Acidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maxwell
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30331
Resumo: Diante de um cenário preocupante de segurança no trânsito, com elevados índices de mortalidade e acidentes graves nas rodovias e vias de trânsito local no Estado de São Paulo, foi implantado em 2015 o Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – MPST. No presente caso, serão apresentadas as frentes de atuação do Programa, a forma jurídica pela qual foi levado a efeito, assim como a perspectiva administrativa da execução do Programa, além de apresentar os seus resultados parciais, o que foi possível pela construção de plataforma estatística pública. Impulsionado pela “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela ONU para o período de 2011 a 2020, o Programa foi pensado como esforço aglutinador entre Governo e Sociedade Civil. É composto por um comitê gestor, coordenado pela Secretaria de Governo do Estado e conjunto de pastas, que são Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além do apoio de empresas da iniciativa privada, no esforço para reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020. Lançado em 20 de agosto de 2015, pelo então governador Geraldo Alckmin, o objetivo do Programa, além de reduzir pela metade as vítimas fatais de trânsito até 2020, com base em fundamentos estratégicos da Organização das Nações Unidas (ONU), foi promover integração dos trabalhos das instituições que compartilham as responsabilidades do tema. Tais objetivos acarretaram a elaboração de banco de dados de acidentes de trânsito oriundos de diversas instituições, como as secretarias de Saúde, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e órgãos de trânsito municipais. Visava-se, com os indicadores, obter um diagnóstico mais preciso das causas de acidentes e estabelecer ações eficazes de prevenção.
id FGV_ba7d32822006149e8b90d202b9b8d498
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/30331
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Vieira, MaxwellEscolas::EAESPGelis Filho, AntonioTeixeira, Marcos Antonio CarvalhoAzevedo, Clovis Bueno de2021-04-12T19:45:47Z2021-04-12T19:45:47Z2021-04-07https://hdl.handle.net/10438/30331Diante de um cenário preocupante de segurança no trânsito, com elevados índices de mortalidade e acidentes graves nas rodovias e vias de trânsito local no Estado de São Paulo, foi implantado em 2015 o Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – MPST. No presente caso, serão apresentadas as frentes de atuação do Programa, a forma jurídica pela qual foi levado a efeito, assim como a perspectiva administrativa da execução do Programa, além de apresentar os seus resultados parciais, o que foi possível pela construção de plataforma estatística pública. Impulsionado pela “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela ONU para o período de 2011 a 2020, o Programa foi pensado como esforço aglutinador entre Governo e Sociedade Civil. É composto por um comitê gestor, coordenado pela Secretaria de Governo do Estado e conjunto de pastas, que são Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além do apoio de empresas da iniciativa privada, no esforço para reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020. Lançado em 20 de agosto de 2015, pelo então governador Geraldo Alckmin, o objetivo do Programa, além de reduzir pela metade as vítimas fatais de trânsito até 2020, com base em fundamentos estratégicos da Organização das Nações Unidas (ONU), foi promover integração dos trabalhos das instituições que compartilham as responsabilidades do tema. Tais objetivos acarretaram a elaboração de banco de dados de acidentes de trânsito oriundos de diversas instituições, como as secretarias de Saúde, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e órgãos de trânsito municipais. Visava-se, com os indicadores, obter um diagnóstico mais preciso das causas de acidentes e estabelecer ações eficazes de prevenção.Due to a concerning road traffic safety outlook, with high rates of fatalities and serious accidents in both highways and local traffic roads in the State of São Paulo, in 2015 the State of São Paulo Traffic Safety Program was launched. In this paper features the Program’s activities, the legal form it took place, as well as the Program’s execution administrative overview and its partial results, which was possible due to the development of public statistics platform. Driven by the “Decade of Action for Road Safety”, set by the United Nations (UN) for the period of 2011-2020, the Program was conceived as a binding effort between the Government and the Civil Society. The Program is composed by a managing committee, coordinated by the State’s Government Secretary and a variety of State Secretaries, such as Governor’s Staff, Public Safety, Transportation and Logistics, Health, Rights of People with Disability, Education, Metropolitan Transportation, Managing and Planning, Economic Development, Science, Technology, and Innovation. There is also the private sector companies’ support aiming to reduce by 50% the road traffic-related deaths by 2020. Released in August 20th, 2015, by the former Governor Geraldo Alckmin, the Program’s goal, besides reducing by 50% the number of road traffic fatalities by 2020, based upon UN’s strategic foundation, was to integrate the works of the institutions that share responsibilities towards the topic. Such goals bring about the drafting of road traffic accidents database carried out by several institutions such as Secretary of Health, Military Police, Federal and State Highway Police, the Transportation Agency of the State of São Paulo (Artesp), and city traffic departments. The figures aimed to secure a more accurate diagnosis of the causes of accidents, and to set successful preventive actions.porAcidentes de trânsitoIntegração dos órgãosRedução de mortesSegurança no trânsitoTraffic accidentsDepartment integrationFatalities decreaseTraffic safetyAdministração públicaAcidentes de trânsitoSegurança de trânsitoPrevenção de acidentesAcidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9045813-6b56-42f4-9d2a-13ec89ffe811/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALTrabalho Individual Final - ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS FATAIS E O MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO.pdfTrabalho Individual Final - ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS FATAIS E O MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO.pdfPDFapplication/pdf1238895https://repositorio.fgv.br/bitstreams/34f4c2de-10b3-4db2-9cc3-771595e03db3/downloadea840e9341a8a4983d2682954b12f585MD51TEXTTrabalho Individual Final - ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS FATAIS E O MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO.pdf.txtTrabalho Individual Final - ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS FATAIS E O MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO.pdf.txtExtracted texttext/plain54401https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f3c4f561-9ffc-45d3-9f41-d9bd336071de/download0e8f9ce2b2b53738efbf5a330f8b5945MD55THUMBNAILTrabalho Individual Final - ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS FATAIS E O MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO.pdf.jpgTrabalho Individual Final - ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS FATAIS E O MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2646https://repositorio.fgv.br/bitstreams/65a05d25-701c-4adc-ae67-c06d78822b28/download9c765cb3e8928066c4ff9589fc2013c7MD5610438/303312024-02-29 17:25:57.82open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30331https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-02-29T17:25:57Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Acidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsito
title Acidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsito
spellingShingle Acidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsito
Vieira, Maxwell
Acidentes de trânsito
Integração dos órgãos
Redução de mortes
Segurança no trânsito
Traffic accidents
Department integration
Fatalities decrease
Traffic safety
Administração pública
Acidentes de trânsito
Segurança de trânsito
Prevenção de acidentes
title_short Acidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsito
title_full Acidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsito
title_fullStr Acidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsito
title_full_unstemmed Acidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsito
title_sort Acidentes automobilísticos fatais e o movimento paulista de segurança no trânsito
author Vieira, Maxwell
author_facet Vieira, Maxwell
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Gelis Filho, Antonio
Teixeira, Marcos Antonio Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maxwell
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Clovis Bueno de
contributor_str_mv Azevedo, Clovis Bueno de
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de trânsito
Integração dos órgãos
Redução de mortes
Segurança no trânsito
topic Acidentes de trânsito
Integração dos órgãos
Redução de mortes
Segurança no trânsito
Traffic accidents
Department integration
Fatalities decrease
Traffic safety
Administração pública
Acidentes de trânsito
Segurança de trânsito
Prevenção de acidentes
dc.subject.eng.fl_str_mv Traffic accidents
Department integration
Fatalities decrease
Traffic safety
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Acidentes de trânsito
Segurança de trânsito
Prevenção de acidentes
description Diante de um cenário preocupante de segurança no trânsito, com elevados índices de mortalidade e acidentes graves nas rodovias e vias de trânsito local no Estado de São Paulo, foi implantado em 2015 o Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – MPST. No presente caso, serão apresentadas as frentes de atuação do Programa, a forma jurídica pela qual foi levado a efeito, assim como a perspectiva administrativa da execução do Programa, além de apresentar os seus resultados parciais, o que foi possível pela construção de plataforma estatística pública. Impulsionado pela “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela ONU para o período de 2011 a 2020, o Programa foi pensado como esforço aglutinador entre Governo e Sociedade Civil. É composto por um comitê gestor, coordenado pela Secretaria de Governo do Estado e conjunto de pastas, que são Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além do apoio de empresas da iniciativa privada, no esforço para reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020. Lançado em 20 de agosto de 2015, pelo então governador Geraldo Alckmin, o objetivo do Programa, além de reduzir pela metade as vítimas fatais de trânsito até 2020, com base em fundamentos estratégicos da Organização das Nações Unidas (ONU), foi promover integração dos trabalhos das instituições que compartilham as responsabilidades do tema. Tais objetivos acarretaram a elaboração de banco de dados de acidentes de trânsito oriundos de diversas instituições, como as secretarias de Saúde, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e órgãos de trânsito municipais. Visava-se, com os indicadores, obter um diagnóstico mais preciso das causas de acidentes e estabelecer ações eficazes de prevenção.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-12T19:45:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-12T19:45:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/30331
url https://hdl.handle.net/10438/30331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e9045813-6b56-42f4-9d2a-13ec89ffe811/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/34f4c2de-10b3-4db2-9cc3-771595e03db3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f3c4f561-9ffc-45d3-9f41-d9bd336071de/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/65a05d25-701c-4adc-ae67-c06d78822b28/download
bitstream.checksum.fl_str_mv dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
ea840e9341a8a4983d2682954b12f585
0e8f9ce2b2b53738efbf5a330f8b5945
9c765cb3e8928066c4ff9589fc2013c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023729246240768