A influência das emoções nos resultados das negociações virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petroli, Cleo Luis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/25828
Resumo: Objetivo – Este estudo pretende avaliar a influência das emoções nos resultados das negociações virtuais, através da análise dos resultados subjetivos e objetivos da negociação virtual. Metodologia – A pesquisa foi realizada através de um experimento cujo cenário simulava a compra/venda de um aparelho telefônico (celular). Os participantes desempenhavam o papel de compradores e eram orientados a negociar virtualmente o preço com o vendedor. Os participantes foram divididos de forma aleatória em três grupos: ao primeiro grupo o vendedor demonstrava emoções negativas no processo de negociação, ao passo que para o segundo grupo ele demonstrava emoções neutras e, para o terceiro grupo, emoções positivas. Para cada uma dessas condições foram medidos e comparados os resultados subjetivos e objetivos da negociação. Resultados – Foi demonstrado que o uso de emoções positivas promove melhores resultados subjetivos em uma negociação virtual e que o uso de emoções negativas está positivamente relacionado a melhores resultados objetivos em negociações virtuais. Limitações/Pesquisas Futuras – A principal limitação da pesquisa é que esta se baseia em uma negociação virtual fictícia. Outras pesquisas devem analisar o efeito de negociações virtuais reais. Além disso, pesquisas futuras poderiam fazer uma comparação, usando o mesmo cenário em negociações virtuais e face a face. Contribuições práticas – A partir desses resultados, as empresas podem treinar os seus colaboradores que usam habitualmente de negociações virtuais e utilizar as emoções como uma estratégia de negociação, de acordo com o ambiente e o produto que está sendo negociado. Contribuições teóricas – Esta pesquisa, além de confirmar estudos anteriores sobre o uso de emoções em negociações virtuais, apresenta uma análise sobre os efeitos dessas emoções nos resultados da negociação. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, poucos estudos relacionam o uso de emoções com os resultados das negociações virtuais.
id FGV_c1cb70b37e80bc172ca6a05dfbd30973
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/25828
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Petroli, Cleo LuisEscolas::EBAPEFurtado, Liliane Magalhães Girardin PimentelSalles, Denise Medeiros RibeiroSobral, Filipe2019-01-03T17:36:04Z2019-01-03T17:36:04Z2018-11-12http://hdl.handle.net/10438/25828Objetivo – Este estudo pretende avaliar a influência das emoções nos resultados das negociações virtuais, através da análise dos resultados subjetivos e objetivos da negociação virtual. Metodologia – A pesquisa foi realizada através de um experimento cujo cenário simulava a compra/venda de um aparelho telefônico (celular). Os participantes desempenhavam o papel de compradores e eram orientados a negociar virtualmente o preço com o vendedor. Os participantes foram divididos de forma aleatória em três grupos: ao primeiro grupo o vendedor demonstrava emoções negativas no processo de negociação, ao passo que para o segundo grupo ele demonstrava emoções neutras e, para o terceiro grupo, emoções positivas. Para cada uma dessas condições foram medidos e comparados os resultados subjetivos e objetivos da negociação. Resultados – Foi demonstrado que o uso de emoções positivas promove melhores resultados subjetivos em uma negociação virtual e que o uso de emoções negativas está positivamente relacionado a melhores resultados objetivos em negociações virtuais. Limitações/Pesquisas Futuras – A principal limitação da pesquisa é que esta se baseia em uma negociação virtual fictícia. Outras pesquisas devem analisar o efeito de negociações virtuais reais. Além disso, pesquisas futuras poderiam fazer uma comparação, usando o mesmo cenário em negociações virtuais e face a face. Contribuições práticas – A partir desses resultados, as empresas podem treinar os seus colaboradores que usam habitualmente de negociações virtuais e utilizar as emoções como uma estratégia de negociação, de acordo com o ambiente e o produto que está sendo negociado. Contribuições teóricas – Esta pesquisa, além de confirmar estudos anteriores sobre o uso de emoções em negociações virtuais, apresenta uma análise sobre os efeitos dessas emoções nos resultados da negociação. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, poucos estudos relacionam o uso de emoções com os resultados das negociações virtuais.Objective – This study intends to evaluate the influence of emotions in the results of virtual negotiations through the analysis of subjective results and the objectives of the virtual negotiation. Methodology – The research was carried out through an experiment whose scenario simulated a purchase/sale of a mobile device (cell phone). The participants playing the role of buyer were instructed to negotiate virtually the price with the seller. Participants were randomly divided into three (3) groups: the first group showed negative emotions in the negotiation process, whereas the second group showed neutral emotions, and positive emotions for the third one. For each of these conditions, the subjective and objective results of the negotiation were measured and compared. Results – It has been shown that the use of positive emotions promotes better subjective results in a virtual negotiation and that the use of negative emotions is positively related to better objective results in virtual negotiations. Limitations/Further Studies – The main limitation of this study is that it is based on a fictitious virtual trading. Further studies should analyze the effect of actual virtual negotiations. In addition, they could make a comparison using the same scenario in virtual and face-to-face negotiations. Practical Contributions – From these results, companies can train their employees who routinely use virtual trading and use their emotions as a trading strategy, according to the environment and the product being traded. Theoretical Contributions – This study, besides confirming previous studies on the use of emotions