Doações de campanha e desempenho das empresas brasileiras: um estudo usando resultados de eleições apertadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Ana Luísa Lisboa de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28908
Resumo: Será que conexões políticas são capazes de influenciar o desempenho das empresas brasileiras? O presente trabalho investiga as empresas doadoras paras as campanhas de candidatos a deputados federais entre 2006 e 2014 para responder a essa pergunta. A análise foi feita a partir de uma base de dados inédita construída com: (i) informações financeiras das empresas brasileiras; (ii) os resultados e dados eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e (iii) dados dos números de empregados e setor de atuação das empresas no Registro de Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho. O método empregado para avaliar o desempenho das empresas doadoras que elegeram seus candidatos foi o da regressão com descontinuidade em eleições apertadas. As firmas especializadas em obras públicas (energia, água e saneamento e construção civil) apresentaram maior crescimento (medido através do número de funcionários), em especial quando realizaram doações para o Partido dos Trabalhadores (partido dos presidentes em exercício durante o período analisado). Não foram encontrados efeitos para empresas de outros setores.
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As firmas especializadas em obras públicas (energia, água e saneamento e construção civil) apresentaram maior crescimento (medido através do número de funcionários), em especial quando realizaram doações para o Partido dos Trabalhadores (partido dos presidentes em exercício durante o período analisado). Não foram encontrados efeitos para empresas de outros setores.Can political connections influence the outcome of Brazilian firms? This work investigates private sector contributions to federal deputies candidates between the 2006 and 2014 campaigns to shed light into this question. The analysis is grounded in na entirely constructed new data base, consisting of: (i) firm-level financial information; (ii) electoral outcomes and campaign contributions data from Tribunal Superior Eleitoral (TSE) and (iii) firm-level data on activity sector and the number of employees for the universe of Brazilian companies from Registro de Anual de Informações Sociais (RAIS) from the Ministry of Labour. The method employed to evaluate the companies that donated to elected candidates was the regression discontinuity design in elections decided by thin margins. The firms generally specialized in public-works projects (i.e., energy, water and sewage and construction) exhibited higher growth (measured in terms of employment growth), especially when donating to Partido dos Trabalhadores (the ruling presidentes party during the studied period).porCampaign contributionsPolitical connectionsRegression discontinuity designContribuições de campanhaConexões políticasRegressão com descontinuidadeEconomiaFundos para campanha eleitoralEmpresas - Aspectos políticosAnálise de regressãoDoações de campanha e desempenho das empresas brasileiras: um estudo usando resultados de eleições apertadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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