A normatização dos pagamentos eletrônicos no Brasil: captura, interesses e influências sobre o Banco Central do Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/33000 |
Resumo: | A literatura nacional apresenta um longo histórico de preocupação com a posição da burocracia do Banco Central do Brasil (BCB). Seu processo de insulamento, instituído ao longo da reestruturação da instituição na década de 1990, levantou uma série de alarmes normativos quanto aos problemas de afastar um importante segmento do Executivo e as políticas das quais se ocupa de seu controle político e burocrático. Esses receios são fortalecidos quando se observa o tipo de instituição que compõe o perímetro de atuação discricionária do BCB: tanto a condução da política monetária pela autarquia, quanto a execução de políticas regulatórias e fiscalizadoras afetam diretamente as instituições financeiras operantes em território nacional, consideradas detentoras de grande poder e influência política. Com respeito à participação de interesses privados no processo regulatório de uma agência pública, há uma vasta literatura, aplicada tanto ao caso de Bancos Centrais quanto aos das demais agências reguladoras, ocupada em depurar hipóteses de captura, interferência de interesses organizados e o aspecto interacional entre representantes do setor privado e burocratas reguladores. A presente dissertação pretende articular essa literatura e inserir o debate nacional acerca do BCB nesse campo teórico através de um estudo de caso de um episódio recente de regulação empreendido pela autarquia. Mais especificamente, o trabalho enfoca o caso da Lei 12.865/2013, que conferiu amplos poderes discricionários para o BCB regular a área de pagamentos eletrônicos no país, por meio de um process tracing que buscou identificar quais os determinantes e as variáveis envolvidas no processo regulatório do BCB. Ao final, são delineados os limites da influência da indústria regulada sobre o processo regulatório do BCB, bem como, respectivamente, as demais variáveis que apresentaram maior poder de interferência. Com respeito à metodologia empregada, sustenta-se que a análise em corte processual permite incorporar importantes variáveis de contexto à explicação, como pluralidade de atores, saliência política e comportamento estratégico dos vários grupos de interesse envolvidos na regulação. |
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Fernandes, João Pedro Haddad BelonEscolas::EAESPCernev, Adrian KemmerMancuso, Wagner PralonFarias, Lauro Emilio Gonzalez2022-12-20T16:27:33Z2022-12-20T16:27:33Z2022-11-03https://hdl.handle.net/10438/33000A literatura nacional apresenta um longo histórico de preocupação com a posição da burocracia do Banco Central do Brasil (BCB). Seu processo de insulamento, instituído ao longo da reestruturação da instituição na década de 1990, levantou uma série de alarmes normativos quanto aos problemas de afastar um importante segmento do Executivo e as políticas das quais se ocupa de seu controle político e burocrático. Esses receios são fortalecidos quando se observa o tipo de instituição que compõe o perímetro de atuação discricionária do BCB: tanto a condução da política monetária pela autarquia, quanto a execução de políticas regulatórias e fiscalizadoras afetam diretamente as instituições financeiras operantes em território nacional, consideradas detentoras de grande poder e influência política. Com respeito à participação de interesses privados no processo regulatório de uma agência pública, há uma vasta literatura, aplicada tanto ao caso de Bancos Centrais quanto aos das demais agências reguladoras, ocupada em depurar hipóteses de captura, interferência de interesses organizados e o aspecto interacional entre representantes do setor privado e burocratas reguladores. A presente dissertação pretende articular essa literatura e inserir o debate nacional acerca do BCB nesse campo teórico através de um estudo de caso de um episódio recente de regulação empreendido pela autarquia. Mais especificamente, o trabalho enfoca o caso da Lei 12.865/2013, que conferiu amplos poderes discricionários para o BCB regular a área de pagamentos eletrônicos no país, por meio de um process tracing que buscou identificar quais os determinantes e as variáveis envolvidas no processo regulatório do BCB. Ao final, são delineados os limites da influência da indústria regulada sobre o processo regulatório do BCB, bem como, respectivamente, as demais variáveis que apresentaram maior poder de interferência. Com respeito à metodologia empregada, sustenta-se que a análise em corte processual permite incorporar importantes variáveis de contexto à explicação, como pluralidade de atores, saliência política e comportamento estratégico dos vários grupos de interesse envolvidos na regulação.The national literature has a long history of concern with