in virtual negotiations, presents an analysis of the effects of emotions on the results of the negotiation. Originality – To our knowledge, few studies relate the use of emotions to the results of virtual negotiations.porNegociaçãoEmoçõesE-negociaçãoNegociações virtuaisNegotiationEmotionsE-tradingVirtual negotiationsAdministração de empresasNegociaçãoEmoçõesComunicaçãoA influência das emoções nos resultados das negociações virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018-11-12reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertacao_CleoLPetroli_VersaoFinal PósBanca_Final.pdf.txtDissertacao_CleoLPetroli_VersaoFinal PósBanca_Final.pdf.txtExtracted texttext/plain103203https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a0d6d556-afc7-4cc7-92ac-96f4f214179b/downloadeb55c209efa392127604ba03602a0bc2MD55ORIGINALDissertacao_CleoLPetroli_VersaoFinal PósBanca_Final.pdfDissertacao_CleoLPetroli_VersaoFinal PósBanca_Final.pdfPDFapplication/pdf1781622https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b755481e-240b-4862-96fa-77eeade86209/downloadc675e8d0c0b84f839e2181d60bd975cfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5cc56cfa-1bea-4a10-a282-94ff1c3bc770/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILDissertacao_CleoLPetroli_VersaoFinal PósBanca_Final.pdf.jpgDissertacao_CleoLPetroli_VersaoFinal PósBanca_Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3163https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0ca3a2c5-be59-414b-baa6-4f68f7af60a8/downloadca69f0c74c437b5fc3c46a4ae58c4599MD5610438/258282023-11-26 16:25:38.884open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/25828https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T16:25:38Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv A influência das emoções nos resultados das negociações virtuais
title A influência das emoções nos resultados das negociações virtuais
spellingShingle A influência das emoções nos resultados das negociações virtuais
Petroli, Cleo Luis
Negociação
Emoções
E-negociação
Negociações virtuais
Negotiation
Emotions
E-trading
Virtual negotiations
Administração de empresas
Negociação
Emoções
Comunicação
title_short A influência das emoções nos resultados das negociações virtuais
title_full A influência das emoções nos resultados das negociações virtuais
title_fullStr A influência das emoções nos resultados das negociações virtuais
title_full_unstemmed A influência das emoções nos resultados das negociações virtuais
title_sort A influência das emoções nos resultados das negociações virtuais
author Petroli, Cleo Luis
author_facet Petroli, Cleo Luis
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Furtado, Liliane Magalhães Girardin Pimentel
Salles, Denise Medeiros Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Petroli, Cleo Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sobral, Filipe
contributor_str_mv Sobral, Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Negociação
Emoções
E-negociação
Negociações virtuais
topic Negociação
Emoções
E-negociação
Negociações virtuais
Negotiation
Emotions
E-trading
Virtual negotiations
Administração de empresas
Negociação
Emoções
Comunicação
dc.subject.eng.fl_str_mv Negotiation
Emotions
E-trading
Virtual negotiations
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Negociação
Emoções
Comunicação
description Objetivo – Este estudo pretende avaliar a influência das emoções nos resultados das negociações virtuais, através da análise dos resultados subjetivos e objetivos da negociação virtual. Metodologia – A pesquisa foi realizada através de um experimento cujo cenário simulava a compra/venda de um aparelho telefônico (celular). Os participantes desempenhavam o papel de compradores e eram orientados a negociar virtualmente o preço com o vendedor. Os participantes foram divididos de forma aleatória em três grupos: ao primeiro grupo o vendedor demonstrava emoções negativas no processo de negociação, ao passo que para o segundo grupo ele demonstrava emoções neutras e, para o terceiro grupo, emoções positivas. Para cada uma dessas condições foram medidos e comparados os resultados subjetivos e objetivos da negociação. Resultados – Foi demonstrado que o uso de emoções positivas promove melhores resultados subjetivos em uma negociação virtual e que o uso de emoções negativas está positivamente relacionado a melhores resultados objetivos em negociações virtuais. Limitações/Pesquisas Futuras – A principal limitação da pesquisa é que esta se baseia em uma negociação virtual fictícia. Outras pesquisas devem analisar o efeito de negociações virtuais reais. Além disso, pesquisas futuras poderiam fazer uma comparação, usando o mesmo cenário em negociações virtuais e face a face. Contribuições práticas – A partir desses resultados, as empresas podem treinar os seus colaboradores que usam habitualmente de negociações virtuais e utilizar as emoções como uma estratégia de negociação, de acordo com o ambiente e o produto que está sendo negociado. Contribuições teóricas – Esta pesquisa, além de confirmar estudos anteriores sobre o uso de emoções em negociações virtuais, apresenta uma análise sobre os efeitos dessas emoções nos resultados da negociação. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, poucos estudos relacionam o uso de emoções com os resultados das negociações virtuais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-03T17:36:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-03T17:36:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/25828
url http://hdl.handle.net/10438/25828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a0d6d556-afc7-4cc7-92ac-96f4f214179b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b755481e-240b-4862-96fa-77eeade86209/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5cc56cfa-1bea-4a10-a282-94ff1c3bc770/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0ca3a2c5-be59-414b-baa6-4f68f7af60a8/download
bitstream.checksum.fl_str_mv eb55c209efa392127604ba03602a0bc2
c675e8d0c0b84f839e2181d60bd975cf
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
ca69f0c74c437b5fc3c46a4ae58c4599
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749865066758144