Onboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basaglia, Ricardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/27368
Resumo: O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais dinâmico, no qual os profissionais têm passado cada vez menos tempo nos empregos comparando-se a anos anteriores. Essa nova dinâmica tem exigido que empresas e profissionais aprendam a lidar com esse novo cenário. Quando a saída do profissional é precoce, o custo financeiro é alto, pois o profissional sai depois de a empresa ter realizado os investimentos em recrutamento, seleção e treinamento, porém antes de ter obtido retorno desse investimento em formato de performance na organização. O processo de onboarding, ou socialização organizacional, é o que ajuda os recém-contratados na adaptação à nova posição com o aprendizado de conhecimento, habilidades e comportamentos necessários para se ter sucesso na nova organização. O processo de onboarding impacta diretamente a performance do novo contratado, a satisfação no novo emprego, o comprometimento organizacional, a indicação de novos funcionários, a intenção de ficar na organização, o turnover e o absenteísmo. A socialização organizacional quando ineficaz é um dos principais motivos para um recém-contratado pedir demissão ou ter impacto negativo em sua produtividade. Este trabalho é um estudo exploratório para levantar as percepções de profissionais contratados há menos de um ano em empresas no Brasil e o quanto o onboarding que estão vivenciando está sendo eficiente, assim como os pontos que mais importam. Utilizando o instrumento Newcomer Socialization Questionnaire (NSQ), foi analisada uma amostra de 191 executivos contratados há menos de 12 meses, onde os resultados sugerem que os fatores que realmente influenciam no onboarding do recém-contratado são os que estão no âmbito da organização, do grupo e da tarefa na estratégia de socialização que a empresa empregará em relação aos profissionais, uma vez que não foram identificadas diferenças relevantes na percepção do onboarding de acordo com idade, senioridade, porte da empresa e tempo de casa de cada profissional.
id FGV_e668ab0802c419bc216d6312e86d7b09
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/27368
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Basaglia, RicardoEscolas::EAESPCepellos, Vanessa MartinesNassif, Vânia Maria JorgeVeras, MarceloBraga, Beatriz MariaFigueiredo, Cléber da Costa2019-04-22T17:18:17Z2019-04-22T17:18:17Z2019-03-27http://hdl.handle.net/10438/27368O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais dinâmico, no qual os profissionais têm passado cada vez menos tempo nos empregos comparando-se a anos anteriores. Essa nova dinâmica tem exigido que empresas e profissionais aprendam a lidar com esse novo cenário. Quando a saída do profissional é precoce, o custo financeiro é alto, pois o profissional sai depois de a empresa ter realizado os investimentos em recrutamento, seleção e treinamento, porém antes de ter obtido retorno desse investimento em formato de performance na organização. O processo de onboarding, ou socialização organizacional, é o que ajuda os recém-contratados na adaptação à nova posição com o aprendizado de conhecimento, habilidades e comportamentos necessários para se ter sucesso na nova organização. O processo de onboarding impacta diretamente a performance do novo contratado, a satisfação no novo emprego, o comprometimento organizacional, a indicação de novos funcionários, a intenção de ficar na organização, o turnover e o absenteísmo. A socialização organizacional quando ineficaz é um dos principais motivos para um recém-contratado pedir demissão ou ter impacto negativo em sua produtividade. Este trabalho é um estudo exploratório para levantar as percepções de profissionais contratados há menos de um ano em empresas no Brasil e o quanto o onboarding que estão vivenciando está sendo eficiente, assim como os pontos que mais importam. Utilizando o instrumento Newcomer Socialization Questionnaire (NSQ), foi analisada uma amostra de 191 executivos contratados há menos de 12 meses, onde os resultados sugerem que os fatores que realmente influenciam no onboarding do recém-contratado são os que estão no âmbito da organização, do grupo e da tarefa na estratégia de socialização que a empresa empregará em relação aos profissionais, uma vez que não foram identificadas diferenças relevantes na percepção do onboarding de acordo com idade, senioridade, porte da empresa e tempo de casa de cada profissional.The job market has been growing ever more dynamic, as professionals have been working on increasingly shorter periods at their companies, comparing to previous years. Thus, companies and professionals have been pushed to learn how to deal with this new scenario. When professionals leave their companies precociously, there is a higher financial cost for their employers, as it happens after significant investments in their recruitment, selection and training, but before the due return of this very investment in terms of their performance for the organization. The onboarding process, or organizational socialization, helps newcomers to adapt to their new positions through the learning of the necessary knowledge, skills and behavior in order to succeed at the new organization. The onboarding process directly affects the newly hired professional performance, satisfaction in the new job, organizational commitment, recommendation of new employees, intention to remain at the job, turnover and absenteeism. Organizational socialization, when ineffective, is one of the main reasons by which a newcomer resigns, or negative impact on his/her productivity. This