Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Nayara de Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/27250
Resumo: Este estudo se propõe a discutir o sentido atribuído ao trabalho voluntário empresarial, na ótica dos funcionários participantes de ações voluntárias, através das empresas que são funcionários regulares. Tendo em vista o crescimento do número de participantes e empresas com esse tipo de ação à Responsabilidade Social, o objetivo dessa dissertação é identificar qual o sentido construído pelo funcionário a partir da participação em ações voluntárias promovidas pela empresa sobre o trabalho regular na organização, no intuito de explorar as significações para o indivíduo referente à atividade desempenhada. A pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo, referida em Bardin (2006). Foram realizadas vinte e nove entrevistas em profundidade com funcionários que realizaram atividades voluntárias através da empresa, analisadas nas sete propriedades do Sensemaking (WEICK, 1995; WEICK, SUITCLIFFE, OBSTFELD, 2005) e Sensebreaking (LAWRENCE; MAITLIS, 2014). Os principais resultados do trabalho são: a caracterização do voluntariado corporativo nas sete propriedades do sensemaking (Identidade; Retrospecto; Enactment; Social; Processo; Pistas; Plausibilidade); a confirmação de que os funcionários participantes de ações voluntarias percebem transformações pessoais, Sensebreaking, de que o voluntariado corporativo é um tema complexo, porém significativo na vida das pessoas e dado que está inserido no contexto organizacional, merece ser profundamente estudado. A pesquisa traz uma contribuição acadêmica por avançar em estudos brasileiros em voluntariado corporativo, trazendo representações e sentidos atribuídos aos funcionários voluntários, além de contribuições práticas para as empresas que pretendem implantar ou aprimorar um programa de voluntariado.
id FGV_b92eac11538a37325120ad0ccee256d3
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/27250
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Monteiro, Nayara de AndradeEscolas::EAESPStory, JoanaSousa, Armindo dos Santos deBarros, Amon Narciso de2019-03-25T12:20:33Z2019-03-25T12:20:33Z2019-02-15http://hdl.handle.net/10438/27250Este estudo se propõe a discutir o sentido atribuído ao trabalho voluntário empresarial, na ótica dos funcionários participantes de ações voluntárias, através das empresas que são funcionários regulares. Tendo em vista o crescimento do número de participantes e empresas com esse tipo de ação à Responsabilidade Social, o objetivo dessa dissertação é identificar qual o sentido construído pelo funcionário a partir da participação em ações voluntárias promovidas pela empresa sobre o trabalho regular na organização, no intuito de explorar as significações para o indivíduo referente à atividade desempenhada. A pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo, referida em Bardin (2006). Foram realizadas vinte e nove entrevistas em profundidade com funcionários que realizaram atividades voluntárias através da empresa, analisadas nas sete propriedades do Sensemaking (WEICK, 1995; WEICK, SUITCLIFFE, OBSTFELD, 2005) e Sensebreaking (LAWRENCE; MAITLIS, 2014). Os principais resultados do trabalho são: a caracterização do voluntariado corporativo nas sete propriedades do sensemaking (Identidade; Retrospecto; Enactment; Social; Processo; Pistas; Plausibilidade); a confirmação de que os funcionários participantes de ações voluntarias percebem transformações pessoais, Sensebreaking, de que o voluntariado corporativo é um tema complexo, porém significativo na vida das pessoas e dado que está inserido no contexto organizacional, merece ser profundamente estudado. A pesquisa traz uma contribuição acadêmica por avançar em estudos brasileiros em voluntariado corporativo, trazendo representações e sentidos atribuídos aos funcionários voluntários, além de contribuições práticas para as empresas que pretendem implantar ou aprimorar um programa de voluntariado.This study proposes to discuss the meaning attributed to voluntary business work, from the point of view of employees participating in voluntary actions, through companies that are regular employees. In order to increase the number of participants and companies with this type of action to Social Responsibility, the objective of this dissertation is to identify the sense built by the employee from the participation in voluntary actions promoted by the company on regular work in the organization, to explore the meanings for the individual concerning the activity performed. The research is qualitative in nature. The data were analyzed using the content analysis, referred to in Bardin (2006). Twenty-nine in-depth interviews were conducted with employees who performed voluntary activities through the company, analyzed in the seven Sensemaking properties (WEICK, 1995; WEICK, SUITCLIFFE, OBSTFELD, 2005) and Sensebreaking (LAWRENCE; MAITLIS, 2014). The main results of the study are: the characterization of corporate volunteering in the seven properties of sensemaking (Identity, Retrospect, Enactment, Social, Process, Clues, Plausibility); the confirmation that volunteer employees perceive personal transformations, Sensebreaking, that corporate volunteering is a complex but significant issue in people's lives and since it is embedded in the organizational context deserves to be deeply studied. The research brings an academic contribution by advancing in Brazilian studies in corporate volunteering, bringing representations and meanings attributed to volunteer employees, as well as practical contributions to companies that intend to implement or improve a volunteer program.porSensemakingSensebreakingVolunteeringBusiness volunteeringCorporate social responsibilityvoluntariado corporativoVoluntariadoResponsabilidade