Projeto piloto de empreendedorismo feminino e geração de renda “Mulheres solidárias”: uma análise dos resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Daniel Palácio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31723
Resumo: O presente estudo propõe avaliar os resultados do projeto-piloto “Mulheres Solidárias”, realizado no período de março a julho de 2021, em um cenário de pandemia de covid-19, de forma híbrida, com capacitações presenciais e on-line, para 303 mulheres do município de São Paulo, com foco em oportunidades de aumento de renda e estímulo ao empreendedorismo feminino. O objetivo geral consiste em avaliar os resultados desse projeto sob a ótica das participantes, analisando os seguintes aspectos: a) aumento dos comportamentos empreendedores; b) ampliação do conhecimento nas áreas de gestão, principalmente em marketing, finanças e planejamento; c) estímulo à formalização de novos negócios; d) aumento no faturamento dos negócios geridos pelas participantes, sejam negócios formais ou informais; e) redução de custos percebida com a capacitação; e f) realização de parcerias e ampliação de portfólio de produtos ou serviços. A população é composta de 303 mulheres participantes do projeto, que têm negócios formais ou informais no município de São Paulo, e a amostra é constituída de 148 questionários válidos, representando 49% da população. No estudo, caracterizado como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário único, composto de seis partes: dados sociodemográficos, informações do negócio, conceitos de marketing, conceitos de finanças e planejamento, comportamento empreendedor e resultados percebidos. Enquanto a primeira parte visa identificar a constituição demográfica da população amostral, a segunda investiga os empreendimentos das participantes. Já a terceira e a quarta parte são voltadas aos conceitos de gestão empresarial adquiridos durante a capacitação. A quinta parte, por sua vez, aborda os comportamentos empreendedores vivenciados durante o curso. E a sexta e última parte averigua os resultados alcançados pelas participantes do projeto. Os achados do estudo indicam que os resultados obtidos com o projeto, sob a ótica das participantes, foram satisfatórios, principalmente no que diz respeito aos comportamentos empreendedores adquiridos na capacitação e ao aumento do conhecimento em gestão. Além disso, a grande maioria afirmou que conseguiu agregar novos produtos ou serviços ao seu portfólio por meio do projeto. Com relação às parcerias, uma parcela menor afirmou que conseguiu realizar parcerias após o curso. Verificou-se, ainda, que 53% das participantes confirmaram a redução de custos, mesmo em um cenário econômico incerto, que 29% dos negócios informais foram formalizados e que outros 53% deverão ser formalizados em até um ano. Quanto ao aumento de renda, 23% das participantes afirmaram ter aumentado sua renda após a participação no projeto. Assim, a avaliação dos resultados mostrou-se relevante para discutir uma possível ampliação do projeto em um contexto de mais políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino, com mais oportunidades de geração de renda.
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O objetivo geral consiste em avaliar os resultados desse projeto sob a ótica das participantes, analisando os seguintes aspectos: a) aumento dos comportamentos empreendedores; b) ampliação do conhecimento nas áreas de gestão, principalmente em marketing, finanças e planejamento; c) estímulo à formalização de novos negócios; d) aumento no faturamento dos negócios geridos pelas participantes, sejam negócios formais ou informais; e) redução de custos percebida com a capacitação; e f) realização de parcerias e ampliação de portfólio de produtos ou serviços. A população é composta de 303 mulheres participantes do projeto, que têm negócios formais ou informais no município de São Paulo, e a amostra é constituída de 148 questionários válidos, representando 49% da população. No estudo, caracterizado como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário único, composto de seis partes: dados sociodemográficos, informações do negócio, conceitos de marketing, conceitos de finanças e planejamento, comportamento empreendedor e resultados percebidos. Enquanto a primeira parte visa identificar a constituição demográfica da população amostral, a segunda investiga os empreendimentos das participantes. Já a terceira e a quarta parte são voltadas aos conceitos de gestão empresarial adquiridos durante a capacitação. A quinta parte, por sua vez, aborda os comportamentos empreendedores vivenciados durante o curso. E a sexta e última parte averigua os resultados alcançados pelas participantes do projeto. Os achados do estudo indicam que os resultados obtidos com o projeto, sob a ótica das participantes, foram satisfatórios, principalmente no que diz respeito aos comportamentos empreendedores adquiridos na capacitação e ao aumento do conhecimento em gestão. Além disso, a grande maioria afirmou que conseguiu agregar novos produtos ou serviços ao seu portfólio por meio do projeto. Com relação às parcerias, uma parcela menor afirmou que conseguiu realizar parcerias após o curso. Verificou-se, ainda, que 53% das participantes confirmaram a redução de custos, mesmo em um cenário econômico incerto, que 29% dos negócios informais foram formalizados e que outros 53% deverão ser formalizados em até um ano. Quanto ao aumento de renda, 23% das participantes afirmaram ter aumentado sua renda após a participação no projeto. Assim, a avaliação dos resultados mostrou-se relevante para discutir uma possível ampliação do projeto em um contexto de mais políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino, com mais oportunidades de geração de renda.The present study proposes to evaluate the results of the pilot project "Solidary Women”, carried out from March to July 2021, in a Covid-19 pandemic scenario. The research was conducted in a hybrid way, with face-to-face and online training and included 303 women in the city of São Paulo, focusing on opportunities aimed at increasing income and encouraging female entrepreneurship. The general