O paciente tem escolha? Identificando os fatores influenciadores da seleção de centro oncológico no Sistema Suplementar de Saúde brasileiro
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35174 |
Resumo: | Objetivo – O câncer é uma doença de alta morbimortalidade, relevância social e alto impacto financeiro para o sistema de saúde suplementar brasileiro e os centros oncológicos privados constituem uma área estratégica para investimento de hospitais, clínicas e operadoras de saúde. Esta pesquisa objetiva um melhor entendimento sobre os fatores de atração do paciente oncológico ao centro de tratamento, a um profissional médico, além de tentar elucidar as informações que poderiam ajudar a comparar os centros oncológicos e o responsável por esta escolha. Metodologia – Esse trabalho foi realizado através de pesquisa quantitativa, com elaboração de instrumento do tipo survey com entrevistas de pacientes em duas clínicas no interior do Rio de Janeiro. Resultados – A pesquisa demonstra que o processo de escolha de centro oncológico é complexo e heterogêneo e que provavelmente os pacientes preferem receber seus cuidados de um profissional de boa reputação, competente, com habilidades em comunicação em centros com maior qualidade de cuidado e melhor reputação. De forma geral, nota-se que a escolha do centro oncológico se deve principalmente às preferências do médico encaminhador em detrimento das características próprias da clínica. A literatura do tema sugere grande importância da divulgação de informações úteis e de fácil compreensão que permitam que usuários e médicos encaminhadores façam melhores escolhas. No entanto, permanece questionável no contexto atual brasileiro se os pacientes usariam mais informações caso fossem acessíveis e amigáveis e se de fato têm a oportunidade de escolha mesmo na iniciativa privada. Limitações – Como o primeiro estudo nesse sentido no Brasil, outros estudos deverão explorar a seleção de centro oncológico, visto que os resultados desta pesquisa não podem ser generalizados para toda a população brasileira devido a pequena amostragem em localidade específica, mas podem auxiliar na compreensão da visão geral dos pacientes a respeito do tema. Aplicabilidade do trabalho – Esta pesquisa busca melhorar o planejamento estratégico dos centros oncológicos privados brasileiros para que pacientes e gestores possam fazer melhores escolhas, aumentando o market share e a qualidade da assistência oncológica. |
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Andrade, Maria Clara Borges deEscolas::EBAPERocha, Saulo BarrosoCyrino, Álvaro BrunoBarbosa, Luiz Gustavo Medeiros2024-04-11T13:04:17Z2024-04-11T13:04:17Z2023-09-14https://hdl.handle.net/10438/35174Objetivo – O câncer é uma doença de alta morbimortalidade, relevância social e alto impacto financeiro para o sistema de saúde suplementar brasileiro e os centros oncológicos privados constituem uma área estratégica para investimento de hospitais, clínicas e operadoras de saúde. Esta pesquisa objetiva um melhor entendimento sobre os fatores de atração do paciente oncológico ao centro de tratamento, a um profissional médico, além de tentar elucidar as informações que poderiam ajudar a comparar os centros oncológicos e o responsável por esta escolha. Metodologia – Esse trabalho foi realizado através de pesquisa quantitativa, com elaboração de instrumento do tipo survey com entrevistas de pacientes em duas clínicas no interior do Rio de Janeiro. Resultados – A pesquisa demonstra que o processo de escolha de centro oncológico é complexo e heterogêneo e que provavelmente os pacientes preferem receber seus cuidados de um profissional de boa reputação, competente, com habilidades em comunicação em centros com maior qualidade de cuidado e melhor reputação. De forma geral, nota-se que a escolha do centro oncológico se deve principalmente às preferências do médico encaminhador em detrimento das características próprias da clínica. A literatura do tema sugere grande importância da divulgação de informações úteis e de fácil compreensão que permitam que usuários e médicos encaminhadores façam melhores escolhas. No entanto, permanece questionável no contexto atual brasileiro se os pacientes usariam mais informações caso fossem acessíveis e amigáveis e se de fato têm a oportunidade de escolha mesmo na iniciativa privada. Limitações – Como o primeiro estudo nesse sentido no Brasil, outros estudos deverão explorar a seleção de centro oncológico, visto que os resultados desta pesquisa não podem ser generalizados para toda a população brasileira devido a pequena amostragem em localidade específica, mas podem auxiliar na compreensão da visão geral dos pacientes a respeito do tema. Aplicabilidade do trabalho – Esta pesquisa busca melhorar o planejamento estratégico dos centros oncológicos privados brasileiros para que pacientes e gestores possam fazer melhores escolhas, aumentando o market share e a qualidade da assistência oncológica.Purpose – Cancer has high morbidity and mortality, social relevance and high financial impact for the Brazilian private health system. Private cancer centers are a strategic area for investments by hospitals, clinics and health operators. This research seeks a better understanding