Caso de ensino 'Tirésias': viéses inconscientes de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alexandre Campos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/27551
Resumo: A questão da diversidade de gênero nas organizações faz parte de um debate amplo e transversal que perpassa aspectos culturais, sociais e subjetivos de grupos e indivíduos, e impacta diretamente no desempenho e os resultados das empresas, seja pelo impasse ou clareza na implantação de políticas e práticas organizacionais, seja pela baixa consciência desses aspectos e sua relação direta com a competitividade dos negócios, tanto quanto endereça questões relevantes na agenda e objetivos do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a preparação de novos profissionais deve proporcionar oportunidades de análise crítica, ao trazer consciência sobre a importância da diversidade nas organizações, e ajudar a preencher as lacunas entre a reflexão teórica e a construção de ações concretas, para alavancar a diversidade como potencial competitivo. Este trabalho aplicado, apresentado na forma de um caso de ensino, aborda a questão de gênero nas organizações, com recortes na questão do viés inconsciente na promoção de mulheres e homens a cargos de liderança e, também, no processo de avaliação de desempenho. O roteiro para discussão, proposto nas notas de ensino, conduz estudantes à identificação de causas e circunstâncias que favorecem ou inibem práticas de gestão que afetam a promoção de mulheres e homens a posições de liderança. Em seguida, estimula reflexões sobre os diferentes fatores que influenciam essas práticas, propondo, ao final, a elaboração de soluções para os impasses e paradoxos relacionados ao tema.
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Nesse contexto, a preparação de novos profissionais deve proporcionar oportunidades de análise crítica, ao trazer consciência sobre a importância da diversidade nas organizações, e ajudar a preencher as lacunas entre a reflexão teórica e a construção de ações concretas, para alavancar a diversidade como potencial competitivo. Este trabalho aplicado, apresentado na forma de um caso de ensino, aborda a questão de gênero nas organizações, com recortes na questão do viés inconsciente na promoção de mulheres e homens a cargos de liderança e, também, no processo de avaliação de desempenho. O roteiro para discussão, proposto nas notas de ensino, conduz estudantes à identificação de causas e circunstâncias que favorecem ou inibem práticas de gestão que afetam a promoção de mulheres e homens a posições de liderança. Em seguida, estimula reflexões sobre os diferentes fatores que influenciam essas práticas, propondo, ao final, a elaboração de soluções para os impasses e paradoxos relacionados ao tema.The issue of gender diversity in organizations is part of a broad and cross-sectional debate that passes through cultural, social and subjective aspects of groups and individuals. This debate directly affects the practice of sustainable development, as well as the performance and results of companies, by either the impasse or clarity in the implementation of organizational policies and practices, or due to the low awareness of these aspects and their direct relationship with business competitiveness. In this context, the preparation of new professionals should provide opportunities for critical analysis, by bringing awareness on the importance of diversity in organizations and helping to fill the gaps between theoretical reflection and concrete action, in order to leverage diversity as a competitive potential. This applied paper, in the form of a teaching case, addresses the issue of gender in organizations, with a cutting on the unconscious bias in the promotion of women and men to positions of leadership, in the context of the performance evaluation process. The discussion guide proposed in the teaching notes leads students to identify causes and circumstances that favor or inhibit management practices that affect the promotion of women and men to leadership positions. Next, it stimulates reflections on the different factors that influence these practices, and proposes, at the end, the elaboration of solutions that address the impasses and paradoxes related to this topic.porPerformance evaluationCompetenciesUnconscious biasAvaliação de desempenhoCompetênciasViés inconscienteAdministração de empresasDiversidade no local de trabalhoDesempenho - AvaliaçãoRelações de gêneroLiderançaMulheres nos negóciosCaso de ensino 'Tirésias': viéses inconscientes de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALALEXANDRE CAMPOS DE SOUZA_TA_Caso de Ensino Tirésias_viéses inconscientes de gênero_final.pdfALEXANDRE CAMPOS DE SOUZA_TA_Caso de Ensino Tirésias_viéses inconscientes de 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