Os impactos do uso de tecnologia da informação e da identificação e captura automática de dados nos processos operacionais do varejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/8895 |
Resumo: | Este trabalho objetivou identificar as principais tecnologias disponíveis de TI (Tecnologia da Informação) e de AIDC (Identificação e Captura Automática de Dados) para a área de varejo de autosserviço, para preencher a lacuna existente na literatura, sobre os benefícios de se usar novas tecnologias no ponto de venda, com vistas a otimizar sua operação. Para tanto, foram estudados os principais processos operacionais de uma loja de varejo de autosserviço, com vistas a identificar como as Tecnologias da Informação (TI) e de Identificação e Captura Automática de Dados (AIDC), poderiam ajudar a melhorar os resultados operacionais e agregar valor ao negócio. Para analisar suas proposições (de que o uso de TI e de AIDC podem ajudar na: redução dos tempos dos processos de retaguarda; redução do número de operações no ponto de venda; prevenção de perdas; redução dos custos e dos tempos para a realização dos inventários; redução do número de funcionários nas lojas; redução do tempo de fila no caixa; redução de rupturas e no aumento da eficiência operacional da loja), foram pesquisados diversos estudos de casos mundiais de empresas do segmento de varejo, que implementaram as tecnologias de AIDC e TI, principalmente a de RFID, para saber quais foram os impactos do uso destas tecnologias em suas operações e, em seguida, foi desenvolvido um Estudo de Caso abrangente, por meio do qual se objetivou entender os benefícios empresariais reais do uso destas tecnologias para o varejo de autosserviço. Como resultado final, foi possível identificar as mudanças nos processos operacionais do varejo de autosserviço, bem como os benefícios gerados em termos de custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação. O trabalho também evidenciou os pontos críticos de sucesso para a implementação da TI e das AIDC no varejo, que são: a revisão dos processos operacionais; a correta definição do hardware; dos insumos; do software; das interferências do ambiente físico; da disponibilização dos dados/informações dos produtos; das pessoas/funcionários e dos parceiros de negócios/fornecedores. De maneira mais específica, este trabalho buscou contribuir para o enriquecimento do campo de estudos no segmento de varejo e para o uso da tecnologia da informação, no Brasil, já que o assunto sobre o uso e o impacto de novas tecnologias no ponto de vendas, ainda permanece pouco explorado academicamente. |
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Romano, Regiane RelvaEscolas::EAESPSanchez, Otávio PrósperoBrito, Eliane Pereira ZamithPopadiuk, SilvioFouto, Nuno Manoel Martins DiasAlbertin, Alberto Luiz2012-01-04T11:16:03Z2012-01-04T11:16:03Z2011-12-09ROMANO, Regiane Relva. Os impactos do uso de tecnologia da informação e da identificação e captura automática de dados nos processos operacionais do varejo. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2011.http://hdl.handle.net/10438/8895Este trabalho objetivou identificar as principais tecnologias disponíveis de TI (Tecnologia da Informação) e de AIDC (Identificação e Captura Automática de Dados) para a área de varejo de autosserviço, para preencher a lacuna existente na literatura, sobre os benefícios de se usar novas tecnologias no ponto de venda, com vistas a otimizar sua operação. Para tanto, foram estudados os principais processos operacionais de uma loja de varejo de autosserviço, com vistas a identificar como as Tecnologias da Informação (TI) e de Identificação e Captura Automática de Dados (AIDC), poderiam ajudar a melhorar os resultados operacionais e agregar valor ao negócio. Para analisar suas proposições (de que o uso de TI e de AIDC podem ajudar na: redução dos tempos dos processos de retaguarda; redução do número de operações no ponto de venda; prevenção de perdas; redução dos custos e dos tempos para a realização dos inventários; redução do número de funcionários nas lojas; redução do tempo de fila no caixa; redução de rupturas e no aumento da eficiência operacional da loja), foram pesquisados diversos estudos de casos mundiais de empresas do segmento de varejo, que implementaram as tecnologias de AIDC e TI, principalmente a de RFID, para saber quais foram os impactos do uso destas tecnologias em suas operações e, em seguida, foi desenvolvido um Estudo de Caso abrangente, por meio do qual se objetivou entender os benefícios empresariais reais do uso destas tecnologias para o varejo de autosserviço. Como resultado final, foi possível identificar as mudanças nos processos operacionais do varejo de autosserviço, bem como os benefícios gerados em termos de custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação. O trabalho também evidenciou os pontos críticos de sucesso para a implementação da TI e das AIDC no varejo, que são: a revisão dos processos operacionais; a correta definição do hardware; dos insumos; do software; das interferências do ambiente físico; da disponibilização dos dados/informações dos produtos; das pessoas/funcionários e dos parceiros de negócios/fornecedores. De maneira mais específica, este trabalho buscou contribuir para o enriquecimento do campo de estudos no segmento de varejo e para o uso da tecnologia da informação, no Brasil, já que o assunto sobre o uso e o impacto de novas tecnologias no ponto de vendas, ainda permanece pouco explorado academicamente.This study sought to identify the main IT technologies available for the AIDC and retail