of the factors that attract oncology patients from the Brazilian private health system to cancer centers, doctors, and to comprehend the information that could help the comparison of these centers besides seeking the person responsible for this choice. Design/methodology/approach – This research used quantitative method, through a surveytype instrument by interviewing patients of two clinics in the countryside of Rio de Janeiro. Findings – The research demonstrates that the process of choosing a treatment center is a complex and diverse one and that patients probably prefer to receive their care from a doctor with good reputation, competent and with good communication skills in centers with higher quality of care and better reputation. The choice of a cancer center is mainly based on the preferences of the referring physician instead of specific characteristics of the clinic. The literature on the subject suggests a great importance of disseminating useful and easy-tounderstand information that allows users and referring physicians to make better choices. However, it remains questionable in the current Brazilian context whether patients would use more information if it were accessible and relevant and whether they actually have the opportunity to choose even in the private healthcare system. Research limitations/implications – As a pioneer study in Brazil, further studies should explore the attraction to a cancer center, since the results of this research may not apply to the entire Brazilian population due to the small sample interviewed in a specific location, but can help in understanding the general idea of patients regarding the topic. Practical implications – This research seeks to improve the strategic planning regarding private cancer centers so patients and health operators can make better choices, increasing market share and the quality of oncology care.porGestão de serviços de saúdeTomada de decisão em saúdeTomada de decisão em oncologiaGestão de serviços de saúde em oncologiaAdministração dos serviços de saúdeSaúde suplementar - BrasilPacientesOncologiaO paciente tem escolha? Identificando os fatores influenciadores da seleção de centro oncológico no Sistema Suplementar de Saúde brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ed420ee9-9dd6-4a43-80ca-215324064f77/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALDISSERTAÇÃO MCB ANDRADE 04-2024.pdfDISSERTAÇÃO MCB ANDRADE 04-2024.pdfPDFapplication/pdf1626134https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d7c98267-7af2-4e0f-bd7d-7fa671ef247a/download155a4507bf0143ef3ecdbec167abf3bbMD52TEXTDISSERTAÇÃO MCB ANDRADE 04-2024.pdf.txtDISSERTAÇÃO MCB ANDRADE 04-2024.pdf.txtExtracted texttext/plain103087https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0cf60546-d8dd-4d95-bae0-a0e17283b354/download38e7b939785f8dea958ba542887f517bMD53THUMBNAILDISSERTAÇÃO MCB 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Objetivo – O câncer é uma doença de alta morbimortalidade, relevância social e alto impacto financeiro para o sistema de saúde suplementar brasileiro e os centros oncológicos privados constituem uma área estratégica para investimento de hospitais, clínicas e operadoras de saúde. Esta pesquisa objetiva um melhor entendimento sobre os fatores de atração do paciente oncológico ao centro de tratamento, a um profissional médico, além de tentar elucidar as informações que poderiam ajudar a comparar os centros oncológicos e o responsável por esta escolha. Metodologia – Esse trabalho foi realizado através de pesquisa quantitativa, com elaboração de instrumento do tipo survey com entrevistas de pacientes em duas clínicas no interior do Rio de Janeiro. Resultados – A pesquisa demonstra que o processo de escolha de centro oncológico é complexo e heterogêneo e que provavelmente os pacientes preferem receber seus cuidados de um profissional de boa reputação, competente, com habilidades em comunicação em centros com maior qualidade de cuidado e melhor reputação. De forma geral, nota-se que a escolha do centro oncológico se deve principalmente às preferências do médico encaminhador em detrimento das características próprias da clínica. A literatura do tema sugere grande importância da divulgação de informações úteis e de fácil compreensão que permitam que usuários e médicos encaminhadores façam melhores escolhas. No entanto, permanece questionável no contexto atual brasileiro se os pacientes usariam mais informações caso fossem acessíveis e amigáveis e se de fato têm a oportunidade de escolha mesmo na iniciativa privada. Limitações – Como o primeiro estudo nesse sentido no Brasil, outros estudos deverão explorar a seleção de centro oncológico, visto que os resultados desta pesquisa não podem ser generalizados para toda a população brasileira devido a pequena amostragem em localidade específica, mas podem auxiliar na compreensão da visão geral dos pacientes a respeito do tema. Aplicabilidade do trabalho – Esta pesquisa busca melhorar o planejamento estratégico dos centros oncológicos privados brasileiros para que pacientes e gestores possam fazer melhores escolhas, aumentando o market share e a qualidade da assistência oncológica. |
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