A experimentação na modelagem de negócios e seus impactos na legitimidade de startups
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/34745 |
Resumo: | Este estudo tem como tema os processos de experimentação na modelagem de negócios que impactam a conquista da legitimidade de startups. Essa abordagem é contrastante com pesquisas anteriores na qual a experimentação foi analisada sob a lente da geração de conhecimento. A literatura e a prática de gestão revelam um interesse crescente na experimentação de modelos de negócios. A experimentação permite aos empreendedores formularem e testarem hipóteses sobre novos modelos de negócios, gerando dados para análise, seguidos de novos experimentos ou outras ações como o pivotamento. Entretanto, pouco se sabe sobre quais ações, escolhas e atividades são desenvolvidas no processo de experimentação na modelagem de negócios que impactam a legitimação das startups. Para endereçar essa lacuna, este trabalho examina a experimentação no processo de modelagem de negócios, tendo como ponto de partida dois papéis recém-descobertos da experimentação: a sinalização e o convencimento. Esses papéis de natureza simbólica podem levar à legitimação estratégica de startups por meio da ação sobre o ambiente. Adicionalmente aos papéis, o estudo considera que a experimentação toma duas formas – interações intencionais e projetos experimentais – e que essas duas formas suportam os diferentes papéis da experimentação. A partir dessas dimensões, o objetivo do estudo é investigar como os empreendedores desenvolvem um conjunto de ações ordenadas em processos de experimentação de modelagem de negócios que levam à conquista da legitimidade de startups. Para atingir esse objetivo, o trabalho consiste em pesquisa qualitativa para o exame dos microprocessos de experimentação e utiliza a perspectiva processual como lente teórica para compreensão do fenômeno. O contexto da pesquisa são os processos de modelagem de negócios de diversas startups localizadas na região metropolitana de São Paulo. O estudo é exploratório e abdutivo das ações, escolhas e atividades realizadas durante a experimentação na modelagem de negócios de maneira coordenada que impactam a conquista da legitimidade de startups. As entrevistas em profundidade baseadas na técnica dos incidentes críticos foi o método de coleta de dados aplicado. A contribuição teórica é um modelo processual que amplia as possibilidades da experimentação empreendedora como alternativa aos papéis da sinalização e do convencimento associados à experimentação. Isso permite aos praticantes conceberem modelos de negócio e mercados para sua aceitação. |
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Marques, Eduardo Werneck VieiraEscolas::EAESPTonelli, Maria JoséRamos, Carla Sofia Dias MoreiraSchmidt, SerjePerin, Marcelo Gattermann2024-01-18T20:51:08Z2024-01-18T20:51:08Z2023-12-07https://hdl.handle.net/10438/34745Este estudo tem como tema os processos de experimentação na modelagem de negócios que impactam a conquista da legitimidade de startups. Essa abordagem é contrastante com pesquisas anteriores na qual a experimentação foi analisada sob a lente da geração de conhecimento. A literatura e a prática de gestão revelam um interesse crescente na experimentação de modelos de negócios. A experimentação permite aos empreendedores formularem e testarem hipóteses sobre novos modelos de negócios, gerando dados para análise, seguidos de novos experimentos ou outras ações como o pivotamento. Entretanto, pouco se sabe sobre quais ações, escolhas e atividades são desenvolvidas no processo de experimentação na modelagem de negócios que impactam a legitimação das startups. Para endereçar essa lacuna, este trabalho examina a experimentação no processo de modelagem de negócios, tendo como ponto de partida dois papéis recém-descobertos da experimentação: a sinalização e o convencimento. Esses papéis de natureza simbólica podem levar à legitimação estratégica de startups por meio da ação sobre o ambiente. Adicionalmente aos papéis, o estudo considera que a experimentação toma duas formas – interações intencionais e projetos experimentais – e que essas duas formas suportam os diferentes papéis da experimentação. A partir dessas dimensões, o objetivo do estudo é investigar como os empreendedores desenvolvem um conjunto de ações ordenadas em processos de experimentação de modelagem de negócios que levam à conquista da legitimidade de startups. Para atingir esse objetivo, o trabalho consiste em pesquisa qualitativa para o exame dos microprocessos de experimentação e utiliza a perspectiva processual como lente teórica para compreensão do fenômeno. O contexto da pesquisa são os processos de modelagem de negócios de diversas startups localizadas na região metropolitana de São Paulo. O estudo é exploratório e abdutivo das ações, escolhas e atividades realizadas durante a experimentação na modelagem de negócios de maneira coordenada que impactam a conquista da legitimidade de startups. As entrevistas em profundidade baseadas na técnica dos incidentes críticos foi o método de coleta de dados aplicado. A contribuição teórica é um modelo processual que amplia as possibilidades da experimentação empreendedora como alternativa aos papéis da sinalização e do convencimento associados à experimentação. Isso permite aos praticantes conceberem modelos de negócio e mercados para sua aceitação.This study focuses on the processes of experimentation in business modeling in startups that impact the achievement of legitimacy of such