Relação entre as defasagens dos preços do diesel e da gasolina e o impacto nas ações da Petrobras
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/31405 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal investigar se as defasagens diárias entre os preços nacionais e americanos para a gasolina A e o diesel impactaram os retornos diários das ações da Petrobras de janeiro de 2007 a dezembro de 2019, por meio da interpretação dos coeficientes da regressão de um modelo multifatorial. Os mesmos modelos foram estimados alterando apenas as janelas temporais para analisar os efeitos de três eventos: divulgação e alterações da política de precificação do diesel e gasolina (out/16 e jul/17) e a greve dos caminhoneiros (mai/18). Os resultados indicaram que existe uma relação direta entre a tendência de um “não alinhamento” de preços do diesel e os retornos das ações PETR4 em parte dos modelos estimados para a base completa e todos os modelos considerando a base de dados a partir de outubro de 2016 e a partir de julho de 2017. A interação entre a defasagem diária do diesel com o retorno de mercado no período completo dos dados se mostrou significativa em que o beta de PETR4 apresentou uma relação positiva com a defasagem do diesel. |
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Noé, Juliana VasconcellosEscolas::EPGEGonçalves, Edson Daniel LopesCastor, Kamaiaji de SouzaRibeiro, Eduardo Pontual2021-12-16T12:20:06Z2021-12-16T12:20:06Z2021-10-28https://hdl.handle.net/10438/31405O presente estudo teve como objetivo principal investigar se as defasagens diárias entre os preços nacionais e americanos para a gasolina A e o diesel impactaram os retornos diários das ações da Petrobras de janeiro de 2007 a dezembro de 2019, por meio da interpretação dos coeficientes da regressão de um modelo multifatorial. Os mesmos modelos foram estimados alterando apenas as janelas temporais para analisar os efeitos de três eventos: divulgação e alterações da política de precificação do diesel e gasolina (out/16 e jul/17) e a greve dos caminhoneiros (mai/18). Os resultados indicaram que existe uma relação direta entre a tendência de um “não alinhamento” de preços do diesel e os retornos das ações PETR4 em parte dos modelos estimados para a base completa e todos os modelos considerando a base de dados a partir de outubro de 2016 e a partir de julho de 2017. A interação entre a defasagem diária do diesel com o retorno de mercado no período completo dos dados se mostrou significativa em que o beta de PETR4 apresentou uma relação positiva com a defasagem do diesel.The main goal of this study was to investigate whether the daily gaps between national and American prices for gasoline A and diesel influenced daily returns of Petrobras shares from January 2007 to December 2019, through the interpretation of the regression coefficients of a multifactorial model. The same models were estimated by changing the data period to analyze the effects of three events: disclosure and changes in the pricing policy for diesel and gasoline (Oct/16 and Jul/17) and the truck drivers' strike (May/18). The results indicated that there is a direct relationship between the trend of a “misalignment” of diesel prices and the returns of PETR4 shares in two estimated models considering the full data period and all estimated models of the periods after Oct/16 and Jul/17. The interactions between diesel daily lags with the market return in the full data period were significant in which the beta of PETR4 had a positive relationship with the lag of diesel.porPetrobrasDieselGasolinaGasolineEconomiaCombustível diesel - Preços - BrasilGasolina - Preços - BrasilAções (Finanças)PETROBRASRelação entre as defasagens dos preços do diesel e da gasolina e o impacto nas ações da Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021-10-28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertacao Completa.pdfDissertacao Completa.pdfPDFapplication/pdf2444003https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c64c6272-1a46-4807-bd7f-4a9c6d59cf54/downloadf5091df409e5f8c203c628ace86f648cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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O presente estudo teve como objetivo principal investigar se as defasagens diárias entre os preços nacionais e americanos para a gasolina A e o diesel impactaram os retornos diários das ações da Petrobras de janeiro de 2007 a dezembro de 2019, por meio da interpretação dos coeficientes da regressão de um modelo multifatorial. Os mesmos modelos foram estimados alterando apenas as janelas temporais para analisar os efeitos de três eventos: divulgação e alterações da política de precificação do diesel e gasolina (out/16 e jul/17) e a greve dos caminhoneiros (mai/18). Os resultados indicaram que existe uma relação direta entre a tendência de um “não alinhamento” de preços do diesel e os retornos das ações PETR4 em parte dos modelos estimados para a base completa e todos os modelos considerando a base de dados a partir de outubro de 2016 e a partir de julho de 2017. A interação entre a defasagem diária do diesel com o retorno de mercado no período completo dos dados se mostrou significativa em que o beta de PETR4 apresentou uma relação positiva com a defasagem do diesel. |
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