The sousveillance of politically connected entities and individuals in the public sector: an armchair audit approach of related party transactions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesário, Gustavo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29659
Resumo: Esta tese investiga de forma abrangente o uso de transações entre partes relacionadas (TPRs) para o desvio de recursos públicos. Essa investigação abrangente é desenvolvida através de três estudos de pesquisa independentes, mas complementares entre si. O primeiro estudo (apresentado no Capítulo 2) analisou a evolução dos padrões internacionais de contabilidade e auditoria sobre a divulgação de TPRs. Sob uma abordagem de vigilância de baixo para cima (sousveillance), investigamos com que intensidade o Tribunal de Contas da União (TCU) auditou TPRs durante o período 2008-2019. Com base em uma modelagem de tópicos, investigamos mais de 59.000 acórdãos proferidos pelo TCU e descobrimos que o órgão monitora de forma fraca as TPRs. A propósito, as TPRs são menos monitoradas que nepotismo e conflitos de interesse, que são superficialmente monitorados pelo Tribunal. O capítulo 3 compreende o segundo estudo, onde propomos um conceito abrangente de partes relacionadas. Combinamos o conceito tradicional de partes relacionadas (conforme definido pelas normas internacionais de contabilidade e auditoria) com o conceito de firmas politicamente conectadas; e usando automação de processos (robotic process automation, RPA), desenvolvemos um modelo para capturar e analisar dados. Qualquer cidadão poderia usar esse modelo para monitorar TPRs no setor público (numa abordagem de armchair audit). Também descrevemos como esse modelo pode ser ajustado por organizações públicas interessadas em aprimorar seus controles internos para impedir desvio de seus recursos. No terceiro estudo (capítulo 4), aplicamos o modelo de armchair audit (desenvolvido no capítulo 3) em um estudo de caso em um município brasileiro. Usando esse modelo, coletamos mais de 130.000 lançamentos contábeis de um único município nos últimos cinco anos, dados sobre os acionistas dos credores do município e dados exógenos sobre filiação partidária, doações e fornecedores de campanhas a partidos políticos nas eleições locais. Em seguida, encontramos uma rede de mais de 240 entidades e indivíduos. Aqueles que fazem parte dessa rede receberam seus créditos 25% mais rapidamente que os outros credores (usamos favoritismo no prazo de pagamento de contas a pagar como proxy para desvios de recursos). Os resultados mostram que a maioria das TPRs não foi negociada com isonomia.
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A propósito, as TPRs são menos monitoradas que nepotismo e conflitos de interesse, que são superficialmente monitorados pelo Tribunal. O capítulo 3 compreende o segundo estudo, onde propomos um conceito abrangente de partes relacionadas. Combinamos o conceito tradicional de partes relacionadas (conforme definido pelas normas internacionais de contabilidade e auditoria) com o conceito de firmas politicamente conectadas; e usando automação de processos (robotic process automation, RPA), desenvolvemos um modelo para capturar e analisar dados. Qualquer cidadão poderia usar esse modelo para monitorar TPRs no setor público (numa abordagem de armchair audit). Também descrevemos como esse modelo pode ser ajustado por organizações públicas interessadas em aprimorar seus controles internos para impedir desvio de seus recursos. No terceiro estudo (capítulo 4), aplicamos o modelo de armchair audit (desenvolvido no capítulo 3) em um estudo de caso em um município brasileiro. Usando esse modelo, coletamos mais de 130.000 lançamentos contábeis de um único município nos últimos cinco anos, dados sobre os acionistas dos credores do município e dados exógenos sobre filiação partidária, doações e fornecedores de campanhas a partidos políticos nas eleições locais. Em seguida, encontramos uma rede de mais de 240 entidades e indivíduos. Aqueles que fazem parte dessa rede receberam seus créditos 25% mais rapidamente que os outros credores (usamos favoritismo no prazo de pagamento de contas a pagar como proxy para desvios de recursos). Os resultados mostram que a maioria das TPRs não foi negociada com isonomia.This dissertation comprehensively investigates the use of related party transactions (RPTs) for tunneling purposes in the public sector. Such a comprehensive investigation is developed through three independent but complementary research papers. The first study (presented in Chapter 2), analyzed the evolution of international accounting and auditing standards about the disclosure of RPTs. Under a sousveillance approach, we investigated how intensively the Brazilian supreme audit institution (SAI) audited RPTs during the 2008-2019 period. Based on a topic modeling, we investigate more than 59,000 decisions made by the SAI and found that it weakly monitors RPTs. By the way, RPTs are less monitored than nepotism and conflicts of interest, which are superficially monitored. Chapter 3 comprises the second study, where we propose a comprehensive concept of related parties. We combined the traditional concept of related parties (as defined by the international accounting and auditing standards) with the concept of politically connected firms; and using robotic process automation (RPA), we developed a model to capture and analyze data from open government portals. Any citizen could use such a model to armchair audit RPTs in the public sector. We also describe how that model could be adjusted by public organizations interested in enhancing its internal controls to prevent the tunneling of its resources. In the third study (Chapter 4), we apply the armchair audit model (developed in chapter 3) in a Brazilian municipality case study. Using such a model, we collected more than 130,000 journal entries from a single municipality over the last five years, data about the shareholders of the municipality creditors and exogenous data on political parties’ affiliation, donations, and campaign suppliers in the local elections. Then, we found a network of more than 240 entities and individuals. Those who are part of the network received their credits 25% days faster than the other creditors (we used favoritism in payment days outstanding as a proxy for tunneling). Results show that most of the RPTs were not negotiated at arm’s length.engAuditoria governamentalAdministração públicaSetor públicoAutomação de processosDesvio de recursosMonitoramentoPartes relacionadasArmchair auditSurveillanceAdministração públicaAuditoriaAdministração públicaContabilidade públicaThe sousveillance of politically connected entities and individuals in the public sector: an armchair audit approach of related party transactionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2020-07-07reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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