enterprises. This approach contrasts with previous research in which experimentation was analyzed through the lens of knowledge generation. Management literature and practice reveal a growing interest in experimenting with business models. Experimentation allows entrepreneurs to formulate and test hypotheses about new business models, generating data for analysis, followed by new experiments or other actions such as pivoting. However, little is known about which actions, choices and activities are developed in the process of experimentation in business modeling that impact the legitimization of startups. To address this gap, this work examines experimentation in the business modeling process, taking as its starting point two newly discovered roles of experimentation: signaling and convincing. These symbolic roles can lead to the strategic legitimization of startups through action on the environment. In addition to the roles, the study considers that experimentation takes two forms – intentional interactions and experimental designs – and that these two forms support the different roles of experimentation. Based on these dimensions, the objective of the study is to investigate how entrepreneurs develop a set of ordered actions in business modeling experimentation processes that lead to the achievement of legitimacy for startups. To achieve this objective, the work consists of qualitative research to examine the micro processes of experimentation and uses the procedural perspective as a theoretical lens to understand the phenomenon. The research context is the business modeling processes of several startups located in the metropolitan region of São Paulo. The study is exploratory and abductive of the actions, choices and activities carried out during experimentation in business modeling in a coordinated way that impact the achievement of legitimacy for startups. In-depth interviews based on the critical incident technique were the data collection method applied. The theoretical contribution is a procedural model that expands the possibilities of entrepreneurial experimentation as an alternative to the roles of signaling and convincing associated with experimentation. This allows practitioners to better design business models and markets for acceptance.porModelo de negóciosModelagem de negóciosProcesso de experimentaçãoExperimentação empreendedoraLegitimidadeBusiness modelBusiness modelingExperimentation processesEntrepreneurial experimentationLegitimacyAdministração de empresasEmpresas novasModelos em administraçãoEmpreendedorismoA experimentação na modelagem de negócios e seus impactos na legitimidade de startupsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTese de Doutorado Eduardo Werneck Para Biblioteca III.pdfTese de Doutorado Eduardo Werneck Para Biblioteca III.pdfPDFapplication/pdf1407411https://repositorio.fgv.br/bitstreams/46dc56ba-2cc6-4e52-8927-8bbcd5e08be5/download774442bb0440bf8755052503270aada8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Este estudo tem como tema os processos de experimentação na modelagem de negócios que impactam a conquista da legitimidade de startups. Essa abordagem é contrastante com pesquisas anteriores na qual a experimentação foi analisada sob a lente da geração de conhecimento. A literatura e a prática de gestão revelam um interesse crescente na experimentação de modelos de negócios. A experimentação permite aos empreendedores formularem e testarem hipóteses sobre novos modelos de negócios, gerando dados para análise, seguidos de novos experimentos ou outras ações como o pivotamento. Entretanto, pouco se sabe sobre quais ações, escolhas e atividades são desenvolvidas no processo de experimentação na modelagem de negócios que impactam a legitimação das startups. Para endereçar essa lacuna, este trabalho examina a experimentação no processo de modelagem de negócios, tendo como ponto de partida dois papéis recém-descobertos da experimentação: a sinalização e o convencimento. Esses papéis de natureza simbólica podem levar à legitimação estratégica de startups por meio da ação sobre o ambiente. Adicionalmente aos papéis, o estudo considera que a experimentação toma duas formas – interações intencionais e projetos experimentais – e que essas duas formas suportam os diferentes papéis da experimentação. A partir dessas dimensões, o objetivo do estudo é investigar como os empreendedores desenvolvem um conjunto de ações ordenadas em processos de experimentação de modelagem de negócios que levam à conquista da legitimidade de startups. Para atingir esse objetivo, o trabalho consiste em pesquisa qualitativa para o exame dos microprocessos de experimentação e utiliza a perspectiva processual como lente teórica para compreensão do fenômeno. O contexto da pesquisa são os processos de modelagem de negócios de diversas startups localizadas na região metropolitana de São Paulo. O estudo é exploratório e abdutivo das ações, escolhas e atividades realizadas durante a experimentação na modelagem de negócios de maneira coordenada que impactam a conquista da legitimidade de startups. As entrevistas em profundidade baseadas na técnica dos incidentes críticos foi o método de coleta de dados aplicado. A contribuição teórica é um modelo processual que amplia as possibilidades da experimentação empreendedora como alternativa aos papéis da sinalização e do convencimento associados à experimentação. Isso permite aos praticantes conceberem modelos de negócio e mercados para sua aceitação. |
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