Voluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Nayara de Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/27250
Resumo: Este estudo se propõe a discutir o sentido atribuído ao trabalho voluntário empresarial, na ótica dos funcionários participantes de ações voluntárias, através das empresas que são funcionários regulares. Tendo em vista o crescimento do número de participantes e empresas com esse tipo de ação à Responsabilidade Social, o objetivo dessa dissertação é identificar qual o sentido construído pelo funcionário a partir da participação em ações voluntárias promovidas pela empresa sobre o trabalho regular na organização, no intuito de explorar as significações para o indivíduo referente à atividade desempenhada. A pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo, referida em Bardin (2006). Foram realizadas vinte e nove entrevistas em profundidade com funcionários que realizaram atividades voluntárias através da empresa, analisadas nas sete propriedades do Sensemaking (WEICK, 1995; WEICK, SUITCLIFFE, OBSTFELD, 2005) e Sensebreaking (LAWRENCE; MAITLIS, 2014). Os principais resultados do trabalho são: a caracterização do voluntariado corporativo nas sete propriedades do sensemaking (Identidade; Retrospecto; Enactment; Social; Processo; Pistas; Plausibilidade); a confirmação de que os funcionários participantes de ações voluntarias percebem transformações pessoais, Sensebreaking, de que o voluntariado corporativo é um tema complexo, porém significativo na vida das pessoas e dado que está inserido no contexto organizacional, merece ser profundamente estudado. A pesquisa traz uma contribuição acadêmica por avançar em estudos brasileiros em voluntariado corporativo, trazendo representações e sentidos atribuídos aos funcionários voluntários, além de contribuições práticas para as empresas que pretendem implantar ou aprimorar um programa de voluntariado.
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Foram realizadas vinte e nove entrevistas em profundidade com funcionários que realizaram atividades voluntárias através da empresa, analisadas nas sete propriedades do Sensemaking (WEICK, 1995; WEICK, SUITCLIFFE, OBSTFELD, 2005) e Sensebreaking (LAWRENCE; MAITLIS, 2014). Os principais resultados do trabalho são: a caracterização do voluntariado corporativo nas sete propriedades do sensemaking (Identidade; Retrospecto; Enactment; Social; Processo; Pistas; Plausibilidade); a confirmação de que os funcionários participantes de ações voluntarias percebem transformações pessoais, Sensebreaking, de que o voluntariado corporativo é um tema complexo, porém significativo na vida das pessoas e dado que está inserido no contexto organizacional, merece ser profundamente estudado. A pesquisa traz uma contribuição acadêmica por avançar em estudos brasileiros em voluntariado corporativo, trazendo representações e sentidos atribuídos aos funcionários voluntários, além de contribuições práticas para as empresas que pretendem implantar ou aprimorar um programa de voluntariado.This study proposes to discuss the meaning attributed to voluntary business work, from the point of view of employees participating in voluntary actions, through companies that are regular employees. In order to increase the number of participants and companies with this type of action to Social Responsibility, the objective of this dissertation is to identify the sense built by the employee from the participation in voluntary actions promoted by the company on regular work in the organization, to explore the meanings for the individual concerning the activity performed. The research is qualitative in nature. The data were analyzed using the content analysis, referred to in Bardin (2006). Twenty-nine in-depth interviews were conducted with employees who performed voluntary activities through the company, analyzed in the seven Sensemaking properties (WEICK, 1995; WEICK, SUITCLIFFE, OBSTFELD, 2005) and Sensebreaking (LAWRENCE; MAITLIS, 2014). The main results of the study are: the characterization of corporate volunteering in the seven properties of sensemaking (Identity, Retrospect, Enactment, Social, Process, Clues, Plausibility); the confirmation that volunteer employees perceive personal transformations, Sensebreaking, that corporate volunteering is a complex but significant issue in people's lives and since it is embedded in the organizational context deserves to be deeply studied. The research brings an academic contribution by advancing in Brazilian studies in corporate volunteering, bringing representations and meanings attributed to volunteer employees, as well as practical contributions to companies that intend to implement or improve a volunteer program.porSensemakingSensebreakingVolunteeringBusiness volunteeringCorporate social responsibilityvoluntariado corporativoVoluntariadoResponsabilidade social empresarialVoluntariado empresarialAdministração de empresasResponsabilidade social da empresaVoluntariado em serviço socialVoluntáriosEmpresas - Aspectos sociaisVoluntariado corporativo, sensemaking e sensebreaking: um estudo a partir da visão dos participantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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