151https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a59695b8-ed20-4d1a-94fe-cc64c1abe46a/download6db98a48494d890fd95bb02769b37705MD5410438/355852024-07-18 14:20:15.504open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35585https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-07-18T14:20:15Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho
title Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho
spellingShingle Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho
Rocha, Alexandre Paiva
Teletrabalho
Cultura
Valores organizacionais
Telecommuting
Culture
Organizational values
Administração pública
Teletrabalho
Cultura organizacional
Serviço público
Instituto Nacional do Seguro Social (Brasil)
title_short Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho
title_full Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho
title_fullStr Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho
title_full_unstemmed Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho
title_sort Uma avaliação dos valores e da cultura organizacionais sob a ótica do teletrabalho
author Rocha, Alexandre Paiva
author_facet Rocha, Alexandre Paiva
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Domingues, Carlos Roberto
Migueles, Carmen Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Alexandre Paiva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coelho, Paulo Sérgio de Souza
contributor_str_mv Coelho, Paulo Sérgio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Teletrabalho
Cultura
Valores organizacionais
topic Teletrabalho
Cultura
Valores organizacionais
Telecommuting
Culture
Organizational values
Administração pública
Teletrabalho
Cultura organizacional
Serviço público
Instituto Nacional do Seguro Social (Brasil)
dc.subject.eng.fl_str_mv Telecommuting
Culture
Organizational values
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Teletrabalho
Cultura organizacional
Serviço público
Instituto Nacional do Seguro Social (Brasil)
description Objetivo – A cultura e os valores organizacionais são importantes para estruturar uma identidade institucional que compartilhe padrões essenciais para o seu funcionamento. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal verificar se os servidores que executam suas tarefas em diferentes formatos de trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social possuem percepções diferentes sobre estes importantes atributos. Metodologia – A amostra constituiu-se de 624 servidores lotados em cinco centrais de atuação compostas dos três formatos de trabalho da organização: remoto integral, híbrido e presencial. Após aprovação do Comitê de ética realizou-se a coleta de dados com instrumentos, fidedignos e válidos, que foram avaliados por meio de estatística descritiva dos dados utilizando o programa R v.4.3.3. A matriz de correlação confeccionada utilizou os testes de Shapiro-Wilk, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para mensurar a normalidade ou não dos dados das variáveis quantitativas, bem como o teste de Dunn para realizar comparações múltiplas entre elas, com o intuito de apurar se a percepção seria homogênea ou apresentaria variações entre os diferentes grupos existentes na instituição. Resultados – Os resultados sugerem que os diferentes modelos de trabalho adotados em uma organização podem influenciar a percepção dos valores e cultura organizacionais, favorecendo o surgimento de subculturas no seu interior. Limitações – Os resultados obtidos derivam de uma instituição pública cujas características os tornam limitados para representar a diversidade de contextos e situações encontradas em outras organizações de cunho público ou privado. Aplicabilidade do trabalho – O estudo é valido para sinalizar a importância de haver futuras investigações relacionadas aos diversos aspectos que podem influenciar a cultura de uma organização. Contribuições para a sociedade – A melhoria da cultura e valores organizacionais influencia a motivação dos servidores, a satisfação dos cidadãos e a eficiência da instituição no cumprimento de seus deveres constitucionais. Originalidade – A realização do estudo no Instituto Nacional do Seguro Social permite apresentar resultados peculiares a esta instituição, fornecendo subsídios que favorecem a melhoria da cultura interna organizacional.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-18T12:26:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-18T12:26:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/35585
url https://hdl.handle.net/10438/35585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a2040fb5-1530-4b01-bf4d-bd439cbd137b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2ea4ea7f-18fa-404e-864a-f0056e2cfd07/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f4be9ed0-41f9-4b5b-8d1d-fb62ed0c1739/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a59695b8-ed20-4d1a-94fe-cc64c1abe46a/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a4b67231f701c416a809246e7a10077
57905677e00e98ac2d919c29dc5bcbce
5a91e6f6052c71cfe1c3a86539d45687
6db98a48494d890fd95bb02769b37705
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023633350819840