Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3306 |
Resumo: | The distance education acquires power as more a kindl of learning and as a new resource of support to pedagogical work. B y this reason, there is a great government effort, in sense to emphasizes new kinds of distance Iearning. Follow the public political evolution of distance learning, essentially the perceived impacts in the learning quality, is the principal purpose of this study. This search was developped in Niteroi’s public schools, where the SEED programs' evolution were observed as others actions described in this work. Considering the up-to-date of the theme, it was indispensable, besides the literature review and the usual bibliographie indications, bases the author's argumention with periodicals and others knowledges through mediated information as the internet. The dissertation highlights all investigation result and concludes that all technologies and other forms of learning at a distanee were offered as updated resources, but they had been yet refused by the scholar community. The programs TV Escola e Proinfo would revolutionize the way teachers and students Iearn, but they did not change training and self-directed learning. The programs aims were not reach and the effort did not meet with much success. |
id |
FGV_a51d563f1490bd5a915cc992b833386c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/3306 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Marques, Maria Bernadeth AbreuEscolas::EBAPELinhares, Célia Frazão SoaresVergara, Sylvia ConstantVieira, Paulo Reis2009-11-18T18:56:15Z2009-11-18T18:56:15Z1999MARQUES, Maria Bernadeth Abreu. Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999.http://hdl.handle.net/10438/3306The distance education acquires power as more a kindl of learning and as a new resource of support to pedagogical work. B y this reason, there is a great government effort, in sense to emphasizes new kinds of distance Iearning. Follow the public political evolution of distance learning, essentially the perceived impacts in the learning quality, is the principal purpose of this study. This search was developped in Niteroi’s public schools, where the SEED programs' evolution were observed as others actions described in this work. Considering the up-to-date of the theme, it was indispensable, besides the literature review and the usual bibliographie indications, bases the author's argumention with periodicals and others knowledges through mediated information as the internet. The dissertation highlights all investigation result and concludes that all technologies and other forms of learning at a distanee were offered as updated resources, but they had been yet refused by the scholar community. The programs TV Escola e Proinfo would revolutionize the way teachers and students Iearn, but they did not change training and self-directed learning. The programs aims were not reach and the effort did not meet with much success.A educação a distância ganha força como mais uma forma de aprendizagem e como um novo recurso de apoio ao trabalho pedagógico. Por essa razão, existe um grande esforço dos governos, no sentido de priorizar as novas formas de aprendizagem a distância. Acompanhar a evolução das políticas públicas de educação a distância, principalmente os impactos percebidos na qualidade do ensino, é o principal objetivo deste estudo. A pesquisa de campo aconteceu em escolas públicas de Niterói, onde foi observada a evolução dos programas da Secretaria de Educação a Distância SEED, bem como os outros aspectos da pesquisa em si. Considerando a atualidade do tema, foi imprescindível, além da revisão na literatura específica e das referencias bibliográficas usuais, fundamentar a argumentação da autora com periódicos e outros conhecimentos pesquisados na internet, através da informação mediada. A dissertação destaca o resultado de toda a investigação e conclui que as novas tecnologias e as formas interativas de aprendizagem ainda não são aceitos pela comunidade escolar, como importantes recursos auxiliares. Os programas TV Escola e Proinfo deveriam revolucionar o modo de capacitação de professores e a aprendizagem dos alunos, mas não estão provocando os resultados desejados, nas escolas observadas. Os objetivos dos programas ainda não foram alcançados e o esforço dos atores governamentais e não governamentais não teve o sucesso desejado.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessPolíticas e estratégiasAdministração de empresasEnsino à distânciaEnsino à distância - Rio de Janeiro (Estado) - Estudo de casosEducação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000090665.pdf000090665.pdfPDFapplication/pdf6716205https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d64f5bd-8319-4744-a0c0-8c5008aa98b6/download472294ea434a5f8beec8538e53afae74MD51TEXT000090665.pdf.txt000090665.pdf.txtExtracted texttext/plain102660https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f340e211-d4c5-46a5-a25e-b91dc176d6dc/download49212694e96cd39263f43762f10aa4eaMD54THUMBNAIL000090665.pdf.jpg000090665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3887https://repositorio.fgv.br/bitstreams/65439694-afc0-4923-a8eb-7a775361a487/downloadca34eb815de7607b5f38f7816ea92f74MD5510438/33062023-11-26 23:32:52.07open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3306https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T23:32:52Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title |
Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro Marques, Maria Bernadeth Abreu Políticas e estratégias Administração de empresas Ensino à distância Ensino à distância - Rio de Janeiro (Estado) - Estudo de casos |
title_short |
Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title_full |
Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title_sort |
Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
author |
Marques, Maria Bernadeth Abreu |
author_facet |
Marques, Maria Bernadeth Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Linhares, Célia Frazão Soares Vergara, Sylvia Constant |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Maria Bernadeth Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Paulo Reis |
contributor_str_mv |
Vieira, Paulo Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas e estratégias |
topic |
Políticas e estratégias Administração de empresas Ensino à distância Ensino à distância - Rio de Janeiro (Estado) - Estudo de casos |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Ensino à distância Ensino à distância - Rio de Janeiro (Estado) - Estudo de casos |
description |
The distance education acquires power as more a kindl of learning and as a new resource of support to pedagogical work. B y this reason, there is a great government effort, in sense to emphasizes new kinds of distance Iearning. Follow the public political evolution of distance learning, essentially the perceived impacts in the learning quality, is the principal purpose of this study. This search was developped in Niteroi’s public schools, where the SEED programs' evolution were observed as others actions described in this work. Considering the up-to-date of the theme, it was indispensable, besides the literature review and the usual bibliographie indications, bases the author's argumention with periodicals and others knowledges through mediated information as the internet. The dissertation highlights all investigation result and concludes that all technologies and other forms of learning at a distanee were offered as updated resources, but they had been yet refused by the scholar community. The programs TV Escola e Proinfo would revolutionize the way teachers and students Iearn, but they did not change training and self-directed learning. The programs aims were not reach and the effort did not meet with much success. |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-11-18T18:56:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-11-18T18:56:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Maria Bernadeth Abreu. Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/3306 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Maria Bernadeth Abreu. Educação a distância - TV escola e PROINFO: impactos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1999. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/3306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d64f5bd-8319-4744-a0c0-8c5008aa98b6/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f340e211-d4c5-46a5-a25e-b91dc176d6dc/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/65439694-afc0-4923-a8eb-7a775361a487/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
472294ea434a5f8beec8538e53afae74 49212694e96cd39263f43762f10aa4ea ca34eb815de7607b5f38f7816ea92f74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802749822447386624 |