social empresarialVoluntariado empresarialAdministração de empresasResponsabilidade social da empresaVoluntariado em serviço socialVoluntáriosEmpresas - Aspectos sociaisVoluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTNayara_dissertacao_biblioteca_vfinal.pdf.txtNayara_dissertacao_biblioteca_vfinal.pdf.txtExtracted texttext/plain102578https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c96da9d4-2571-40c3-b1df-42bc89ba9a56/download4bdf2d948def30c8ca7d7885d6c1dcc4MD55ORIGINALNayara_dissertacao_biblioteca_vfinal.pdfNayara_dissertacao_biblioteca_vfinal.pdfPDFapplication/pdf2557974https://repositorio.fgv.br/bitstreams/06fb91bb-fea5-4791-a49a-a35cc38e3b9b/download0a329973b0c041e47b96dc47f4d270aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/07aca165-e7eb-45bf-a636-39576cb985d4/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILNayara_dissertacao_biblioteca_vfinal.pdf.jpgNayara_dissertacao_biblioteca_vfinal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2645https://repositorio.fgv.br/bitstreams/44518f56-951d-448f-84e4-1956c2233b15/downloadfd84dbcccb6d81b67f901502437eb22cMD5610438/272502023-11-27 17:36:32.223open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/27250https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T17:36:32Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes
title Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes
spellingShingle Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes
Monteiro, Nayara de Andrade
Sensemaking
Sensebreaking
Volunteering
Business volunteering
Corporate social responsibility
voluntariado corporativo
Voluntariado
Responsabilidade social empresarial
Voluntariado empresarial
Administração de empresas
Responsabilidade social da empresa
Voluntariado em serviço social
Voluntários
Empresas - Aspectos sociais
title_short Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes
title_full Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes
title_fullStr Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes
title_full_unstemmed Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes
title_sort Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes
author Monteiro, Nayara de Andrade
author_facet Monteiro, Nayara de Andrade
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Story, Joana
Sousa, Armindo dos Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Nayara de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Amon Narciso de
contributor_str_mv Barros, Amon Narciso de
dc.subject.eng.fl_str_mv Sensemaking
Sensebreaking
Volunteering
Business volunteering
Corporate social responsibility
topic Sensemaking
Sensebreaking
Volunteering
Business volunteering
Corporate social responsibility
voluntariado corporativo
Voluntariado
Responsabilidade social empresarial
Voluntariado empresarial
Administração de empresas
Responsabilidade social da empresa
Voluntariado em serviço social
Voluntários
Empresas - Aspectos sociais
dc.subject.por.fl_str_mv voluntariado corporativo
Voluntariado
Responsabilidade social empresarial
Voluntariado empresarial
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa
Voluntariado em serviço social
Voluntários
Empresas - Aspectos sociais
description Este estudo se propõe a discutir o sentido atribuído ao trabalho voluntário empresarial, na ótica dos funcionários participantes de ações voluntárias, através das empresas que são funcionários regulares. Tendo em vista o crescimento do número de participantes e empresas com esse tipo de ação à Responsabilidade Social, o objetivo dessa dissertação é identificar qual o sentido construído pelo funcionário a partir da participação em ações voluntárias promovidas pela empresa sobre o trabalho regular na organização, no intuito de explorar as significações para o indivíduo referente à atividade desempenhada. A pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo, referida em Bardin (2006). Foram realizadas vinte e nove entrevistas em profundidade com funcionários que realizaram atividades voluntárias através da empresa, analisadas nas sete propriedades do Sensemaking (WEICK, 1995; WEICK, SUITCLIFFE, OBSTFELD, 2005) e Sensebreaking (LAWRENCE; MAITLIS, 2014). Os principais resultados do trabalho são: a caracterização do voluntariado corporativo nas sete propriedades do sensemaking (Identidade; Retrospecto; Enactment; Social; Processo; Pistas; Plausibilidade); a confirmação de que os funcionários participantes de ações voluntarias percebem transformações pessoais, Sensebreaking, de que o voluntariado corporativo é um tema complexo, porém significativo na vida das pessoas e dado que está inserido no contexto organizacional, merece ser profundamente estudado. A pesquisa traz uma contribuição acadêmica por avançar em estudos brasileiros em voluntariado corporativo, trazendo representações e sentidos atribuídos aos funcionários voluntários, além de contribuições práticas para as empresas que pretendem implantar ou aprimorar um programa de voluntariado.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-25T12:20:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-25T12:20:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/27250
url http://hdl.handle.net/10438/27250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c96da9d4-2571-40c3-b1df-42bc89ba9a56/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/06fb91bb-fea5-4791-a49a-a35cc38e3b9b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/07aca165-e7eb-45bf-a636-39576cb985d4/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/44518f56-951d-448f-84e4-1956c2233b15/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bdf2d948def30c8ca7d7885d6c1dcc4
0a329973b0c041e47b96dc47f4d270ae
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
fd84dbcccb6d81b67f901502437eb22c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749861268815872