Despesas obrigatórias de caráter Continuado: lacunas de interpretação e governança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milagres, Alan Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/34711
Resumo: Objetivo- Este estudo identificou lacunas de interpretação e de governança decorrentes dos mecanismos de compensação das regras de neutralidade orçamentária presentes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), cujo propósito é assegurar o equilíbrio intertemporal das contas públicas. Adicionalmente o estudo propôs melhorias aos mecanismos atualmente existentes. Metodologia – A pesquisa se utilizou da análise qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica em diversos formatos, tais como: livros, periódicos, artigos técnicos e estudos realizados pelo Congresso Nacional, Secretaria de Orçamento Federal e Secretaria do Tesouro Nacional, cujo objetivo foi elaborar roteiro de entrevistas semiestruturado. Foram realizadas 20 entrevistas com gestores da alta administração e especialistas a respeito da temática. Os dados obtidos nas entrevistas foram triangulados com o intuito de validar e aumentar a confiabilidade dos achados da pesquisa. Resultados – Os resultados indicam lacunas de interpretação em relação aos seguintes conceitos: redução permanente de despesa, expansão quantitativa do atendimento e dos serviços prestados, despesas obrigatórias e despesas obrigatórias de caráter continuado e, consequentemente, quais despesas deveriam estar arroladas no anexo III da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Quanto às lacunas operacionais, foram apontadas: possibilidade de falha no mecanismo de compensação via aumento de receita quando são utilizados tributos extrafiscais; dificuldade de operacionalização ao se utilizar como mecanismo de compensação os tributos que respeitam a anterioridade tributária; falta de mecanismos sancionatórios aos parlamentares; falta de normatização do fluxo no âmbito dos Três Poderes e no âmbito do Poder Executivo Federal e de monitoramento efetivo das despesas obrigatórias pela margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado. Contribuições práticas – A partir dos resultados foram propostas melhorias têm por objetivo ampliar a governança orçamentária, melhorar o processo de alocação e reduzir a inercialidade das despesas obrigatórias no orçamento.
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Os dados obtidos nas entrevistas foram triangulados com o intuito de validar e aumentar a confiabilidade dos achados da pesquisa. Resultados – Os resultados indicam lacunas de interpretação em relação aos seguintes conceitos: redução permanente de despesa, expansão quantitativa do atendimento e dos serviços prestados, despesas obrigatórias e despesas obrigatórias de caráter continuado e, consequentemente, quais despesas deveriam estar arroladas no anexo III da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Quanto às lacunas operacionais, foram apontadas: possibilidade de falha no mecanismo de compensação via aumento de receita quando são utilizados tributos extrafiscais; dificuldade de operacionalização ao se utilizar como mecanismo de compensação os tributos que respeitam a anterioridade tributária; falta de mecanismos sancionatórios aos parlamentares; falta de normatização do fluxo no âmbito dos Três Poderes e no âmbito do Poder Executivo Federal e de monitoramento efetivo das despesas obrigatórias pela margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado. Contribuições práticas – A partir dos resultados foram propostas melhorias têm por objetivo ampliar a governança orçamentária, melhorar o processo de alocação e reduzir a inercialidade das despesas obrigatórias no orçamento.Purpose – This study identified gaps in interpretation and governance from the compensation mechanisms of the budget neutrality rules present in the Fiscal Responsibility Law (LRF), whose purpose is to ensure the intertemporal balance of public accounts. Additionally, the study proposed improvements to currently existing mechanisms. Design/Methodology - The research used qualitative analysis. Bibliographical research was carried out in different formats, such as: books, periodicals, technical articles, and studies carried out by the Congresso Nacional, Secretaria de Orçamento Federal and Secretaria do Tesouro Nacional, the objective of which was to prepare a semi-structured interview guide. 20 interviews were carried out with senior managers and experts on the topic. The data obtained in the interviews were triangulated to validate and increase the reliability of the research findings. Findings – The results indicate gaps in interpretation in the following concepts: permanent reduction in expenses, quantitative expansion of care and services provided, mandatory expenses and mandatory expenses of continuous nature and, consequently, which expenses should be listed in Annex III of the Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Regarding operational gaps, the following were highlighted: possibility of failure in the compensation mechanism via increased revenue when extra-fiscal taxes are used; difficulty in operationalizing when using taxes that respect tax precedence as a compensation mechanism; lack of sanctioning mechanisms for parliamentarians; lack of standardization of the flow within the scope of the Three Powers and within the scope of the Federal Executive Branch and of effective monitoring of mandatory expenses due to the expansion margin of mandatory expenses of a continuous nature. Practical implications - Based on the results, improvements were proposed to expanding budget governance, improving the allocation process, and reducing the inertia of mandatory expenses in the budget.porDespesas obrigatórias de caráter continuadoAperfeiçoamento do gasto públicoMecanismos de neutralidade orçamentáriaMargem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuadoGovernança públicaGasto público - BrasilOrçamento - Brasil - LegislaçãoOrçamento-programaDespesas obrigatórias de caráter Continuado: lacunas de interpretação e governançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c3647b3a-70a8-4bd3-8110-b5aac60b0173/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52ORIGINALDissertação Alan Ribeiro Milagres - 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description Objetivo- Este estudo identificou lacunas de interpretação e de governança decorrentes dos mecanismos de compensação das regras de neutralidade orçamentária presentes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), cujo propósito é assegurar o equilíbrio intertemporal das contas públicas. Adicionalmente o estudo propôs melhorias aos mecanismos atualmente existentes. Metodologia – A pesquisa se utilizou da análise qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica em diversos formatos, tais como: livros, periódicos, artigos técnicos e estudos realizados pelo Congresso Nacional, Secretaria de Orçamento Federal e Secretaria do Tesouro Nacional, cujo objetivo foi elaborar roteiro de entrevistas semiestruturado. Foram realizadas 20 entrevistas com gestores da alta administração e especialistas a respeito da temática. Os dados obtidos nas entrevistas foram triangulados com o intuito de validar e aumentar a confiabilidade dos achados da pesquisa. Resultados – Os resultados indicam lacunas de interpretação em relação aos seguintes conceitos: redução permanente de despesa, expansão quantitativa do atendimento e dos serviços prestados, despesas obrigatórias e despesas obrigatórias de caráter continuado e, consequentemente, quais despesas deveriam estar arroladas no anexo III da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Quanto às lacunas operacionais, foram apontadas: possibilidade de falha no mecanismo de compensação via aumento de receita quando são utilizados tributos extrafiscais; dificuldade de operacionalização ao se utilizar como mecanismo de compensação os tributos que respeitam a anterioridade tributária; falta de mecanismos sancionatórios aos parlamentares; falta de normatização do fluxo no âmbito dos Três Poderes e no âmbito do Poder Executivo Federal e de monitoramento efetivo das despesas obrigatórias pela margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado. Contribuições práticas – A partir dos resultados foram propostas melhorias têm por objetivo ampliar a governança orçamentária, melhorar o processo de alocação e reduzir a inercialidade das despesas obrigatórias no orçamento.
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