O brasileiro e a televisão: uma relação além da tela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Roberto Miranda Moret
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31272
Resumo: O trabalho analisa a relação do brasileiro com a televisão. Como o veículo interfere diretamente na vida de milhões de pessoas e dita tendências em diversas áreas. A televisão se mostra como única opção de informação e entretenimento para grande parte da população. A qualidade da produção de conteúdo para a TV gratuita foi prejudicada com a chegada da TV por assinatura e do streaming, segregando a parcela da população que pode pagar por conteúdo de quem assiste às transmissões gratuitas. Para fazer essa análise, revisitei um material captado em audiovisual em que registrei o processo de desligamento do sinal analógico da TV brasileira. O material original havia sido encomendado por empresas interessadas neste processo. A partir do acervo bruto, reeditei o conteúdo sob um outro olhar, buscando problematizar toda a relação que o brasileiro tem com a televisão. No processo de captação audiovisual, ao longo de 3 anos, percorri 42 cidades brasileiras e conversei com cerca de 200 pessoas de diferentes perfis. Como produto do mestrado profissional, selecionei onze pessoas do acervo audiovisual que possuo e produzi um documentário de aproximadamente 30 minutos, mostrando como se relacionam com a televisão.
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A partir do acervo bruto, reeditei o conteúdo sob um outro olhar, buscando problematizar toda a relação que o brasileiro tem com a televisão. No processo de captação audiovisual, ao longo de 3 anos, percorri 42 cidades brasileiras e conversei com cerca de 200 pessoas de diferentes perfis. Como produto do mestrado profissional, selecionei onze pessoas do acervo audiovisual que possuo e produzi um documentário de aproximadamente 30 minutos, mostrando como se relacionam com a televisão.The work analyses the relationship between brazilians and television. How the TV directly interferes in the lives of millions of people and sets trends in different areas. Television appears as the only information and entertainment option for a large part of the population. The quality of content production for free TV was affected by the arrival of pay TV and streaming, segregating the portion of the population that can pay for content from those who watch free broadcasts. To carry out this analysis, I revisited the files captured in audiovisual in which I recorded the process of switching off the analog signal from Brazilian TV. The original material had been ordered by companies interested in this process. From the raw collection, I reedited the content from a different perspective, seeking to analyze the entire relationship that Brazilians have with television. In the audiovisual capture process, over 3 years, I traveled through 42 brazilian cities and talked to about 200 people of different profiles. As a product of the professional master’s degree, I selected eleven people from the collection I have and produced a documentary of approximately 30 minutes, showing how they relate to television.porTelevisão brasileiraTelevisão abertaTransmissão digitalProgramação da TVTV DigitalBrazilian televisionFree televisionDigital broadcastingTV programmingDigital TVHistóriaO brasileiro e a televisão: uma relação além da telainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021-10-06reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRelatório aprovado mestrado - o brasileiro e a tv.pdfRelatório aprovado mestrado - o brasileiro e a tv.pdfPDFapplication/pdf7674406https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bd7b7d48-edc6-4b2c-b1a7-723c2654b0bd/download2f8f8e69f4bfd342611acf9f08e13dbfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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