Essays in applied microeconomics: housing, transportation, and education
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/31734 |
Resumo: | Essa tese de doutorado é composta por três artigos que usam técnicas econômicas para oferecer contribuições ao debate de três desafios atuais da sociedade brasileira: a promoção do desenvolvimento econômico por meio do investimento em educação; mecanismos para viabilização de investimentos em mobilidade urbana; e avaliação de políticas regulatórias sobre plataforma tecnológicas inovadoras. Nesta seção, apresento brevemente cada um destes artigos. O primeiro artigo avalia o impacto econômico de políticas alternativas de investimento na educação pública no Brasil ocorridas ao longo do século vinte. Especificamos cenários contrafactuais de gastos públicos mais elevados em educação e mensuramos seus efeitos econômicos considerando dois canais distintos: um canal demográfico em que a escolaridade reduz as taxas de fecundidade e um canal de produção pelo qual a escolaridade aumenta a produtividade por trabalhador. Aumentar os gastos com educação primária pública em um por cento do PIB a cada ano aumentou a estimativa contrafactual do PIB per capita em até 26 por cento em relação ao nível observado em 1985 e reduziu o tamanho estimado da população em 14 por cento. Esses resultados são consistentes com nossa hipótese e sugerem que os baixos níveis de gastos com educação primária no século XX foram onerosos para o Brasil. O segundo artigo avalia o efeito da abertura de uma nova estação de transporte sobre os preços dos imóveis no Rio de Janeiro. Nossa hipótese é que os valores das propriedades nas proximidades da nova estação são uma proxy para o valor adicionado criado pelos investimentos em transporte público. Descobrimos que a abordagem de regressão hedônica gera um parâmetro de tratamento de -0,111 contra -0,049 usando uma variável de controle de efeito fixo; um segundo resultado é que os efeitos de ganhos de acessibilidade de novas infraestruturas de transporte são maiores em imóveis próximos ao BRT do que ao Metrô. Esse resultado pode ser explicado pela alta renda média nos bairros das estações de Metrô em relação aos bairros de BRT. No terceiro artigo, criamos um modelo estrutural para estudar a competição entre os mercados de aluguel tradicionais (longo prazo) e os mercados de aluguel P2P (curto prazo) (por exemplo, Airbnb). Usamos o modelo para simular cenários de imposto sobre a receita dos mercados P2P. Verificamos que a política tributária proposta não leva a uma grande realocação de propriedade entre plataformas, e os poucos imóveis realocados são mais caros que a média e localizados nas áreas mais nobres da cidade. Os padrões de substituição que observamos sugerem fortemente que o Airbnb oferece uma alternativa imperfeita para o mercado habitacional tradicional de longo prazo. |
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Varejão Neto, Edmilson de SiqueiraEscolas::EPGESant’Anna, Marcelo Castello BrancoVeloso, Fernando Augusto AdeodatoLucinda, Cláudio Ribeiro deIgliori, Danilo CamargoTrindade, André Garcia de Oliveira2022-03-17T18:09:45Z2022-03-17T18:09:45Z2021-12-02https://hdl.handle.net/10438/31734Essa tese de doutorado é composta por três artigos que usam técnicas econômicas para oferecer contribuições ao debate de três desafios atuais da sociedade brasileira: a promoção do desenvolvimento econômico por meio do investimento em educação; mecanismos para viabilização de investimentos em mobilidade urbana; e avaliação de políticas regulatórias sobre plataforma tecnológicas inovadoras. Nesta seção, apresento brevemente cada um destes artigos. O primeiro artigo avalia o impacto econômico de políticas alternativas de investimento na educação pública no Brasil ocorridas ao longo do século vinte. Especificamos cenários contrafactuais de gastos públicos mais elevados em educação e mensuramos seus efeitos econômicos considerando dois canais distintos: um canal demográfico em que a escolaridade reduz as taxas de fecundidade e um canal de produção pelo qual a escolaridade aumenta a produtividade por trabalhador. Aumentar os gastos com educação primária pública em um por cento do PIB a cada ano aumentou a estimativa contrafactual do PIB per capita em até 26 por cento em relação ao nível observado em 1985 e reduziu o tamanho estimado da população em 14 por cento. Esses resultados são consistentes com nossa hipótese e sugerem que os baixos níveis de gastos com educação primária no século XX foram onerosos para o Brasil. O segundo artigo avalia o efeito da abertura de uma nova estação de transporte sobre os preços dos imóveis no Rio de Janeiro. Nossa hipótese é que os valores das propriedades nas proximidades da nova estação são uma proxy para o valor adicionado criado pelos investimentos em transporte público. Descobrimos que a abordagem de regressão hedônica gera um parâmetro de tratamento de -0,111 contra -0,049 usando uma variável de controle de efeito fixo; um segundo resultado é que os efeitos de ganhos de acessibilidade de novas infraestruturas de transporte são maiores em imóveis próximos ao BRT do que ao Metrô. Esse resultado pode ser explicado pela alta renda média nos bairros das estações de Metrô em relação aos bairros de BRT. No terceiro artigo, criamos um modelo estrutural para estudar a competição entre os mercados de aluguel tradicionais (longo prazo) e os mercados de aluguel P2P (curto prazo) (por exemplo, Airbnb). Usamos o modelo para simular cenários de imposto sobre a receita dos mercados P2P. Verificamos que a política tributária proposta não leva a uma grande realocação de propriedade entre plataformas, e os poucos imóveis realocados são mais caros que a média e localizados nas áreas mais nobres da cidade. Os padrões de substituição que observamos sugerem fortemente que o Airbnb oferece uma