Segmentos populares, consumo e participação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limeira, Tânia Maria Vidigal
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gouveia, Maria Alice Machado
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3108
Resumo: This study focuses on how culture can become a socio-economic and political resource for the low income segment of the population. Three handcraft groups and three groups of music artists were analysed, as well as representatives of government and non-government organizations have been interviewed. The conclusion is that culture can become a socio-economic and political resource when key factors are present: the groups can act colectively; the group leaders behave as entrepreneurs and articulate diversified social networks; partnerships are developed with government and non-government organizations. Also, the sustainability of the cultural undertakings depend on transversal public policies.
id FGV_c67e1f5aaa0b028eba284fa3d3648710
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3108
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Limeira, Tânia Maria VidigalGouveia, Maria Alice MachadoEscolas::EAESP2009-10-27T17:28:55Z2009-10-27T17:28:55Z2008-01-01T00:00:00Z20082008;2http://hdl.handle.net/10438/3108This study focuses on how culture can become a socio-economic and political resource for the low income segment of the population. Three handcraft groups and three groups of music artists were analysed, as well as representatives of government and non-government organizations have been interviewed. The conclusion is that culture can become a socio-economic and political resource when key factors are present: the groups can act colectively; the group leaders behave as entrepreneurs and articulate diversified social networks; partnerships are developed with government and non-government organizations. Also, the sustainability of the cultural undertakings depend on transversal public policies.Esta pesquisa investigou como a cultura pode se tornar um recurso econômico, social e político para os segmentos menos favorecidos da população. Foram estudados três grupos de artesanato e três grupos de música, bem como entrevistou-se representantes de órgãos estatais, para-governamentais e do terceiro setor, que atuam na área da cultura. A conclusão é a de que a cultura pode ser um recurso econômico, social e político, quando se verifica a conjugação de alguns fatores-chave: os grupos de artistas conseguem se organizar coletivamente; suas lideranças agem de modo empreendedor e articulando-se a redes sociais diversificadas; parcerias são estabelecidas com organizações governamentais, para-governamentais e do terceiro setor, comprometidas com os objetivos desses grupos. Constatou-se que a sustentabilidade dos empreendimentos associativos na área cultural depende de políticas transversais, visando o desenvolvimento local integrado e sustentado.porRelatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.2Cultural entrepreneurshipEmpreendedorismo culturalMúsica: mercado culturalAdministração de empresasIndústria culturalEmpreendedorismoSegmentos populares, consumo e participação culturalPopular segments, consumer and cultural participationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRel022008.pdfapplication/pdf1109755https://repositorio.fgv.br/bitstreams/51bca400-7cf8-4124-b7d2-fbacb1d7a69d/downloadf10d1c7b6345f7b71aeb1238f36b113bMD51TEXTRel022008.pdf.txtRel022008.pdf.txtExtracted texttext/plain103015https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8ec2efb9-8961-49ce-98d3-ca5d1b04ce23/downloade59d2a06a871d457275c21fcc6179563MD56THUMBNAILRel022008.pdf.jpgRel022008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3712https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5f4920d4-6fd8-4cac-8c67-2ec1c28b0f44/download8fa8f5a9ab13026f3b75084768f1c2cbMD5710438/31082023-11-09 21:53:34.333open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3108https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T21:53:34Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Segmentos populares, consumo e participação cultural
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Popular segments, consumer and cultural participation
title Segmentos populares, consumo e participação cultural
spellingShingle Segmentos populares, consumo e participação cultural
Limeira, Tânia Maria Vidigal
Cultural entrepreneurship
Empreendedorismo cultural
Música: mercado cultural
Administração de empresas
Indústria cultural
Empreendedorismo
title_short Segmentos populares, consumo e participação cultural
title_full Segmentos populares, consumo e participação cultural
title_fullStr Segmentos populares, consumo e participação cultural
title_full_unstemmed Segmentos populares, consumo e participação cultural
title_sort Segmentos populares, consumo e participação cultural
author Limeira, Tânia Maria Vidigal
author_facet Limeira, Tânia Maria Vidigal
Gouveia, Maria Alice Machado
author_role author
author2 Gouveia, Maria Alice Machado
author2_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Limeira, Tânia Maria Vidigal
Gouveia, Maria Alice Machado
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural entrepreneurship
topic Cultural entrepreneurship
Empreendedorismo cultural
Música: mercado cultural
Administração de empresas
Indústria cultural
Empreendedorismo
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo cultural
Música: mercado cultural
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Indústria cultural
Empreendedorismo
description This study focuses on how culture can become a socio-economic and political resource for the low income segment of the population. Three handcraft groups and three groups of music artists were analysed, as well as representatives of government and non-government organizations have been interviewed. The conclusion is that culture can become a socio-economic and political resource when key factors are present: the groups can act colectively; the group leaders behave as entrepreneurs and articulate diversified social networks; partnerships are developed with government and non-government organizations. Also, the sustainability of the cultural undertakings depend on transversal public policies.
publishDate 2008
dc.date.created.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3108
dc.identifier.sici.none.fl_str_mv 2008;2
identifier_str_mv 2008;2
url http://hdl.handle.net/10438/3108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv Relatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/51bca400-7cf8-4124-b7d2-fbacb1d7a69d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8ec2efb9-8961-49ce-98d3-ca5d1b04ce23/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5f4920d4-6fd8-4cac-8c67-2ec1c28b0f44/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f10d1c7b6345f7b71aeb1238f36b113b
e59d2a06a871d457275c21fcc6179563
8fa8f5a9ab13026f3b75084768f1c2cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797603846914048