is an investigative study that aims to highlight the perceptions of professionals that were hired less than a year ago in Brazilian companies, and how efficient the onboarding process has been for them, as well as the most important issues. Using the Newcomer Socialization Questionnaire (NSQ), a sample of 191 executives that were hired less than a year ago has been analyzed, and the results suggest that the factors that actually influence the newcomer onboarding process are the ones that lie within the scope of the organization, team and task in the socialization strategy that will be used by the company concerning the professionals, once relevant differences in the onboarding perception have not been identified in relation to the age, seniority, company size and period of working time of each professional at their companies.porOnboardingOrganizational socializationNewcomersSocialization tacticsTurnoverCultura organizacionalPerformanceSocialização organizacionalTáticas de socializaçãoAdministração de empresasCultura organizacionalPessoal - OrientaçãoPessoal - RecrutamentoSociologia organizacionalMobilidade de pessoalOnboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTDissertacao-basaglia_2019-versao_final.pdf.txtDissertacao-basaglia_2019-versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain102847https://repositorio.fgv.br/bitstreams/56bb554c-1ce9-4bee-baf2-2cf29b661f91/downloada9a1d83807f82d1336b6ac1ffe53fb20MD55ORIGINALDissertacao-basaglia_2019-versao_final.pdfDissertacao-basaglia_2019-versao_final.pdfPDFapplication/pdf1613866https://repositorio.fgv.br/bitstreams/eb31a137-d799-4ff6-a76b-cd13aa2d5b8c/download1df22ce1a83fb41c296057c8e03e406dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b890c45a-757c-478e-9c75-1def5cc72a5f/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILDissertacao-basaglia_2019-versao_final.pdf.jpgDissertacao-basaglia_2019-versao_final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2489https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bd270897-eb2d-4623-8f58-82f092e4ce15/download21dccf7c632b6fd1102b937fddbedbd1MD5610438/273682023-11-27 22:22:19.661open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/27368https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T22:22:19Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)falseVEVSTU9TIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gUEFSQSBBUlFVSVZBTUVOVE8sIFJFUFJPRFXDh8ODTyBFIERJVlVMR0HDh8ODTwpQw5pCTElDQSBERSBDT05URcOaRE8gw4AgQklCTElPVEVDQSBWSVJUVUFMIEZHViAodmVyc8OjbyAxLjIpCgoxLiBWb2PDqiwgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYXNzZWd1cmEsIG5vCnByZXNlbnRlIGF0bywgcXVlIMOpIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291CmRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvCmRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkKOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIHZvY8OqIGFzc2VndXJhIHRlciBvYnRpZG8sIGRpcmV0YW1lbnRlCmRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcywgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcwphZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUKbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBlIHNldXMKZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbwptYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCBzZWphCmVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8KcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MKcGVsYSBGdW5kYcOnw6NvIEdldHVsaW8gVmFyZ2FzIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2Vxw7zDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYQp0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcwpvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgRnVuZGHDp8OjbwpHZXR1bGlvIFZhcmdhcywgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIHJlcHJvZHV6aXIgZQpkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1CnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcywgbm8gc2l0ZSBkYSBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwKRkdWLCBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcwpubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwKZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AKcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEKbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLApub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUKZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBCaWJsaW90ZWNhClZpcnR1YWwgRkdWLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubwppdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdQpleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlCmV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0KY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IKaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqgpvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0KaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZQpxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgCnB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhCkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZQpEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYQpjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MKKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUKRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIApvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbQpjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcwpsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIKYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEKaW50ZWdyYWwuCgoKQW8gY29uY2x1aXIgYSBwcmVzZW50ZSBldGFwYSBlIGFzIGV0YXBhcyBzdWJzZXHDvGVudGVzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlCnN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgdm9jw6ogYXRlc3RhIHF1ZSBsZXUgZQpjb25jb3JkYSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIGFzc2luYW5kby1vcwpzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJlIG9zCnJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28Kc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIKaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvCmVxdWl2YWxlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2Vxw7zDqm5jaWFzIG5lbGUKcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2Fzbwpuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcwphcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEKb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCnRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUKbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBjbGlxdWUgbm8gbGluayAiRmFsZSBjb25vc2NvIi4K