alternativa imperfeita para o mercado habitacional tradicional de longo prazo.This thesis contains three independent papers that use economic techniques to offer contributions to the debate on three current challenges facing Brazilian society: the promotion of economic development through investment in education; mechanisms for enabling investl11ents in urban mobility; and asseSSl11ent of regulatory policies on innovative technology platforl11s. In this section, I briefly introduce each of these articles. The first papel' evaluates the economic impact of alternative policies for investing in public education in Twentieth Century Brazil. Vie specify counterfactual scenarios with higher public spending on education and l11easure the econol11ic impact by considering two distinct channels: a demographic channel in which schooling reduces fertility rates, and a production channel in which schooling raises productivity per worker. Raising outlays on public primary education by one pcrcent of GDP each year increased the counterfactual estil11ate of GDP per capita by as much as 26 percent over its observed leveI in 1985 and reduced the estil11ated size of the population by 14 percent.. These results are consistent. with our hypothesis and suggest that low leveIs of spending on primary education in the twentieth century were costly to Brazil. The second papel' assesses the effect of opening a new transportation station on property prices in Rio de Janeiro. Vie hypothesize that the property values in the vicinity of the new station are a proxy for the added value created by public transportation investments. Vie find that the hedonic regression approach generates a treatment paral11eter of -0.111 against -0.049 using a fixed-effect cont.rol variable; that is, the omission of variables overestimated the treatment parameter twofold. Second, properties dose to BRT suffer higher effects to accessibility gains relative to Subway. This result can be explained by the high average income in subway stations neighborhood relative to BRT neighborhoods. In the third papel', we set up a structural model to study competition between traditional (long-terl11) rentall11arkets and P2P (short-term) rent.al market.s (e.g., Airbnb). We use the model to simulate policy-relevant counterfactual scenarios: a flat tax on P2P markets revenue. \Ve find that the proposed taxation policy does not lead to a large reallocation of property between platforms, and the few reallocated properties are more expensive than the average and located in the more upscale areas of the city. The substitution patterns we observe strongly suggest t.hat Airbnb provides an il11perfect alternative for the traditionallong-term housing market.engEconomia urbanaMicroeconomiaAprendizado de máquinasEconomiaEducação e estado - Brasil - Modelos econômicosInvestimentos na educação - BrasilEconomia urbanaBens imóveis - Brasil - Modelos econômicosMicroeconomiaAprendizado do computadorEssays in applied microeconomics: housing, transportation, and educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Essa tese de doutorado é composta por três artigos que usam técnicas econômicas para oferecer contribuições ao debate de três desafios atuais da sociedade brasileira: a promoção do desenvolvimento econômico por meio do investimento em educação; mecanismos para viabilização de investimentos em mobilidade urbana; e avaliação de políticas regulatórias sobre plataforma tecnológicas inovadoras. Nesta seção, apresento brevemente cada um destes artigos. O primeiro artigo avalia o impacto econômico de políticas alternativas de investimento na educação pública no Brasil ocorridas ao longo do século vinte. Especificamos cenários contrafactuais de gastos públicos mais elevados em educação e mensuramos seus efeitos econômicos considerando dois canais distintos: um canal demográfico em que a escolaridade reduz as taxas de fecundidade e um canal de produção pelo qual a escolaridade aumenta a produtividade por trabalhador. Aumentar os gastos com educação primária pública em um por cento do PIB a cada ano aumentou a estimativa contrafactual do PIB per capita em até 26 por cento em relação ao nível observado em 1985 e reduziu o tamanho estimado da população em 14 por cento. Esses resultados são consistentes com nossa hipótese e sugerem que os baixos níveis de gastos com educação primária no século XX foram onerosos para o Brasil. O segundo artigo avalia o efeito da abertura de uma nova estação de transporte sobre os preços dos imóveis no Rio de Janeiro. Nossa hipótese é que os valores das propriedades nas proximidades da nova estação são uma proxy para o valor adicionado criado pelos investimentos em transporte público. Descobrimos que a abordagem de regressão hedônica gera um parâmetro de tratamento de -0,111 contra -0,049 usando uma variável de controle de efeito fixo; um segundo resultado é que os efeitos de ganhos de acessibilidade de novas infraestruturas de transporte são maiores em imóveis próximos ao BRT do que ao Metrô. Esse resultado pode ser explicado pela alta renda média nos bairros das estações de Metrô em relação aos bairros de BRT. No terceiro artigo, criamos um modelo estrutural para estudar a competição entre os mercados de aluguel tradicionais (longo prazo) e os mercados de aluguel P2P (curto prazo) (por exemplo, Airbnb). Usamos o modelo para simular cenários de imposto sobre a receita dos mercados P2P. Verificamos que a política tributária proposta não leva a uma grande realocação de propriedade entre plataformas, e os poucos imóveis realocados são mais caros que a média e localizados nas áreas mais nobres da cidade. Os padrões de substituição que observamos sugerem fortemente que o Airbnb oferece uma alternativa imperfeita para o mercado habitacional tradicional de longo prazo. |
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