The corrosive effect of credit: consumer experiences with over-indebtedness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Júlio César
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31109
Resumo: Esta tese de doutorado é composta por três artigos complementares. O primeiro artigo tem como objetivo revisar e avaliar sistematicamente a situação atual da pesquisa acadêmica sobre o superendividamento dos consumidores. Por meio de uma abordagem de revisão sistemática da literatura em periódicos listados na lista da ABS (Association of Business Schools) para artigos acadêmicos revisados por pares e escritos em inglês, eu desenvolvo uma análise abrangente e uma revisão integrativa do tema, sintetizando 144 artigos publicados em 80 periódicos em mais de 50 anos (de 1969 a 2019) nas disciplinas acadêmicas de economia, marketing, finanças, psicologia e ciências sociais. Eu também desenvolvo uma estrutura para organizar os temas da literatura, teorias e principais variáveis relacionadas ao superendividamento do consumidor. O artigo consolida o conhecimento existente sobre o tema, identifica padrões gerais, inconsistências e áreas pouco pesquisadas, sugerindo uma agenda de pesquisa futura relevante para acadêmicos, profissionais do mercado e formuladores de políticas públicas. Examinando o contexto de superendividamento do consumidor, o segundo artigo tem como objetivo compreender como os consumidores perdem o controle e vivenciam a materialização de riscos vertiginosos. Para abordar essa área pouco estudada na pesquisa de consumo, examino as narrativas e experiências vividas por consumidores superendividados, que acessei por meio de um estudo qualitativo realizado no Brasil, usando múltiplos conjuntos de dados. Os resultados do estudo revelam as experiências do consumidor quando o crédito e a dívida se tornam altamente disfuncionais e, ao mesmo tempo, desvendam a trajetória de queda que afeta a identidade do consumidor. Esses resultados lançam luz sobre as experiências de consumidores que são arrasados pela materialização dos riscos e experimentam de forma não intencional a posição estigmatizada de estarem superendividados. Estudando a relação entre credores e devedores no contexto de superendividamento do consumidor, o terceiro artigo tem como objetivo compreender o processo e a dinâmica de deterioração da relação do consumidor com a marca ao longo do tempo, por meio de um estudo qualitativo das narrativas de consumidores superendividados e suas experiências vividas nos relacionamentos com seus credores (e parceiros de relacionamento). Eu utilizo como fundamentos teóricos as teorias de relacionamento do consumidor com as marcas, a teoria do apego (attachment theory) e o modelo de apego-aversão (attachment-aversion model). Os resultados explicam por que e como o relacionamento consumidor-marca pode passar de um relacionamento positivo para um relacionamento negativo e problemático, indo do apego à aversão. Este estudo contribui com insights para melhores práticas de gestão e políticas públicas que busquem evitar o superendividamento do consumidor e a deterioração da relação dos consumidores com as marcas. Os resultados demonstram ainda a importância e o impacto do endividamento excessivo sobre os consumidores, as empresas e a sociedade e trazem argumentos para uma comercialização mais responsável do crédito e das dívidas.
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Eu também desenvolvo uma estrutura para organizar os temas da literatura, teorias e principais variáveis relacionadas ao superendividamento do consumidor. O artigo consolida o conhecimento existente sobre o tema, identifica padrões gerais, inconsistências e áreas pouco pesquisadas, sugerindo uma agenda de pesquisa futura relevante para acadêmicos, profissionais do mercado e formuladores de políticas públicas. Examinando o contexto de superendividamento do consumidor, o segundo artigo tem como objetivo compreender como os consumidores perdem o controle e vivenciam a materialização de riscos vertiginosos. Para abordar essa área pouco estudada na pesquisa de consumo, examino as narrativas e experiências vividas por consumidores superendividados, que acessei por meio de um estudo qualitativo realizado no Brasil, usando múltiplos conjuntos de dados. Os resultados do estudo revelam as experiências do consumidor quando o crédito e a dívida se tornam altamente disfuncionais e, ao mesmo tempo, desvendam a trajetória de queda que afeta a identidade do consumidor. Esses resultados lançam luz sobre as experiências de consumidores que são arrasados pela materialização dos riscos e experimentam de forma não intencional a posição estigmatizada de estarem superendividados. Estudando a relação entre credores e devedores no contexto de superendividamento do consumidor, o terceiro artigo tem como objetivo compreender o processo e a dinâmica de deterioração da relação do consumidor com a marca ao longo do tempo, por meio de um estudo qualitativo das narrativas de consumidores superendividados e suas experiências vividas nos relacionamentos com seus credores (e parceiros de relacionamento). Eu utilizo como fundamentos teóricos as teorias de relacionamento do consumidor com as marcas, a teoria do apego (attachment theory) e o modelo de apego-aversão (attachment-aversion model). Os resultados explicam por que e como o relacionamento consumidor-marca pode passar de um relacionamento positivo para um relacionamento negativo e problemático, indo do apego à aversão. Este estudo contribui com insights para melhores práticas de gestão e políticas públicas que busquem evitar o superendividamento do consumidor e a deterioração da relação dos consumidores com as marcas. Os resultados demonstram ainda a importância e o impacto do endividamento excessivo sobre os consumidores, as empresas e a sociedade e trazem argumentos para uma comercialização mais responsável do crédito e das dívidas.This doctoral dissertation is composed of three complementary articles. The first article aims to systematically review and assess the current status of research on consumers’ over-indebtedness, identify gaps and under-researched areas, and propose an agenda for future research. I use a systematic review approach to the literature on journals listed on the ABS (Association of Business Schools) list for peer-reviewed academic papers