Análise das ações de EPS à luz dos planos estaduais de educação permanente em saúde e relatórios de gestão estaduais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Rejane Teles
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/33234
Resumo: Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar o desempenho das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), previstas nos Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde (PEEPS) elaborados no âmbito do Programa para Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO EPS-SUS). Para este alcance, buscou-se identificar as ações de formação e qualificação para profissionais e trabalhadores de nível médio contidas nos PEEPS, para localização e análise do desempenho destas, a partir dos Relatórios de Gestão Estaduais. Metodologia: A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, de caráter descritivo, partindo de uma investigação documental aos PEEPS e aos Relatórios de Gestão Estaduais, dos quais foram coletados os dados acerca das ações educativas de formação e qualificação. A técnica aplicada para o tratamento dos dados coletados foi a de análise de conteúdo. Resultados: O estudo revelou que a maior parte das Unidades Federativas do país propôs em seus PEEPS, ações de EPS que foram descritas de forma imprecisa, prejudicando uma identificação condizente ao recorte da pesquisa e impossibilitando uma análise apurada para posterior avaliação acerca de seus desempenhos. Revelou ainda, que o registro das informações relativas às ações educativas, nos PEEPS e nos Relatórios de Gestão Estaduais, é realizado de forma desarticulada entre eles, embora as instâncias responsáveis pela elaboração dos referidos instrumentos, sejam praticamente as mesmas. Limitações: As principais limitações do estudo se deram em torno da falta de precisão dos estados na descrição das ações de EPS contidas nos PEEPS e nos relatórios de gestão, bem como a indisponibilidade de alguns relatórios de gestão dos períodos estabelecidos, para análise. Contribuições práticas: Anseia-se que os resultados aqui desvelados possam orientar e subsidiar gestores das três esferas de governo e demais atores inseridos nos processos alusivos à temática, na formulação de estratégias e novas políticas públicas que promovam a mitigação ou superação dos entraves que cercam o cenário da formação e qualificação dos trabalhadores da área da saúde, no contexto da EPS. Contribuições sociais: O aprimoramento contínuo dos trabalhadores do SUS reflete diretamente na oferta de assistência à saúde da população e nesse sentido, os achados deste estudo poderão direcionar gestores do SUS em futuras propostas para qualificação de profissionais da saúde, o que será de grande valia para a sociedade. Originalidade: Com base nas referências exploradas em torno das ações educativas contidas nos Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde, não há estudos precedentes a este que tenham buscado analisar o desempenho das referidas ações, a partir dos relatórios de gestão estaduais.
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Metodologia: A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, de caráter descritivo, partindo de uma investigação documental aos PEEPS e aos Relatórios de Gestão Estaduais, dos quais foram coletados os dados acerca das ações educativas de formação e qualificação. A técnica aplicada para o tratamento dos dados coletados foi a de análise de conteúdo. Resultados: O estudo revelou que a maior parte das Unidades Federativas do país propôs em seus PEEPS, ações de EPS que foram descritas de forma imprecisa, prejudicando uma identificação condizente ao recorte da pesquisa e impossibilitando uma análise apurada para posterior avaliação acerca de seus desempenhos. Revelou ainda, que o registro das informações relativas às ações educativas, nos PEEPS e nos Relatórios de Gestão Estaduais, é realizado de forma desarticulada entre eles, embora as instâncias responsáveis pela elaboração dos referidos instrumentos, sejam praticamente as mesmas. Limitações: As principais limitações do estudo se deram em torno da falta de precisão dos estados na descrição das ações de EPS contidas nos PEEPS e nos relatórios de gestão, bem como a indisponibilidade de alguns relatórios de gestão dos períodos estabelecidos, para análise. Contribuições práticas: Anseia-se que os resultados aqui desvelados possam orientar e subsidiar gestores das três esferas de governo e demais atores inseridos nos processos alusivos à temática, na formulação de estratégias e novas políticas públicas que promovam a mitigação ou superação dos entraves que cercam o cenário da formação e qualificação dos trabalhadores da área da saúde, no contexto da EPS. Contribuições sociais: O aprimoramento contínuo dos trabalhadores do SUS reflete diretamente na oferta de assistência à saúde da população e nesse sentido, os achados deste estudo poderão direcionar gestores do SUS em futuras propostas para qualificação de profissionais da saúde, o que será de grande valia para a sociedade. Originalidade: Com base nas referências exploradas em torno das ações educativas contidas nos Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde, não há estudos precedentes a este que tenham buscado analisar o desempenho das referidas ações, a partir dos relatórios de gestão estaduais.Purpose: This study aimed to investigate the performance of the Permanent Health Education (PHE) actions, provided for in the State Plans for Permanent Health Education (PEEPS) prepared under the Program for Strengthening the Practices of Permanent Health Education in the SUS (PRO EPS-SUS). For this scope, we sought to identify the training and qualification actions for professionals and mid-level workers contained in the PEEPS, to locate and analyze their performance, based on the State Management Reports. Methodology: The methodology used was qualitative and descriptive in nature, starting with a documental investigation of the PEEPS and the State Management Reports, from which data on the educational actions of training and qualification were collected. The technique applied for the treatment of the data collected was content analysis. Findings: The study revealed that most of the Federal Units of the country proposed in their PEEPS, HPS actions that were described inaccurately, hindering a consistent identification to the research cut-off and making it impossible to perform a thorough analysis for further evaluation of their performance. It also revealed that the registration of information related to educational actions, in the PEEPS and in the State Management Reports, is carried out in a disjointed way between them, although the authorities responsible for preparing these instruments are practically the same. Research limitations: The main limitations of the study were around the states' lack of precision in describing the HPS actions contained in the PEEPS and in the management reports, as well as the unavailability of some management reports from the established periods for analysis. Practical contributions: It is hoped that the results unveiled here can guide and subsidize managers from the three levels of government and other actors involved in the processes alluding to the theme, in the formulation of strategies and new public policies that promote the mitigation or overcoming of obstacles that surround the training and qualification of health workers in the context of HPS. Social contributions: The continuous improvement of SUS workers reflects directly on the provision of health care to the population, and in this sense, the findings of this study can guide SUS managers in future proposals for the qualification of health professionals, which will be of great value to society. Originality: Based on the references explored around the educational actions contained in the State Plans for Continuing Education in Health, there are no studies preceding this one that have sought to analyze the performance of these actions, based on state management reports.porEducação Permanente em SaúdePlanos Estaduais de Educação Permanente em SaúdeRelatórios de gestão estaduaisEducação Permanente em SaúdePlano Estadual de Educação Permanente em SaúdeAdministração estadual - RelatóriosSaúde - Estudo e ensinoAnálise das ações de EPS à luz dos planos estaduais de educação permanente em saúde e relatórios de gestão estaduaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação_RejaneBastos_Versão Final_Posbanca_2022-2023.pdfDissertação_RejaneBastos_Versão 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