dc.title.por.fl_str_mv Onboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro ano
title Onboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro ano
spellingShingle Onboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro ano
Basaglia, Ricardo
Onboarding
Organizational socialization
Newcomers
Socialization tactics
Turnover
Cultura organizacional
Performance
Socialização organizacional
Táticas de socialização
Administração de empresas
Cultura organizacional
Pessoal - Orientação
Pessoal - Recrutamento
Sociologia organizacional
Mobilidade de pessoal
title_short Onboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro ano
title_full Onboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro ano
title_fullStr Onboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro ano
title_full_unstemmed Onboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro ano
title_sort Onboarding: a percepção dos profissionais recém-contratados no primeiro ano
author Basaglia, Ricardo
author_facet Basaglia, Ricardo
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Cepellos, Vanessa Martines
Nassif, Vânia Maria Jorge
Veras, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Basaglia, Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braga, Beatriz Maria
Figueiredo, Cléber da Costa
contributor_str_mv Braga, Beatriz Maria
Figueiredo, Cléber da Costa
dc.subject.eng.fl_str_mv Onboarding
Organizational socialization
Newcomers
Socialization tactics
Turnover
topic Onboarding
Organizational socialization
Newcomers
Socialization tactics
Turnover
Cultura organizacional
Performance
Socialização organizacional
Táticas de socialização
Administração de empresas
Cultura organizacional
Pessoal - Orientação
Pessoal - Recrutamento
Sociologia organizacional
Mobilidade de pessoal
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Performance
Socialização organizacional
Táticas de socialização
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Pessoal - Orientação
Pessoal - Recrutamento
Sociologia organizacional
Mobilidade de pessoal
description O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais dinâmico, no qual os profissionais têm passado cada vez menos tempo nos empregos comparando-se a anos anteriores. Essa nova dinâmica tem exigido que empresas e profissionais aprendam a lidar com esse novo cenário. Quando a saída do profissional é precoce, o custo financeiro é alto, pois o profissional sai depois de a empresa ter realizado os investimentos em recrutamento, seleção e treinamento, porém antes de ter obtido retorno desse investimento em formato de performance na organização. O processo de onboarding, ou socialização organizacional, é o que ajuda os recém-contratados na adaptação à nova posição com o aprendizado de conhecimento, habilidades e comportamentos necessários para se ter sucesso na nova organização. O processo de onboarding impacta diretamente a performance do novo contratado, a satisfação no novo emprego, o comprometimento organizacional, a indicação de novos funcionários, a intenção de ficar na organização, o turnover e o absenteísmo. A socialização organizacional quando ineficaz é um dos principais motivos para um recém-contratado pedir demissão ou ter impacto negativo em sua produtividade. Este trabalho é um estudo exploratório para levantar as percepções de profissionais contratados há menos de um ano em empresas no Brasil e o quanto o onboarding que estão vivenciando está sendo eficiente, assim como os pontos que mais importam. Utilizando o instrumento Newcomer Socialization Questionnaire (NSQ), foi analisada uma amostra de 191 executivos contratados há menos de 12 meses, onde os resultados sugerem que os fatores que realmente influenciam no onboarding do recém-contratado são os que estão no âmbito da organização, do grupo e da tarefa na estratégia de socialização que a empresa empregará em relação aos profissionais, uma vez que não foram identificadas diferenças relevantes na percepção do onboarding de acordo com idade, senioridade, porte da empresa e tempo de casa de cada profissional.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-22T17:18:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-22T17:18:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/27368
url http://hdl.handle.net/10438/27368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/56bb554c-1ce9-4bee-baf2-2cf29b661f91/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/eb31a137-d799-4ff6-a76b-cd13aa2d5b8c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b890c45a-757c-478e-9c75-1def5cc72a5f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bd270897-eb2d-4623-8f58-82f092e4ce15/download
bitstream.checksum.fl_str_mv a9a1d83807f82d1336b6ac1ffe53fb20
1df22ce1a83fb41c296057c8e03e406d
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
21dccf7c632b6fd1102b937fddbedbd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024018662653952