written in English, developing a comprehensive analysis and integrative review of the topic, synthesizing 144 articles published in 80 journals over 50 years (from 1969 to 2019) across the academic disciplines of economics, marketing, finance, psychology, and social science, and present a framework for organizing the literature streams, theories, and main variables related to consumer (over-)indebtedness. I consolidate extant knowledge on the theme, identify broad patterns, inconsistencies, and under-researched areas, suggesting a future research agenda relevant to academics, practitioners, and policymakers. The second article, examining the context of consumer over-indebtedness, aims to understand how consumers lose control and experience the materialization of staggering risks, and the meanings associated to this process. To address this overlooked area in consumer research, I examine the narratives and lived experiences of over-indebted consumers, which I accessed through a qualitative study conducted in Brazil using multiple data sets. The findings describe the unfolding of consumer experiences when credit and debt become highly dysfunctional by unpacking the downward trajectory that affects consumer identity. These findings shed light on the experiences of consumers who are overwhelmed by the hazards of risks and experience the unintended stigmatized position of being overindebted. The third article aims to understand the process and the dynamics of a consumer-brand relationship deterioration over time, and how consumers can migrate from attachment to aversion, studying the relationship between creditors and debtors in the context of consumer over-indebtedness. I conduct a qualitative study of overindebted consumers' narratives and lived experiences in their relationships with their creditors (and relationship partners) and use consumer brand-relationship, attachment theory, and attachment-aversion model as theoretical foundations. The findings explain why and how a consumer-brand relationship can transition over time from a positive to a negative and troubling relationship, from attachment to aversion. This study contributes insights for public policy on avoiding consumer over-indebtedness and for better managerial practices. The findings demonstrate the importance and the impact of over-indebtedness on consumers, firms, and society and call for more responsible marketing of credit and debt.engSuperendividamentoRevisão SistemáticaCrédito ao consumo e dívidasRelação consumidor-marcaAdministração de empresasComportamento do consumidorDevedores e credoresDívidasCrédito direto ao consumidorClientes - ContatosThe corrosive effect of credit: consumer experiences with over-indebtednessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dcf0a0c1-692f-45f7-828f-631c4fd86df9/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTTese Doutorado JulioLeandro 14092021.pdf.txtTese Doutorado JulioLeandro 14092021.pdf.txtExtracted 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Crédito direto ao consumidor
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description Esta tese de doutorado é composta por três artigos complementares. O primeiro artigo tem como objetivo revisar e avaliar sistematicamente a situação atual da pesquisa acadêmica sobre o superendividamento dos consumidores. Por meio de uma abordagem de revisão sistemática da literatura em periódicos listados na lista da ABS (Association of Business Schools) para artigos acadêmicos revisados por pares e escritos em inglês, eu desenvolvo uma análise abrangente e uma revisão integrativa do tema, sintetizando 144 artigos publicados em 80 periódicos em mais de 50 anos (de 1969 a 2019) nas disciplinas acadêmicas de economia, marketing, finanças, psicologia e ciências sociais. Eu também desenvolvo uma estrutura para organizar os temas da literatura, teorias e principais variáveis relacionadas ao superendividamento do consumidor. O artigo consolida o conhecimento existente sobre o tema, identifica padrões gerais, inconsistências e áreas pouco pesquisadas, sugerindo uma agenda de pesquisa futura relevante para acadêmicos, profissionais do mercado e formuladores de políticas públicas. Examinando o contexto de superendividamento do consumidor, o segundo artigo tem como objetivo compreender como os consumidores perdem o controle e vivenciam a materialização de riscos vertiginosos. Para abordar essa área pouco estudada na pesquisa de consumo, examino as narrativas e experiências vividas por consumidores superendividados, que acessei por meio de um estudo qualitativo realizado no Brasil, usando múltiplos conjuntos de dados. Os resultados do estudo revelam as experiências do consumidor quando o crédito e a dívida se tornam altamente disfuncionais e, ao mesmo tempo, desvendam a trajetória de queda que afeta a identidade do consumidor. Esses resultados lançam luz sobre as experiências de consumidores que são arrasados pela materialização dos riscos e experimentam de forma não intencional a posição estigmatizada de estarem superendividados. Estudando a relação entre credores e devedores no contexto de superendividamento do consumidor, o terceiro artigo tem como objetivo compreender o processo e a dinâmica de deterioração da relação do consumidor com a marca ao longo do tempo, por meio de um estudo qualitativo das narrativas de consumidores superendividados e suas experiências vividas nos relacionamentos com seus credores (e parceiros de relacionamento). Eu utilizo como fundamentos teóricos as teorias de relacionamento do consumidor com as marcas, a teoria do apego (attachment theory) e o modelo de apego-aversão (attachment-aversion model). Os resultados explicam por que e como o relacionamento consumidor-marca pode passar de um relacionamento positivo para um relacionamento negativo e problemático, indo do apego à aversão. Este estudo contribui com insights para melhores práticas de gestão e políticas públicas que busquem evitar o superendividamento do consumidor e a deterioração da relação dos consumidores com as marcas. Os resultados demonstram ainda a importância e o impacto do endividamento excessivo sobre os consumidores, as empresas e a sociedade e trazem argumentos para uma comercialização mais responsável do crédito e das dívidas.
publishDate 2021
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