Customer perspective from the generation z on sustainable tourism initiatives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kedziora, Martina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35612
Resumo: Objetivo - Explorar a perspectiva de consumidores da Geração Z sobre o turismo sustentável. Ao investigar os fatores que influenciam o ecoturismo, incluindo aspectos psicológicos e mundanos, a pesquisa busca fornecer informações sobre suas preferências e comportamentos. O estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de diferentes estratégias de comunicação na promoção do engajamento com o turismo sustentável. Metodologia - O projeto de pesquisa utilizou uma metodologia de survey experimental. A primeira seção consistiu em uma pesquisa descritiva visando explorar a influência de fatores psicológicos e mundanos no engajamento de consumidores com o turismo sustentável. A segunda seção consistiu em um experimento, que investigou a eficácia de diferentes estratégias de comunicação no envolvimento com o turismo sustentável entre os consumidores da Geração Z. Resultados - Os resultados mostram que as normas subjetivas e o materialismo são os principais fatores psicológicos, sendo que normas sociais mais elevadas aumentam o envolvimento e o materialismo mais elevado o diminui. Entre os fatores mundanos, preço e informação influenciam positivamente a participação. O estudo não encontrou diferenças significativas na eficácia de três estratégias de comunicação enfatizando diferentes aspectos do turismo sustentável. Aplicabilidade do trabalho – Compreender as preferências dos consumidores da Geração Z possibilita estratégias de marketing personalizadas e experiências inovadoras no setor. Originalidade/valor - Este estudo se destaca por examinar os fatores que influenciam o ecoturismo entre a Geração Z, abrangendo determinantes psicológicos, convencionais, e o impacto de diferentes estratégias de comunicação.
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A segunda seção consistiu em um experimento, que investigou a eficácia de diferentes estratégias de comunicação no envolvimento com o turismo sustentável entre os consumidores da Geração Z. Resultados - Os resultados mostram que as normas subjetivas e o materialismo são os principais fatores psicológicos, sendo que normas sociais mais elevadas aumentam o envolvimento e o materialismo mais elevado o diminui. Entre os fatores mundanos, preço e informação influenciam positivamente a participação. O estudo não encontrou diferenças significativas na eficácia de três estratégias de comunicação enfatizando diferentes aspectos do turismo sustentável. Aplicabilidade do trabalho – Compreender as preferências dos consumidores da Geração Z possibilita estratégias de marketing personalizadas e experiências inovadoras no setor. Originalidade/valor - Este estudo se destaca por examinar os fatores que influenciam o ecoturismo entre a Geração Z, abrangendo determinantes psicológicos, convencionais, e o impacto de diferentes estratégias de comunicação.Purpose - This study aims to explore the consumer perspective on sustainable tourism, with a focus on Generation Z. By investigating the factors influencing engagement on ecotourism, including psychological and mundane aspects, this research seeks to provide insights into their preferences. Additionally, the study assesses the effectiveness of communication strategies in promoting sustainable tourism engagement among Generation Z. Methodology - The research project utilized a survey experiment methodology. The first section consisted of a descriptive analysis exploring the influence of psychological and mundane factors on consumers9 engagement in ecotourism. The second approach is an experiment where we assessed the effectiveness of different communication strategies (to promote the local economy, encourage environmental preservation, or offer new adventurous experiences) on the Generation Z consumers9 willingness to engage in sustainable tourism. Findings - The results show that subjective norms and materialism are the key psychological factors, with higher social norms increasing engagement and higher materialism decreasing it. Among the more mundane factors, price and knowledge positively influence sustainable tourism participation. We found no significant differences in the effectiveness communication strategies emphasizing different aspects of sustainable tourism on participants9 inclination towards ecotourism. Practical Implications –Understanding the preferences of Generation Z consumers enables tailored marketing strategies and innovative sustainable tourism experiences in the industry. Originality/ Value - This study stands out by examining the factors influencing ecotourism among Generation Z, encompassing psychological and conventional determinants, while also assessing the impact of communication strategies.Sustainable tourismCommunicationConsumer behaviourSustainabilityGeneration ZTurismo sustentávelComportamento do consumidorSustentabilidadeGeração ZAdministração públicaTurismo sustentávelComportamento do consumidorSustentabilidadeGeração ZCustomer perspective from the generation z on sustainable tourism initiativesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALFGV Martina Kedziora master thesis.pdfFGV Martina Kedziora master 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