Consultorias jurídicas da União especializadas virtuais (e-CJUs): uma avaliação do modelo implantado na Advocacia-Geral da União
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/33647 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo principal desta pesquisa é avaliar se o novo modelo de gestão e organização administrativa da Consultoria-Geral da União, com a criação das Consultorias Jurídicas da União especializadas virtuais (e-CJUs), está sendo eficaz para: equalizar a carga de trabalho das equipes; facilitar a especialização dos advogados, que passaram a receber apenas processos relacionados ao tema do grupo que integram; uniformizar os entendimentos jurídicos em cada tema; e averiguar se houve uma diminuição efetiva do tempo médio de resposta das demandas submetidas aos respectivos órgãos consultivos. Metodologia: A pesquisa trouxe uma abordagem qualitativa-quantitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se o método da análise de conteúdo para a elaboração de categorias com as respostas dos entrevistados. Utilizaram-se também dados secundários: a) indicadores do tempo médio de resposta da Consultoria-Geral da União e de seus órgãos de execução (2019 a 2022); e b) resultados das pesquisas de satisfação junto aos órgãos do Poder Executivo Federal assessorados pela Advocacia Geral da União (AGU), nos anos de 2019, 2020 e 2021. Resultados: No tocante à celeridade na emissão das manifestações, assim como constatado de modo empírico nas respostas dos entrevistados, os resultados foram surpreendentes e demonstraram um enorme ganho de eficiência, inclusive no que se refere à especialização dos advogados. A equalização da carga de trabalho também se mostrou presente, decorrente da divisão dos advogados em grandes grupos temáticos. No aspecto da uniformidade das manifestações jurídicas, as entrevistas demonstraram que houve melhora significativa nesse quesito. Limitações e delimitações: em razão da pandemia ocasionada pela COVID-19, houve significantes limitações à realização das entrevistas da pesquisa, que foram feitas por meio do Microsoft Teams, com a gravação do áudio para posterior transcrição. Esse limitador, naturalmente, dificultou algumas percepções que poderiam ser mais eficazmente captadas numa entrevista presencial, como gestos, postura e outras características do entrevistado. A pesquisa foi delimitada às unidades consultivas nos entes federados, pois a forma de trabalho nas unidades de Brasília ainda não havia sido alterada. Aplicabilidade do trabalho: A AGU pode se beneficiar da pesquisa para avaliar a eficácia do modelo para a gestão de suas unidades consultivas, bem como para estender o modelo às demais unidades em Brasília/DF. Contribuições para a sociedade: O estudo é relevante para a sociedade avaliar se as medidas de gestão adotadas pela Administração Pública Federal, em especial pela Advocacia-Geral da União, estão sendo eficazes para aumentar a eficiência do relevante serviço público prestado pela instituição. Originalidade: Esta pesquisa tem o caráter de originalidade na medida em que o modelo de gestão implementado pela Advocacia-Geral da União, no âmbito da Consultoria-Geral da União, é bastante recente (setembro/2020) e não foram localizados outros estudos que avaliassem o referido modelo organizacional. |
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Valerio, Arthur CerqueiraEscolas::EBAPEPimenta, Roberto da CostaVasconcelos, Caio Castelliano deMotta, Paulo Roberto2023-05-05T12:09:13Z2023-05-05T12:09:13Z2023-04-11https://hdl.handle.net/10438/33647Objetivo: O objetivo principal desta pesquisa é avaliar se o novo modelo de gestão e organização administrativa da Consultoria-Geral da União, com a criação das Consultorias Jurídicas da União especializadas virtuais (e-CJUs), está sendo eficaz para: equalizar a carga de trabalho das equipes; facilitar a especialização dos advogados, que passaram a receber apenas processos relacionados ao tema do grupo que integram; uniformizar os entendimentos jurídicos em cada tema; e averiguar se houve uma diminuição efetiva do tempo médio de resposta das demandas submetidas aos respectivos órgãos consultivos. Metodologia: A pesquisa trouxe uma abordagem qualitativa-quantitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se o método da análise de conteúdo para a elaboração de categorias com as respostas dos entrevistados. Utilizaram-se também dados secundários: a) indicadores do tempo médio de resposta da Consultoria-Geral da União e de seus órgãos de execução (2019 a 2022); e b) resultados das pesquisas de satisfação junto aos órgãos do Poder Executivo Federal assessorados pela Advocacia Geral da União (AGU), nos anos de 2019, 2020 e 2021. Resultados: No tocante à celeridade na emissão das manifestações, assim como constatado de modo empírico nas respostas dos entrevistados, os resultados foram surpreendentes e demonstraram um enorme ganho de eficiência, inclusive no que se refere à especialização dos advogados. A equalização da carga de trabalho também se mostrou presente, decorrente da divisão dos advogados em grandes grupos temáticos. No aspecto da uniformidade das manifestações jurídicas, as entrevistas demonstraram que houve melhora significativa nesse quesito. Limitações e delimitações: em razão da pandemia ocasionada pela COVID-19, houve significantes limitações à realização das entrevistas da pesquisa, que foram feitas por meio do Microsoft Teams, com a gravação do áudio para posterior transcrição. Esse limitador, naturalmente, dificultou algumas percepções que poderiam ser mais eficazmente captadas numa entrevista presencial, como gestos, postura e outras características do entrevistado. A pesquisa foi delimitada às unidades consultivas nos entes federados, pois a forma de trabalho nas unidades de Brasília ainda não havia sido alterada. Aplicabilidade do trabalho: A AGU pode se beneficiar da pesquisa para avaliar a eficácia do modelo para a gestão de suas unidades consultivas, bem como para estender o modelo às demais unidades em Brasília/DF. Contribuições para a sociedade: O estudo é relevante para a sociedade avaliar se as medidas de gestão adotadas pela Administração Pública Federal, em especial pela Advocacia-Geral da União, estão sendo eficazes para aumentar a eficiência do relevante serviço público prestado pela instituição. Originalidade: Esta pesquisa tem o caráter de originalidade na medida em que o modelo de gestão implementado pela Advocacia-Geral da União, no âmbito da Consultoria-Geral da União, é bastante recente (setembro/2020) e não foram localizados outros estudos que avaliassem o referido modelo organizacional.Purpose: The main goal of this research is to evaluate whether the new model of management and administrative organization of the General Consultancy of the Union, with the creation of the specialized virtual Legal Consultancies of the Union, is being effective in equalizing the workload of the teams; facilitate the specialization of lawyers, who now receive cases related only to the topic of the group in which they participate; standardize legal understandings on each topic; and verify whether there was an effective decrease in the average response time for demands submitted to the respective advisory bodies. Methodology: The research brings a qualitative-quantitative approach, by performing semi-structured interviews and using the method of content analysis for the selection of categories with the answers of the interviewees. Secondary data were also used: a) the average response time indicators of the General Consultancy of the Union and its executive bodies (from 2019 to 2022); and b) the results of satisfaction surveys carried out in Federal Executive Branch bodies advised by the Attorney General of the Union (AGU), in the years 2019, 2020 and 2021. Findings: Regarding the speed in the issuance of manifestations, as verified empirically in the interviewees’ responses, the results demonstrate an enormous gain in efficiency, which also applies to the lawyers’ specialization. The equalization of the workload was also verified, as a result from the division of lawyers in large thematic groups. Regarding the uniformity of legal manifestations, the interviews showed there was a significant improvement in this matter. Research limitations e delimitations: Due to the COVID-19 pandemic, there were significant limitations to the research interviews, which were carried out using Microsoft Teams, with audio recording for later transcription. Such limitations naturally hindered some perceptions that could be captured more efficiently in a face-to-face interview, such as gestures, posture, and other characteristics of the interviewee. The research was delimited to the consultative units in the federal entities, as the work methods in the Brasília units had yet not been altered. Practical implications: The AGU can benefit from this research to evaluate the effectiveness of the model in the management of its consultative units, as well as to extend it to other units in Brasilia. Social