As percepções dos funcionários sobre as dimensões formais do programa de controle de uma instituição bancária um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3863 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido em uma instituição financeira, com o objetivo de identificar e analisar a percepção dos funcionários das áreas definidas como foco da pesquisa, quanto às dimensões formais do atual programa de controle implementado na instituição, buscando explorar pontos vulneráveis e conflitantes ao aumento da performance das atividades dos funcionários e novas ferramentas, conceitos e frentes de estudos. O trabalho foi elaborado com base nas teorias e conceitos existentes quanto aos controles organizacionais, como as abordagens de Etzioni (1964), Amat e Gomes (2001) e Sturdy, Knights e Willmott (1992). A pesquisa realizada se caracteriza como descritiva, porque visa descrever as percepções, expectativas e os perfis dos funcionários da organização estudada. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas e os dados secundários através de documentos internos da organização. A pesquisa também se refere a um estudo de caso, com corte seccional e, predominantemente, qualitativo, mas com suporte em técnicas quantitativas para a tabulação inicial dos dados que posteriormente foram analisados de forma interpretativa. A conclusão do trabalho foi de que as características do programa de controle da instituição financeira pesquisada, é constituído, predominantemente, de mecanismos pós-burocrático, focado em resultados, de modo hegemônico expandido e do tipo utilitário, com fortes influências alienadoras nos funcionários e com baixo poder de incentivo, no tocante ao aumento do compromisso dos funcionários. Assim, o programa de controle é percebido pelos funcionários como um mecanismo de monitoramento de ações e resultados, desenvolvido apenas para aumentar os lucros da instituição, sem se preocupar com os impactos nos seus aspectos fisicos e emocionais e aumentando, intuitivamente, os níveis de insatisfação interno. |
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Ribeiro, César Tadeu da RochaEscolas::EBAPEVergara, Sylvia ConstantWetzel, UrsulaVieira, Marcelo Milano Falcão2009-11-18T19:01:10Z2009-11-18T19:01:10Z2003RIBEIRO, César Tadeu da Rocha. As percepções dos funcionários sobre as dimensões formais do programa de controle de uma instituição bancária um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2003.http://hdl.handle.net/10438/3863Este trabalho foi desenvolvido em uma instituição financeira, com o objetivo de identificar e analisar a percepção dos funcionários das áreas definidas como foco da pesquisa, quanto às dimensões formais do atual programa de controle implementado na instituição, buscando explorar pontos vulneráveis e conflitantes ao aumento da performance das atividades dos funcionários e novas ferramentas, conceitos e frentes de estudos. O trabalho foi elaborado com base nas teorias e conceitos existentes quanto aos controles organizacionais, como as abordagens de Etzioni (1964), Amat e Gomes (2001) e Sturdy, Knights e Willmott (1992). A pesquisa realizada se caracteriza como descritiva, porque visa descrever as percepções, expectativas e os perfis dos funcionários da organização estudada. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas e os dados secundários através de documentos internos da organização. A pesquisa também se refere a um estudo de caso, com corte seccional e, predominantemente, qualitativo, mas com suporte em técnicas quantitativas para a tabulação inicial dos dados que posteriormente foram analisados de forma interpretativa. A conclusão do trabalho foi de que as características do programa de controle da instituição financeira pesquisada, é constituído, predominantemente, de mecanismos pós-burocrático, focado em resultados, de modo hegemônico expandido e do tipo utilitário, com fortes influências alienadoras nos funcionários e com baixo poder de incentivo, no tocante ao aumento do compromisso dos funcionários. Assim, o programa de controle é percebido pelos funcionários como um mecanismo de monitoramento de ações e resultados, desenvolvido apenas para aumentar os lucros da instituição, sem se preocupar com os impactos nos seus aspectos fisicos e emocionais e aumentando, intuitivamente, os níveis de insatisfação interno.This work was developed in a financiai institution, with the goal of identifying and analyzing the perception of the employees of the areas defined as the resource focus, according the formal dimension of the actual contrai pragram implemented in the institution, with the purpose of exploring the vulnerable points and the conflicting related to the increasing ofperformance ofthe employee's activities and new tools, concepts and news studies case. The work was conducted with the existing base of theories and concepts, following organizational contrais, appraachs like Elzioni's (1964), Simeone's and Salas's (2001) and Sturdy's, Knights's and Willmott's (1992). The research done was characterized as descriptive because it aims to describe the perceptions, expectations and the employee's prafiles in the studied organization, such as field research, because it has the objective of pramoting interviews and collecting the primary data and documental, because it will also be performed the analysis of the internai documents of the organization. The research also refers to a certain study case with a sectional cut and predominant1y quantitative, but with support in quantitative technics for the initial tabulation of data that were analysed afterwords in interpretative formo The characteristics of the financiai institution researched of the contrai pragram, has been formed predominant1y of post-bureaucratic mechanisms focusing in results, in a hegemonic way expanded, ofthe utility type with strong alienatorian influences in the employees and with low incentive power, related to the increase of the employee's compramises. This way, the contrai pragram is noticed by the employees as a monitoring mechanism of actions and results, developed only to increase the institution prafits, regardless of the impacts of the physical and emotional aspects and increasing, intuitive\y, the leveis of internai dissatisfaction.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessOrganização e gerênciaAdministração de empresasComportamento organizacional - Estudo de casosControle organizacional - Estudo de casosAs percepções dos funcionários sobre as dimensões formais do programa de controle de uma instituição bancária um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000332525.pdf000332525.pdfPDFapplication/pdf14260636https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d9b5cad4-891b-42f4-8c4f-228caef5b38f/downloadffce74382168ed1061aef9f9771f4155MD51TEXT000332525.pdf.txt000332525.pdf.txtExtracted texttext/plain103071https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e4e975fb-743a-4b73-85b9-c7bb4dae72a5/download0854abec2b443d5bdc2e43aa2318fe51MD56THUMBNAIL000332525.pdf.jpg000332525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3299https://repositorio.fgv.br/bitstreams/66c032dd-f08a-4398-a3b4-f31552fb7f9a/download94151901a87f4dec56eb6d083256c564MD5710438/38632023-11-08 20:34:34.086open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3863https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T20:34:34Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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