the position of the Central Bank of Brazil (BCB) bureaucracy. Its insulation process, instituted during the restructuring of the institution in the 1990s, raised a series of normative alarms regarding the problems of removing an important segment of the Executive and the policies that it deals with its political and bureaucratic control. These fears are strengthened when one observes the type of institution that makes up the BCB's discretionary scope: both the conduct of monetary policy by the autarchy and the execution of regulatory and supervisory policies directly affect financial institutions operating in the national territory, considered holders of great political power and influence. Regarding the participation of private interests in the regulatory process of a public agency, there is a vast literature applied both to the case of Central Banks and to other regulatory agencies dedicated to debugging hypotheses of capture, interference of organized interests and the interactive aspect of private sector representatives and bureaucrat regulators. This work intends to articulate this literature and insert the national debate about the BCB within these theoretical lenses through a case study of a recent episode of regulation undertaken by the municipality. More specifically, the work focuses on the case of the Law 12.865/2013, which granted broad discretionary powers to the BCB to regulate the electronic payments in the country, through a process tracing that sought to identify the determinants and variables involved in the regulatory process of the BCB. At the end, the limits of the regulated industry's influence on the BCB's regulatory process are outlined, as well as other variables capable of interfering in the process. With regard to the methodology used, it is argued that the process analysis allows the incorporation of important context variables into the explanation, such as the plurality of actors, political salience and strategic behavior of the various interest groups involved in regulation.porBanco Central do BrasilRegulaçãoCaptura regulatóriaSistema de pagamentos brasileiroArranjos de pagamentoInstituições de pagamentoCentral Bank of BrazilRegulationRegulatory captureBrazilian payment systemPayment arrangementsPayment institutionsProcess-tracingAdministração públicaBanco Central do BrasilTransferência eletrônica de fundosPagamento - RegulamentaçãoBurocraciaA normatização dos pagamentos eletrônicos no Brasil: captura, interesses e influências sobre o Banco Central do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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A literatura nacional apresenta um longo histórico de preocupação com a posição da burocracia do Banco Central do Brasil (BCB). Seu processo de insulamento, instituído ao longo da reestruturação da instituição na década de 1990, levantou uma série de alarmes normativos quanto aos problemas de afastar um importante segmento do Executivo e as políticas das quais se ocupa de seu controle político e burocrático. Esses receios são fortalecidos quando se observa o tipo de instituição que compõe o perímetro de atuação discricionária do BCB: tanto a condução da política monetária pela autarquia, quanto a execução de políticas regulatórias e fiscalizadoras afetam diretamente as instituições financeiras operantes em território nacional, consideradas detentoras de grande poder e influência política. Com respeito à participação de interesses privados no processo regulatório de uma agência pública, há uma vasta literatura, aplicada tanto ao caso de Bancos Centrais quanto aos das demais agências reguladoras, ocupada em depurar hipóteses de captura, interferência de interesses organizados e o aspecto interacional entre representantes do setor privado e burocratas reguladores. A presente dissertação pretende articular essa literatura e inserir o debate nacional acerca do BCB nesse campo teórico através de um estudo de caso de um episódio recente de regulação empreendido pela autarquia. Mais especificamente, o trabalho enfoca o caso da Lei 12.865/2013, que conferiu amplos poderes discricionários para o BCB regular a área de pagamentos eletrônicos no país, por meio de um process tracing que buscou identificar quais os determinantes e as variáveis envolvidas no processo regulatório do BCB. Ao final, são delineados os limites da influência da indústria regulada sobre o processo regulatório do BCB, bem como, respectivamente, as demais variáveis que apresentaram maior poder de interferência. Com respeito à metodologia empregada, sustenta-se que a análise em corte processual permite incorporar importantes variáveis de contexto à explicação, como pluralidade de atores, saliência política e comportamento estratégico dos vários grupos de interesse envolvidos na regulação. |
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