Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Bernadeth Abreu
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3306
Resumo: The distance education acquires power as more a kindl of learning and as a new resource of support to pedagogical work. B y this reason, there is a great government effort, in sense to emphasizes new kinds of distance Iearning. Follow the public political evolution of distance learning, essentially the perceived impacts in the learning quality, is the principal purpose of this study. This search was developped in Niteroi’s public schools, where the SEED programs' evolution were observed as others actions described in this work. Considering the up-to-date of the theme, it was indispensable, besides the literature review and the usual bibliographie indications, bases the author's argumention with periodicals and others knowledges through mediated information as the internet. The dissertation highlights all investigation result and concludes that all technologies and other forms of learning at a distanee were offered as updated resources, but they had been yet refused by the scholar community. The programs TV Escola e Proinfo would revolutionize the way teachers and students Iearn, but they did not change training and self-directed learning. The programs aims were not reach and the effort did not meet with much success.
id FGV_a51d563f1490bd5a915cc992b833386c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3306
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Marques, Maria Bernadeth AbreuEscolas::EBAPELinhares, Célia Frazão SoaresVergara, Sylvia ConstantVieira, Paulo Reis2009-11-18T18:56:15Z2009-11-18T18:56:15Z1999MARQUES, Maria Bernadeth Abreu. Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999.http://hdl.handle.net/10438/3306The distance education acquires power as more a kindl of learning and as a new resource of support to pedagogical work. B y this reason, there is a great government effort, in sense to emphasizes new kinds of distance Iearning. Follow the public political evolution of distance learning, essentially the perceived impacts in the learning quality, is the principal purpose of this study. This search was developped in Niteroi’s public schools, where the SEED programs' evolution were observed as others actions described in this work. Considering the up-to-date of the theme, it was indispensable, besides the literature review and the usual bibliographie indications, bases the author's argumention with periodicals and others knowledges through mediated information as the internet. The dissertation highlights all investigation result and concludes that all technologies and other forms of learning at a distanee were offered as updated resources, but they had been yet refused by the scholar community. The programs TV Escola e Proinfo would revolutionize the way teachers and students Iearn, but they did not change training and self-directed learning. The programs aims were not reach and the effort did not meet with much success.A educação a distância ganha força como mais uma forma de aprendizagem e como um novo recurso de apoio ao trabalho pedagógico. Por essa razão, existe um grande esforço dos governos, no sentido de priorizar as novas formas de aprendizagem a distância. Acompanhar a evolução das políticas públicas de educação a distância, principalmente os impactos percebidos na qualidade do ensino, é o principal objetivo deste estudo. A pesquisa de campo aconteceu em escolas públicas de Niterói, onde foi observada a evolução dos programas da Secretaria de Educação a Distância SEED, bem como os outros aspectos da pesquisa em si. Considerando a atualidade do tema, foi imprescindível, além da revisão na literatura específica e das referencias bibliográficas usuais, fundamentar a argumentação da autora com periódicos e outros conhecimentos pesquisados na internet, através da informação mediada. A dissertação destaca o resultado de toda a investigação e conclui que as novas tecnologias e as formas interativas de aprendizagem ainda não são aceitos pela comunidade escolar, como importantes recursos auxiliares. Os programas TV Escola e Proinfo deveriam revolucionar o modo de capacitação de professores e a aprendizagem dos alunos, mas não estão provocando os resultados desejados, nas escolas observadas. Os objetivos dos programas ainda não foram alcançados e o esforço dos atores governamentais e não governamentais não teve o sucesso desejado.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessPolíticas e estratégiasAdministração de empresasEnsino à distânciaEnsino à distância - Rio de Janeiro (Estado) - Estudo de casosEducação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000090665.pdf000090665.pdfPDFapplication/pdf6716205https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d64f5bd-8319-4744-a0c0-8c5008aa98b6/download472294ea434a5f8beec8538e53afae74MD51TEXT000090665.pdf.txt000090665.pdf.txtExtracted texttext/plain102660https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f340e211-d4c5-46a5-a25e-b91dc176d6dc/download49212694e96cd39263f43762f10aa4eaMD54THUMBNAIL000090665.pdf.jpg000090665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3887https://repositorio.fgv.br/bitstreams/65439694-afc0-4923-a8eb-7a775361a487/downloadca34eb815de7607b5f38f7816ea92f74MD5510438/33062023-11-26 23:32:52.07open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3306https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T23:32:52Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
Marques, Maria Bernadeth Abreu
Políticas e estratégias
Administração de empresas
Ensino à distância
Ensino à distância - Rio de Janeiro (Estado) - Estudo de casos
title_short Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title_full Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title_sort Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
author Marques, Maria Bernadeth Abreu
author_facet Marques, Maria Bernadeth Abreu
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Linhares, Célia Frazão Soares
Vergara, Sylvia Constant
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria Bernadeth Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Paulo Reis
contributor_str_mv Vieira, Paulo Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas e estratégias
topic Políticas e estratégias
Administração de empresas
Ensino à distância
Ensino à distância - Rio de Janeiro (Estado) - Estudo de casos
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Ensino à distância
Ensino à distância - Rio de Janeiro (Estado) - Estudo de casos
description The distance education acquires power as more a kindl of learning and as a new resource of support to pedagogical work. B y this reason, there is a great government effort, in sense to emphasizes new kinds of distance Iearning. Follow the public political evolution of distance learning, essentially the perceived impacts in the learning quality, is the principal purpose of this study. This search was developped in Niteroi’s public schools, where the SEED programs' evolution were observed as others actions described in this work. Considering the up-to-date of the theme, it was indispensable, besides the literature review and the usual bibliographie indications, bases the author's argumention with periodicals and others knowledges through mediated information as the internet. The dissertation highlights all investigation result and concludes that all technologies and other forms of learning at a distanee were offered as updated resources, but they had been yet refused by the scholar community. The programs TV Escola e Proinfo would revolutionize the way teachers and students Iearn, but they did not change training and self-directed learning. The programs aims were not reach and the effort did not meet with much success.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Maria Bernadeth Abreu. Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3306
identifier_str_mv MARQUES, Maria Bernadeth Abreu. Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999.
url http://hdl.handle.net/10438/3306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d64f5bd-8319-4744-a0c0-8c5008aa98b6/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f340e211-d4c5-46a5-a25e-b91dc176d6dc/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/65439694-afc0-4923-a8eb-7a775361a487/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 472294ea434a5f8beec8538e53afae74
49212694e96cd39263f43762f10aa4ea
ca34eb815de7607b5f38f7816ea92f74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749822447386624