self-service area, to fill the gap in the literature about the real advantages of using new technologies at the point of sale, in order to optimize its operation. In order to do this, we studied the main operational processes of a self-service retail store bearing in mind to identify how the technologies of Automatic Identification and Data Capture and IT could help to improve the operating results and add value to the business. To analyze these proposals we have surveyed several global case studies of retail companies, which implemented the AIDC and IT technologies to investigate what were the impacts of using these technologies in their operations and then designed a comprehensive and innovative Case Study, through which we sought to understand the real business benefits. As a final result, it was possible to identify the changes and the benefits in terms of cost, productivity, quality, flexibility and innovation. The work also highlighted the critical points of success for the implementation of AIDC and IT Retail, which are: the review of operating processes, the correct definition of the hardware; inputs; software; interferences of the physical environment, the availability of data / information of products, of people / employees and of business partners / suppliers. More specifically, this study sought to contribute to the enrichment of the field studies in the retail segment and for the use of information technology in Brazil, since the issue on the use and impact of new technologies at the point of sales, still remains unexplored academically.por(TI) Tecnologia da InformaçãoAIDC (Identificação e Captura Automática de Dados)RFID (Identificação por radiofrequência)Código de BarrasBiometriaProcessosReconhecimento Óptico de Caracteres (OCR)StocksTroca Eletrônica de Dados (EDI)VarejoVisão de máquina(IT) Information TechnologyAIDC (Automatic Identification and Data Capture)RFID (Radio Frequency Identification)BarcodeBiometricsNatural User Interface (NUI)RetailAdministração de empresasComércio varejista - AutomaçãoComércio varejista - Inovações tecnológicasRadiofrequência - IdentificaçãoSistemas de coleta de automática de dados - Equipamento e acessóriosOs impactos do uso de tecnologia da informação e da identificação e captura automática de dados nos processos operacionais do varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Regiane Relva Romano - Versao Final Entregue.pdfTese Regiane Relva Romano - Versao Final Entregue.pdfapplication/pdf4264628https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8abd63f7-f472-47a7-8aad-68e84964d646/download5cde922f780d99b751abbf306d16f982MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b2a88bbb-c6a7-47df-a6c8-882e4def751b/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54TEXTTese Regiane Relva Romano - Versao Final Entregue.pdf.txtTese Regiane Relva Romano - Versao Final Entregue.pdf.txtExtracted texttext/plain102799https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b09f352e-8aa8-4bf3-b883-ca43a0c99bd6/download2621b53d0c28346316d28ba8b7084376MD59THUMBNAILTese Regiane Relva Romano - 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Este trabalho objetivou identificar as principais tecnologias disponíveis de TI (Tecnologia da Informação) e de AIDC (Identificação e Captura Automática de Dados) para a área de varejo de autosserviço, para preencher a lacuna existente na literatura, sobre os benefícios de se usar novas tecnologias no ponto de venda, com vistas a otimizar sua operação. Para tanto, foram estudados os principais processos operacionais de uma loja de varejo de autosserviço, com vistas a identificar como as Tecnologias da Informação (TI) e de Identificação e Captura Automática de Dados (AIDC), poderiam ajudar a melhorar os resultados operacionais e agregar valor ao negócio. Para analisar suas proposições (de que o uso de TI e de AIDC podem ajudar na: redução dos tempos dos processos de retaguarda; redução do número de operações no ponto de venda; prevenção de perdas; redução dos custos e dos tempos para a realização dos inventários; redução do número de funcionários nas lojas; redução do tempo de fila no caixa; redução de rupturas e no aumento da eficiência operacional da loja), foram pesquisados diversos estudos de casos mundiais de empresas do segmento de varejo, que implementaram as tecnologias de AIDC e TI, principalmente a de RFID, para saber quais foram os impactos do uso destas tecnologias em suas operações e, em seguida, foi desenvolvido um Estudo de Caso abrangente, por meio do qual se objetivou entender os benefícios empresariais reais do uso destas tecnologias para o varejo de autosserviço. Como resultado final, foi possível identificar as mudanças nos processos operacionais do varejo de autosserviço, bem como os benefícios gerados em termos de custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação. O trabalho também evidenciou os pontos críticos de sucesso para a implementação da TI e das AIDC no varejo, que são: a revisão dos processos operacionais; a correta definição do hardware; dos insumos; do software; das interferências do ambiente físico; da disponibilização dos dados/informações dos produtos; das pessoas/funcionários e dos parceiros de negócios/fornecedores. De maneira mais específica, este trabalho buscou contribuir para o enriquecimento do campo de estudos no segmento de varejo e para o uso da tecnologia da informação, no Brasil, já que o assunto sobre o uso e o impacto de novas tecnologias no ponto de vendas, ainda permanece pouco explorado academicamente. |
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