implications: The study is relevant for society to assess whether the management measures adopted by the Federal Public Administration, particularly by the Attorney General's Office, are being effective to increase the efficiency of the relevant public service provided by this institution. Originality: This research is original, as the management model implemented by the Attorney General’s Office within the scope of the General Consultancy of the Union is quite recent (September/2020), and no other studies that evaluated the aforementioned organizational model were found.porAdministração públicaAdvocacia-Geral da UniãoConsultorias Jurídicas da União Especializadas VirtuaisAdministração públicaAdvocacia-Geral da União (Brasil)Consultorias Jurídicas da União Especializadas Virtuais (Brasil)Trabalho - AvaliaçãoConsultorias jurídicas da União especializadas virtuais (e-CJUs): uma avaliação do modelo implantado na Advocacia-Geral da Uniãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDISSERTAÇÃO FINAL COM FICHA CATALOGRÁFICA E ASSINATURAS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL COM FICHA CATALOGRÁFICA E 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Administração pública Advocacia-Geral da União (Brasil) Consultorias Jurídicas da União Especializadas Virtuais (Brasil) Trabalho - Avaliação |
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Objetivo: O objetivo principal desta pesquisa é avaliar se o novo modelo de gestão e organização administrativa da Consultoria-Geral da União, com a criação das Consultorias Jurídicas da União especializadas virtuais (e-CJUs), está sendo eficaz para: equalizar a carga de trabalho das equipes; facilitar a especialização dos advogados, que passaram a receber apenas processos relacionados ao tema do grupo que integram; uniformizar os entendimentos jurídicos em cada tema; e averiguar se houve uma diminuição efetiva do tempo médio de resposta das demandas submetidas aos respectivos órgãos consultivos. Metodologia: A pesquisa trouxe uma abordagem qualitativa-quantitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se o método da análise de conteúdo para a elaboração de categorias com as respostas dos entrevistados. Utilizaram-se também dados secundários: a) indicadores do tempo médio de resposta da Consultoria-Geral da União e de seus órgãos de execução (2019 a 2022); e b) resultados das pesquisas de satisfação junto aos órgãos do Poder Executivo Federal assessorados pela Advocacia Geral da União (AGU), nos anos de 2019, 2020 e 2021. Resultados: No tocante à celeridade na emissão das manifestações, assim como constatado de modo empírico nas respostas dos entrevistados, os resultados foram surpreendentes e demonstraram um enorme ganho de eficiência, inclusive no que se refere à especialização dos advogados. A equalização da carga de trabalho também se mostrou presente, decorrente da divisão dos advogados em grandes grupos temáticos. No aspecto da uniformidade das manifestações jurídicas, as entrevistas demonstraram que houve melhora significativa nesse quesito. Limitações e delimitações: em razão da pandemia ocasionada pela COVID-19, houve significantes limitações à realização das entrevistas da pesquisa, que foram feitas por meio do Microsoft Teams, com a gravação do áudio para posterior transcrição. Esse limitador, naturalmente, dificultou algumas percepções que poderiam ser mais eficazmente captadas numa entrevista presencial, como gestos, postura e outras características do entrevistado. A pesquisa foi delimitada às unidades consultivas nos entes federados, pois a forma de trabalho nas unidades de Brasília ainda não havia sido alterada. Aplicabilidade do trabalho: A AGU pode se beneficiar da pesquisa para avaliar a eficácia do modelo para a gestão de suas unidades consultivas, bem como para estender o modelo às demais unidades em Brasília/DF. Contribuições para a sociedade: O estudo é relevante para a sociedade avaliar se as medidas de gestão adotadas pela Administração Pública Federal, em especial pela Advocacia-Geral da União, estão sendo eficazes para aumentar a eficiência do relevante serviço público prestado pela instituição. Originalidade: Esta pesquisa tem o caráter de originalidade na medida em que o modelo de gestão implementado pela Advocacia-Geral da União, no âmbito da Consultoria-Geral da União, é bastante recente (setembro/2020) e não foram localizados outros estudos que avaliassem o referido modelo organizacional. |
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