Gestão de colaboradoras e colaboradores maduros: reflexões a partir da atuação de uma grande empresa brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Rafael dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29631
Resumo: Fenômeno global, o envelhecimento paulatino da população é um processo inexorável que impõe desafios e oportunidades para o bem-estar público, o desenvolvimento sustentável e para o futuro da força de trabalho. A histórica alta oferta de mão de obra jovem brasileira passa a dar espaço, cada vez mais, a uma população profissional de perfil mais maduro, o que tem aumentado a atenção e reflexão das empresas sobre como lidar com o tema. No entanto, apesar do interesse crescente sobre os impactos do envelhecimento e a decorrente gestão de colaboradoras e colaboradores maduros em ambientes organizacionais, o volume de estudos acadêmicos relacionados à temática ainda é escasso no país. Portanto, este estudo tem como objetivo identificar como pensa e lida com os desafios de atrair, reter e gerenciar colaboradoras e colaboradores maduros uma empresa tida como uma das líderes no tema, no Brasil. Para isso, realizou-se uma sondagem com especialistas do mercado de economia da longevidade e trabalho com públicos maduros, além de análise documental, a fim de elencar as empresas líderes no tema, no país. Após seleção baseada em critérios objetivos, desenvolveu-se estudo de caso com uma das empresas líderes, por meio de entrevista em profundidade e análise documental. A pesquisa se caracterizou como qualitativa exploratória, de perspectiva teórica interpretativista e indutiva, e permitiu a geração de cinco reflexões principais: a) não parece haver uma empresa que de maneira isolada possua a liderança do tema; b) a comunicação corporativa de iniciativas bem sucedidas dirigidas a públicos externos maduros pode contaminar a percepção sobre a real maturidade das práticas internas da empresa; c) instrumentos de gestão robustos para a diversidade corporativa podem facilitar a estruturação de um duplo olhar para a gestão da idade, atento ao presente e ao futuro; d) mesmo em uma empresa elencada como uma das líderes no tema no país, a adoção de iniciativas sobre a gestão da idade para públicos internos está em fase inicial; e) quando se trata da gestão da força de trabalho madura futura, as empresas podem demonstrar um maior interesse por estratégias multigeracionais integradas, em vez de programas desenhados para o público maduro. Por meio de suas reflexões e conclusões, este Trabalho Aplicado buscou fortalecer o campo dos estudos de administração de empresas, ao contribuir com o aumento da produção acadêmica relacionada à gestão da idade, um tema que deve integrar a pauta de estratégias para competitividade e sustentabilidade corporativa. De maneira complementar, foram geradas 51 recomendações gerais para o fomento do tema junto às empresas – ativo cujo intuito foi expandir e aperfeiçoar o conhecimento sobre o tema para além da academia, com empresas e sociedade em geral.
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No entanto, apesar do interesse crescente sobre os impactos do envelhecimento e a decorrente gestão de colaboradoras e colaboradores maduros em ambientes organizacionais, o volume de estudos acadêmicos relacionados à temática ainda é escasso no país. Portanto, este estudo tem como objetivo identificar como pensa e lida com os desafios de atrair, reter e gerenciar colaboradoras e colaboradores maduros uma empresa tida como uma das líderes no tema, no Brasil. Para isso, realizou-se uma sondagem com especialistas do mercado de economia da longevidade e trabalho com públicos maduros, além de análise documental, a fim de elencar as empresas líderes no tema, no país. Após seleção baseada em critérios objetivos, desenvolveu-se estudo de caso com uma das empresas líderes, por meio de entrevista em profundidade e análise documental. A pesquisa se caracterizou como qualitativa exploratória, de perspectiva teórica interpretativista e indutiva, e permitiu a geração de cinco reflexões principais: a) não parece haver uma empresa que de maneira isolada possua a liderança do tema; b) a comunicação corporativa de iniciativas bem sucedidas dirigidas a públicos externos maduros pode contaminar a percepção sobre a real maturidade das práticas internas da empresa; c) instrumentos de gestão robustos para a diversidade corporativa podem facilitar a estruturação de um duplo olhar para a gestão da idade, atento ao presente e ao futuro; d) mesmo em uma empresa elencada como uma das líderes no tema no país, a adoção de iniciativas sobre a gestão da idade para públicos internos está em fase inicial; e) quando se trata da gestão da força de trabalho madura futura, as empresas podem demonstrar um maior interesse por estratégias multigeracionais integradas, em vez de programas desenhados para o público maduro. Por meio de suas reflexões e conclusões, este Trabalho Aplicado buscou fortalecer o campo dos estudos de administração de empresas, ao contribuir com o aumento da produção acadêmica relacionada à gestão da idade, um tema que deve integrar a pauta de estratégias para competitividade e sustentabilidade corporativa. De maneira complementar, foram geradas 51 recomendações gerais para o fomento do tema junto às empresas – ativo cujo intuito foi expandir e aperfeiçoar o conhecimento sobre o tema para além da academia, com empresas e sociedade em geral.A global phenomenon, the gradual aging of the population is an inexorable process which imposes challenges and opportunities for public welfare, the sustainable development and for the future of the workforce. The historic young Brazilian workforce is slowly giving more room to a population of mature workers, which has increased the attention and reflection of companies on how to deal with the issue. However, despite the growing interest in the impacts of aging and the management of mature workers in organizational environments, the number of academic studies related to the subject is still scarce in Brazil. Therefore, this study aims to identify how thinks and deals a company considered as one of the leading companies in the subject, in Brazil, regarding the challenges of attracting, retaining, and managing mature workers. To this end, a survey was carried out with market experts from the longevity economy and mature workers jobs, in addition to documentary analysis, in order to list the leading companies in the subject in the country. After selection based on objective criteria, a case study was carried out with one of the leading companies, through an in-depth interview and documentary analysis. The research was characterized as exploratory qualitative, with an interpretive theoretical perspective and inductive approach, and resulted in five central reflections: a) does not seem to be a company that, in an isolated way, is a leading company on the subject; b) corporate communication of successful initiatives focused on mature external audiences can contaminate the perception of the maturity of the company's internal practices; c) strong management instruments for corporate diversity can facilitate a double approach mindset for age management, aware of the present and the future; d) even in a company listed as one of the leading companies in the subject, the adoption of age management initiatives for internal audiences is in its initial phase and e) when it comes to managing the future mature workforce, companies can demonstrate a greater interest in integrated multigenerational strategies, rather than programs designed for the mature workers alone. Through its reflections and conclusions, this research sought to strengthen the field of business administration studies, mainly contributing to the increase in academic production related to age management, and in the evidence of its integration as a strategic agenda for competitiveness and corporate sustainability. Additionally, 51 general recommendations were formulated to promote the topic with companies - an asset that aimed to expand and improve knowledge on the topic beyond the academy, focusing on companies and society in general.porManagementMature workersCompaniesAgingBrazilGestãoProfissionais madurosEmpresasEnvelhecimentoBrasilAdministração de empresasAdministração de pessoalIdosos - EmpregoIdade e empregoEnvelhecimentoEmpresas - BrasilGestão de colaboradoras e colaboradores maduros: reflexões a partir da atuação de uma grande empresa brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTA Rafael S Guimaraes_Gestao de Colaboradoras e Colaboradores Maduros.pdf.txtTA Rafael S Guimaraes_Gestao de Colaboradoras e Colaboradores Maduros.pdf.txtExtracted 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