A preparação dos novos profissionais de contabilidade: Os cursos de contabilidade estão olhando para os requisitos dos profissionais do futuro?
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/32779 |
Resumo: | A tecnologia vem afetando diversos aspectos da vida profissional nas últimas décadas. Ao mesmo tempo em que oferece novas formas de executar nossas tarefas, ela também traz uma série de novos desafios. Um deles certamente é o aprendizado exigido para lidar com novas tecnologias de forma a extrair ao máximo o potencial que elas oferecem. Os profissionais de contabilidade estão sendo profundamente impactados por tecnologias como Data Analytics, Inteligência Artificial (IA) e Automação de Processos por Robotização, entre outras. Este estudo analisa o estado da inclusão desses temas no currículo da graduação em Ciências Contábeis no Brasil, de forma a preparar os futuros contadores para sua adequada utilização. Um levantamento foi realizado com o envio de um questionário para os coordenadores desses cursos, para questionar a inclusão/propensão em incluir esses 3 temas no currículo de contabilidade e em que nível de profundidade o tema vem sendo tratado. Foram obtidas 170 respostas, representando 14% da população estudada. Identificou-se que a maioria dos cursos atualmente não trata desses temas, mas que Data Analytics e IA devem estar presentes no currículo de mais de 75% das instituições de ensino superior nos próximos 2 anos. Isso demonstra a crescente demanda por profissionais preparados para interagir com sistemas cada vez mais avançados. Por outro lado, o nível de profundidade em que os temas são abordados ainda carece de maior análise. Também foi verificado que características como modalidade de ensino, gratuidade, conceito no Enade, entre outras não afetam a propensão das instituições de ensino em incluir esses temas no currículo. |
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Um levantamento foi realizado com o envio de um questionário para os coordenadores desses cursos, para questionar a inclusão/propensão em incluir esses 3 temas no currículo de contabilidade e em que nível de profundidade o tema vem sendo tratado. Foram obtidas 170 respostas, representando 14% da população estudada. Identificou-se que a maioria dos cursos atualmente não trata desses temas, mas que Data Analytics e IA devem estar presentes no currículo de mais de 75% das instituições de ensino superior nos próximos 2 anos. Isso demonstra a crescente demanda por profissionais preparados para interagir com sistemas cada vez mais avançados. Por outro lado, o nível de profundidade em que os temas são abordados ainda carece de maior análise. Também foi verificado que características como modalidade de ensino, gratuidade, conceito no Enade, entre outras não afetam a propensão das instituições de ensino em incluir esses temas no currículo.Technology has affected many aspects of professional life in recent decades. While it offers us new ways to perform our tasks, it also brings a series of new challenges. One of them is certainly the learning required to deal with new technologies in order to make the most of the potential they offer. Accounting professionals are being profoundly impacted by technologies such as Data Analytics, Artificial Intelligence (AI) and Robotic Process Automation, among other technologies. This study analyzes the state of inclusion of these topics in the undergraduate Accounting Sciences curriculum in Brazil, to prepare future accountants to use these technologies. A survey was carried out, with the sending of a questionnaire to the coordinators of these courses, where the inclusion/propensity to include the 3 listed topics in the accounting curriculum was questioned and at what level of depth the topic has been addressed. A total of 170 responses were obtained, representing 14% of the population studied. It was identified that most courses currently do not address these topics, but that Data Analytics and AI should be present in the curriculum of more than 75% of higher education institutions in the next 2 years. This demonstrates the growing demand for professionals prepared to interact with increasingly advanced systems. On the other hand, the level of depth at which the topics are addressed still needs further analysis. It was also verified that characteristics such as teaching modality, gratuity, Enade score, among others, do not affect the propensity of educational institutions to include these topics in the curriculum.porTechnologyAccountingEducationEnsinoTecnologiaContabilidadeCiências contábeisAdministração de empresasContabilidade - Estudo e ensinoCiências contábeisContadoresInovações tecnológicasA preparação dos novos profissionais de contabilidade: Os cursos de contabilidade estão olhando para os requisitos dos profissionais do futuro?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA Rodrigo Borges - A preparação dos novos profissionais de contabilidade.pdfTA Rodrigo Borges - A preparação dos novos profissionais de 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