Os desafios para manutenção de um canal próprio de vendas online para shopping center. Dilema do Mariomm Shopping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maíra de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/33654
Resumo: Todos os shopping centers do Brasil foram obrigados, pela primeira vez na história do país, a fechar suas portas a partir da declaração oficial da Organização Mundial de Saúde sobre o surto da Covid-19, em março de 2020, configurada como pandemia mundial. O varejo físico foi, sem dúvida, uma das áreas econômicas mais afetadas nesse contexto e a integração online e offline, que já vinha sendo pauta de discussões no setor, precisou ser acelerada para criação de novos canais e oportunidades de vendas para os lojistas. Muitas notícias já apontavam para a rápida adaptação da população em relação ao consumo online e, neste cenário, não demorou ser vista como uma das principais saídas para a manutenção dos shoppings centers durante o período. Nesse contexto, este caso aborda o dilema do departamento de marketing de um tradicional shopping center de São Paulo, Mariomm Shopping (nome fictício), que, assim como alguns shoppings no país, optou por acelerar e investir em um novo modelo de negócios por meio de uma plataforma própria de vendas online para os lojistas. Entretanto, diante dos resultados esperados, tem dúvidas sobre manter ou não a ferramenta em operação. O ponto de vista dos quatro principais personagens que fazem parte do caso (Empreendedores, Associação de Lojistas, Lojistas e Departamento de marketing, sendo esse o protagonista da decisão) devem incentivar as discussões a respeito do mercado brasileiro de shopping centers, evolução da venda online no Brasil e operacionalização de uma plataforma de marketplace própria.
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Nesse contexto, este caso aborda o dilema do departamento de marketing de um tradicional shopping center de São Paulo, Mariomm Shopping (nome fictício), que, assim como alguns shoppings no país, optou por acelerar e investir em um novo modelo de negócios por meio de uma plataforma própria de vendas online para os lojistas. Entretanto, diante dos resultados esperados, tem dúvidas sobre manter ou não a ferramenta em operação. O ponto de vista dos quatro principais personagens que fazem parte do caso (Empreendedores, Associação de Lojistas, Lojistas e Departamento de marketing, sendo esse o protagonista da decisão) devem incentivar as discussões a respeito do mercado brasileiro de shopping centers, evolução da venda online no Brasil e operacionalização de uma plataforma de marketplace própria.All shopping malls in Brazil were forced, for the first time in the country's history, to close their doors after the official declaration by the World Health Organization on the Covid19 outbreak, in March 2020, configured as a global pandemic. Physical retail was undoubtedly one of the most affected economic areas in this context and online and offline integration, which had already been the subject of discussions in the sector, needed to be accelerated to create new channels and sales opportunities for retailers. Many news already pointed to the rapid adaptation of the population in relation to online consumption and, in this scenario, it did not take long to be seen as one of the main solutions for the maintenance of shopping centers in the period. In this context, this case addresses the dilemma of the marketing department of a traditional shopping center in São Paulo, Mariomm Shopping (fictitious name), which, like some other malls in the country, opted to accelerate and invest in a new business model through its own online sales platform for retailers. However, given the expected results, he has doubts whether or not to keep the tool in operation. The point of view of the four main characters that are part of the case (Businessmen, the Association of Shopkeepers, Shopkeepers, and the Marketing Department, which is the protagonist of the decision) should encourage discussions on the Brazilian shopping center market, evolution of online sales in the Brazil and operationalization of its own marketplace platform.porMarketplaceMallsConsumer behaviorMultichannelComportamento de consumoShopping CenterMulticanalAdministração de empresasCentros comerciaisComércio eletrônicoComércio varejistaComportamento do consumidorConsumidores - AtitudesOs desafios para manutenção de um canal próprio de vendas online para shopping center. Dilema do Mariomm Shoppinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALCASO DE ENSINO MARIOMM PUBLICAÇÃO BIBLIOTECA FINAL.pdfCASO DE ENSINO MARIOMM PUBLICAÇÃO BIBLIOTECA FINAL.pdfPDFapplication/pdf883049https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1588ecda-ecfd-45af-a932-e512c73508c6/downloadb7c8ce71ded9b85fca01f851d1271159MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/faac61cb-f80c-4d2d-ad70-9e1db1d1304c/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTCASO DE ENSINO MARIOMM PUBLICAÇÃO BIBLIOTECA FINAL.pdf.txtCASO DE ENSINO MARIOMM PUBLICAÇÃO BIBLIOTECA FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain102609https://repositorio.fgv.br/bitstreams/966c57dd-f2e7-4b22-b670-aa073a7d5900/downloadf706c5aa303016e61400d50a964a4628MD55THUMBNAILCASO DE ENSINO MARIOMM PUBLICAÇÃO 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