O uso de sistemas de inteligência artificial para a personalização da experiência do paciente: a percepção de gestores de tecnologia e inovação de hospitais associados à ANAHP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Felipe Augusto Kotait
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35510
Resumo: O presente trabalho explora a percepção de gestores das áreas de Tecnologia e Inovação de hospitais privados brasileiros acerca do uso da Inteligência Artificial (IA) na Saúde, com foco específico na personalização da experiência do paciente nesses hospitais. O estudo tem início em uma revisão teórica que analisa diversas ferramentas de IA, entre chatbots, sistemas de diagnóstico auxiliados por IA, terapias personalizadas e automação de tarefas rotineiras. Esta revisão fornece uma base para a compreensão da capacidade de uso da IA em saúde. Para validação de tal levantamento, foi desenvolvido um questionário que foi distribuído a uma amostra de gestores de tecnologia e inovação em hospitais, com o apoio da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). O questionário foi disponibilizado em versão online à base de 122 hospitais associados à ANAHP, tendo sido obtidas 30 respostas completas (quase 25% da base total), capturando percepções sobre as vantagens, desvantagens, e os desafios éticos e técnicos relacionados ao emprego da IA na área clínica, particularmente em ambientes hospitalares. A pesquisa permitiu o levantamento de várias informações sobre o estado atual e as perspectivas futuras de uso da IA em hospitais privados brasileiros, ressaltando preocupações basais sobre a implantação dessas ferramentas em termos éticos, técnicos e burocráticos. As respostas coletadas ratificaram o otimismo e a reserva dos profissionais de tecnologia e inovação em hospitais privados quanto ao poder e aos impactos da IA na personalização da experiência do paciente, bem como indicaram a necessidade de treinamento adequado para os funcionários desses hospitais, a fim de maximizar os benefícios da IA como ferramenta de apoio à tomada de decisão. O trabalho, de um modo geral, contribui para o campo científico da Saúde assistida por computador, postando-se como uma fonte de consulta para instituições de saúde que considerem utilizar a IA na personalização da experiência do paciente e queiram estabelecer treinamentos de pessoal baseados nesses princípios.
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spelling Borba, Felipe Augusto KotaitEscolas::EAESPFelix, Evandro Penteado VillarMaranho, Flavia SchwartzOgata, Alberto Jose Niituma2024-07-03T12:04:36Z2024-07-03T12:04:36Z2024-04-11https://hdl.handle.net/10438/35510O presente trabalho explora a percepção de gestores das áreas de Tecnologia e Inovação de hospitais privados brasileiros acerca do uso da Inteligência Artificial (IA) na Saúde, com foco específico na personalização da experiência do paciente nesses hospitais. O estudo tem início em uma revisão teórica que analisa diversas ferramentas de IA, entre chatbots, sistemas de diagnóstico auxiliados por IA, terapias personalizadas e automação de tarefas rotineiras. Esta revisão fornece uma base para a compreensão da capacidade de uso da IA em saúde. Para validação de tal levantamento, foi desenvolvido um questionário que foi distribuído a uma amostra de gestores de tecnologia e inovação em hospitais, com o apoio da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). O questionário foi disponibilizado em versão online à base de 122 hospitais associados à ANAHP, tendo sido obtidas 30 respostas completas (quase 25% da base total), capturando percepções sobre as vantagens, desvantagens, e os desafios éticos e técnicos relacionados ao emprego da IA na área clínica, particularmente em ambientes hospitalares. A pesquisa permitiu o levantamento de várias informações sobre o estado atual e as perspectivas futuras de uso da IA em hospitais privados brasileiros, ressaltando preocupações basais sobre a implantação dessas ferramentas em termos éticos, técnicos e burocráticos. As respostas coletadas ratificaram o otimismo e a reserva dos profissionais de tecnologia e inovação em hospitais privados quanto ao poder e aos impactos da IA na personalização da experiência do paciente, bem como indicaram a necessidade de treinamento adequado para os funcionários desses hospitais, a fim de maximizar os benefícios da IA como ferramenta de apoio à tomada de decisão. O trabalho, de um modo geral, contribui para o campo científico da Saúde assistida por computador, postando-se como uma fonte de consulta para instituições de saúde que considerem utilizar a IA na personalização da experiência do paciente e queiram estabelecer treinamentos de pessoal baseados nesses princípios.The present study explores the perception of managers in the Technology and Innovation departments of Brazilian private hospitals regarding the use of Artificial Intelligence (AI) in Healthcare, with a specific focus on personalizing the patient experience in these hospitals. The study begins with a theoretical review that analyzes various AI tools, including chatbots, AI-assisted diagnostic systems, personalized therapies, and automation of routine tasks. This review provides a solid foundation for understanding the capacity to use AI in healthcare. To validate this survey, a questionnaire was developed and distributed to a sample of various technology and innovation managers in companies, with the support of the National Association of Private Hospitals (ANAHP). The questionnaire was made available online to a base of 122 hospitals associated with ANAHP, with 30 complete responses obtained (almost 25% of the total base), capturing perceptions about the advantages, disadvantages, and ethical and technical challenges related to the use of AI in the clinical area, particularly in hospital environments. The research allowed for the collection of various information about the current state and prospects of AI use in Brazilian private hospitals, highlighting fundamental concerns about the implementation of these tools in ethical, technical, and bureaucratic terms. The collected responses confirmed the optimism and caution of technology and innovation professionals in private hospitals regarding the power and impacts of AI on personalizing the patient experience, as well as indicating the need for adequate training for the staff of these hospitals to maximize the benefits of AI as a decision support tool. The work, in general, contributes to the scientific field of ComputerAssisted Healthcare, positioning itself as a reference for healthcare institutions considering using AI to personalize the patient experience and wanting to establish personnel training based on these principles.porAssistência médicaAssistência ao pacienteAprendizado de máquinaInteligência artificialMedical assistancePatient-centered careMachine learningArtificial intelligenceAdministração de empresasAssistência médicaHospitais - Inovações tecnológicasAprendizado do computadorInteligência artificialO uso de sistemas de inteligência artificial para a personalização da experiência do paciente: a percepção de gestores de tecnologia e inovação de hospitais associados à ANAHPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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