objective is to evaluate the results of this project from the perspective of the participants, analyzing the following aspects: a) increase in entrepreneurial behaviors; b) expansion of knowledge in managerial areas, mainly in marketing, finance and planning; c) encouraging the formalization of new businesses; d) increase in revenue from businesses managed by participants, whether formal or informal; e) perceived cost reduction with training; and f) establishing partnerships and expanding the portfolio of products or services. The study population is composed of 303 women participating in the project, who have formal or informal businesses in the city of São Paulo. The sample consists of 148 valid questionnaires, representing 49% of the population. In the study, characterized as a quantitative survey, a single questionnaire was used as a data collection instrument, composed of six parts: sociodemographic data, business information, marketing concepts, finance and planning concepts, entrepreneurial behavior and perceived outcomes. While the first part aims to identify the demographic constitution of the sample population, the second investigates the participants' undertakings. The third and fourth parts are focused on the business management concepts acquired during the training. The fifth part, in turn, addresses the entrepreneurial behaviors experienced during the training. And the sixth and final part investigates the results achieved by the project participants. The findings of the study indicate that the results obtained with the project, from the perspective of the participants, were satisfactory, especially in regard to the entrepreneurial behaviors acquired in the training and the increase in management knowledge. In addition, the vast majority stated that they were able to add new products or services to their portfolio through the project. Regarding partnerships, a smaller portion stated that they managed to establish partnerships after the course. It was also found that 53% of the participants confirmed the reduction of costs, even in an uncertain economic scenario, that 29% of informal businesses were formalized and that another 53% should be formalized within one year. As for the increase in income, 23% of the participants claimed to have increased their income after participating in the project. Thus, the evaluation of the results proved to be relevant to discuss a possible expansion of the project in a context of more policies to encourage female entrepreneurship, with more opportunities for income generation.porEntrepreneurshipFemale entrepreneurshipEntrepreneurial behaviorEmpreendedorismoEmpreendedorismo femininoComportamento empreendedorCovid-19Administração de empresasEmpreendedorismoMulheres de negóciosRendaCOVID-19 Pandemia, 2020-Projeto piloto de empreendedorismo feminino e geração de renda “Mulheres solidárias”: uma análise dos resultadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDaniel Palacio Alves - TA - Final - 14-03-2022.pdfDaniel Palacio Alves - TA - Final - 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Renda
COVID-19 Pandemia, 2020-
description O presente estudo propõe avaliar os resultados do projeto-piloto “Mulheres Solidárias”, realizado no período de março a julho de 2021, em um cenário de pandemia de covid-19, de forma híbrida, com capacitações presenciais e on-line, para 303 mulheres do município de São Paulo, com foco em oportunidades de aumento de renda e estímulo ao empreendedorismo feminino. O objetivo geral consiste em avaliar os resultados desse projeto sob a ótica das participantes, analisando os seguintes aspectos: a) aumento dos comportamentos empreendedores; b) ampliação do conhecimento nas áreas de gestão, principalmente em marketing, finanças e planejamento; c) estímulo à formalização de novos negócios; d) aumento no faturamento dos negócios geridos pelas participantes, sejam negócios formais ou informais; e) redução de custos percebida com a capacitação; e f) realização de parcerias e ampliação de portfólio de produtos ou serviços. A população é composta de 303 mulheres participantes do projeto, que têm negócios formais ou informais no município de São Paulo, e a amostra é constituída de 148 questionários válidos, representando 49% da população. No estudo, caracterizado como uma pesquisa quantitativa do tipo survey, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário único, composto de seis partes: dados sociodemográficos, informações do negócio, conceitos de marketing, conceitos de finanças e planejamento, comportamento empreendedor e resultados percebidos. Enquanto a primeira parte visa identificar a constituição demográfica da população amostral, a segunda investiga os empreendimentos das participantes. Já a terceira e a quarta parte são voltadas aos conceitos de gestão empresarial adquiridos durante a capacitação. A quinta parte, por sua vez, aborda os comportamentos empreendedores vivenciados durante o curso. E a sexta e última parte averigua os resultados alcançados pelas participantes do projeto. Os achados do estudo indicam que os resultados obtidos com o projeto, sob a ótica das participantes, foram satisfatórios, principalmente no que diz respeito aos comportamentos empreendedores adquiridos na capacitação e ao aumento do conhecimento em gestão. Além disso, a grande maioria afirmou que conseguiu agregar novos produtos ou serviços ao seu portfólio por meio do projeto. Com relação às parcerias, uma parcela menor afirmou que conseguiu realizar parcerias após o curso. Verificou-se, ainda, que 53% das participantes confirmaram a redução de custos, mesmo em um cenário econômico incerto, que 29% dos negócios informais foram formalizados e que outros 53% deverão ser formalizados em até um ano. Quanto ao aumento de renda, 23% das participantes afirmaram ter aumentado sua renda após a participação no projeto. Assim, a avaliação dos resultados mostrou-se relevante para discutir uma possível ampliação do projeto em um contexto de mais políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino, com mais oportunidades de geração de renda.
publishDate 2022
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