Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sheyla Luiz da
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3554
Resumo: This study about the contribution of social politics to the democratic process that is built up in the relationship between State and Society aims to demonstrate the importance of institution and evolution of institutional mechanisms in the politics of childhood and adolescense informal education area which would let us to characterize them as emancipated social politics that contribute to create a politic social space. We inteded to analyse the mechanisms that were institutionalized in Curitiba between 1983 and 1996 and to verifY the democratization degree of these politics. In order to do this we built up a methodology that was based on the knowlowdge from our activities in this area, on the aim research and on the bibliography about social politics. We examined the process of the institutional mechanisms establishment during the four different administrations that concem to the period of our study to check the continuities and discontinuities of this process, the intervenient factors and the participation degree and the autonomy of the different subjects - children and adolescents, their parents, civil servants from this area, community and organized coIletive groups. From this study we can conclude that the social assistance politics only can be considered social politics if institutional mechanisms had been established either at the State leveI or in the relationship between State and Society, that is, if politic processures of participation and control had been institutionalized.
id FGV_e796a5a74ac4e0508647c0f99cf5ea4c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3554
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Costa, Sheyla Luiz daEscolas::EBAPEOliveira, Fátima Bayma deSouza, Valéria deTeixeira, Sônia Maria Fleury2009-11-18T18:56:44Z2009-11-18T18:56:44Z1997COSTA, Sheyla Luiz da. Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1997.http://hdl.handle.net/10438/3554This study about the contribution of social politics to the democratic process that is built up in the relationship between State and Society aims to demonstrate the importance of institution and evolution of institutional mechanisms in the politics of childhood and adolescense informal education area which would let us to characterize them as emancipated social politics that contribute to create a politic social space. We inteded to analyse the mechanisms that were institutionalized in Curitiba between 1983 and 1996 and to verifY the democratization degree of these politics. In order to do this we built up a methodology that was based on the knowlowdge from our activities in this area, on the aim research and on the bibliography about social politics. We examined the process of the institutional mechanisms establishment during the four different administrations that concem to the period of our study to check the continuities and discontinuities of this process, the intervenient factors and the participation degree and the autonomy of the different subjects - children and adolescents, their parents, civil servants from this area, community and organized coIletive groups. From this study we can conclude that the social assistance politics only can be considered social politics if institutional mechanisms had been established either at the State leveI or in the relationship between State and Society, that is, if politic processures of participation and control had been institutionalized.Este estudo sobre a contribuição das políticas sociais para o processo de democratização do Estado em sua relação com a Sociedade, pretende demonstrar a importância da instituição e evolução de mecanismos institucionais nas políticas da área da educação informal da infância e da adolescência, para que elas possam caracterizar-se como políticas sociais de cunho emancipatório e, assim, contribuir para a construção de um espaço social politizado. Intencionamos a análise dos mecanismos que tenham sido institucionalizados na cidade de Curitiba durante o período de 1983 a 1996, a fim de verificarmos o grau de democratização destas políticas. Para a realização deste estudo, desenvolvemos uma metodologia baseando-nos em nossa prática na área estudada, no objetivo de nossa pesquisa e em bibliografia que fundamenta a diferenciação entre políticas sociais e políticas assistenciais. Examinamos o processo de instituição de mecanismos institucionais durante as quatro diferentes gestões que comportam o período investigado, verificando as continuidades e descontinuidades existentes, os fatores intervenientes e o grau de participação e autonomia dos diversos sujeitos - crianças e adolescentes, seus pais, funcionários responsáveis pelo desenvolvimento das políticas, comunidade e entidades organizadas. A conclusão que esta pesquisa nos permite é a de que as políticas as políticas assistenciais somente conseguem alçar ao patamar de políticas sociais se mecanismos institucionais forem instituídos, tanto ao nível do Estado como também em sua relação com a Sociedade, isto é, se procedimentos políticos de participação e controle por parte da população forem institucionalizados.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessPolíticas & EstratégiasAdministração de empresasPolítica social - Estudo de casosServiço social com criançasServiço social com a juventudePolíticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000083810.pdf000083810.pdfapplication/pdf13036840https://repositorio.fgv.br/bitstreams/879c631a-162b-45c8-a21d-ed7bdd30ad30/downloadb06579d1e8467585370206ee1e48dec9MD51TEXT000083810.pdf.txt000083810.pdf.txtExtracted texttext/plain102977https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6dd24a8a-d386-4b9b-b4a9-fd7f9b898bd3/downloadd0252e40a88b8a32130c259611541ae0MD56THUMBNAIL000083810.pdf.jpg000083810.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3398https://repositorio.fgv.br/bitstreams/35dc9e53-72c9-43ef-8b9c-429a33ccad3a/download477bb22ccc53638f2c228600bebf7a90MD5710438/35542023-11-07 11:01:32.338open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3554https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T11:01:32Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba
title Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba
spellingShingle Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba
Costa, Sheyla Luiz da
Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Política social - Estudo de casos
Serviço social com crianças
Serviço social com a juventude
title_short Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba
title_full Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba
title_fullStr Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba
title_full_unstemmed Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba
title_sort Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba
author Costa, Sheyla Luiz da
author_facet Costa, Sheyla Luiz da
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Oliveira, Fátima Bayma de
Souza, Valéria de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sheyla Luiz da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Sônia Maria Fleury
contributor_str_mv Teixeira, Sônia Maria Fleury
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas & Estratégias
topic Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Política social - Estudo de casos
Serviço social com crianças
Serviço social com a juventude
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Política social - Estudo de casos
Serviço social com crianças
Serviço social com a juventude
description This study about the contribution of social politics to the democratic process that is built up in the relationship between State and Society aims to demonstrate the importance of institution and evolution of institutional mechanisms in the politics of childhood and adolescense informal education area which would let us to characterize them as emancipated social politics that contribute to create a politic social space. We inteded to analyse the mechanisms that were institutionalized in Curitiba between 1983 and 1996 and to verifY the democratization degree of these politics. In order to do this we built up a methodology that was based on the knowlowdge from our activities in this area, on the aim research and on the bibliography about social politics. We examined the process of the institutional mechanisms establishment during the four different administrations that concem to the period of our study to check the continuities and discontinuities of this process, the intervenient factors and the participation degree and the autonomy of the different subjects - children and adolescents, their parents, civil servants from this area, community and organized coIletive groups. From this study we can conclude that the social assistance politics only can be considered social politics if institutional mechanisms had been established either at the State leveI or in the relationship between State and Society, that is, if politic processures of participation and control had been institutionalized.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Sheyla Luiz da. Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1997.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3554
identifier_str_mv COSTA, Sheyla Luiz da. Políticas sociais e democratização: o caso da educação informal da criança e do adolescente nas quatro últimas gestões em Curitiba. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 1997.
url http://hdl.handle.net/10438/3554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/879c631a-162b-45c8-a21d-ed7bdd30ad30/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6dd24a8a-d386-4b9b-b4a9-fd7f9b898bd3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/35dc9e53-72c9-43ef-8b9c-429a33ccad3a/download
bitstream.checksum.fl_str_mv b06579d1e8467585370206ee1e48dec9
d0252e40a88b8a32130c259611541ae0
477bb22ccc53638f2c228600bebf7a90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797786523533312