Compra de material escolar para uso dos matriculados no ensino público municipal de São Paulo: a hipótese de subsídio com a implantação de vale-material escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Carlos Henrique Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matos, Jackson Andrade de, Vargas, Wagner Augusto Lopes de
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28448
Resumo: Os municípios são responsáveis por prover a educação infantil, tendo, entre outras responsabilidades, a de fornecer gratuitamente o material escolar e pedagógico para comunidade matriculada. Por se tratar de um processo complexo e centralizado, a aquisição desses materiais na cidade de São Paulo, maior município da América Latina, apresenta uma série de desafios, considerando principalmente os fatores políticos, econômicos, sociais e a maneira que o arcabouço do regulamento brasileiro de compras públicas afeta a qualidade dos bens públicos. Ao longo dos últimos anos, países no mundo vêm promovendo alterações em seus regulamentos em conformidade com o contexto institucional para reformar seus sistemas de compras públicas por meio de diferentes legislações e mecanismos de governança. Após a Constituinte, em 1993, o Brasil editou sua Lei Geral de Licitações e, no decorrer dos anos, houve iniciativas com legislação complementar de criação da modalidade de Pregão, Regime Diferenciado de Contratações Públicas, a introdução de uma Lei que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e a possibilidade de contratações por meio do Sistema de Registro de Preço. Mesmo com esses avanços, o processo de compra e distribuição de material escolar e pedagógico no município de São Paulo apresenta um alto grau de complexidade, em razão da quantidade de matriculados no sistema municipal de ensino e das tarefas da cadeia logística para fazer chegar os insumos aos educandos no prazo e com a quantidade e a qualidade adequadas. Diante desse cenário, o presente trabalho foi realizado com objetivo de diagnosticar e compreender as dificuldades dos processos de aquisição e gestão dos materiais escolares e pedagógicos no município de São Paulo, atividades essas realizadas Secretaria municipal de Educação (SME). Além do diagnóstico, também foram apresentadas sugestões que possam contribuir para a melhoria desses processos, envolvendo o redesenho do formato de aquisição para um formato descentralizado por meio do uso de vouchers. Também foi realizado um outro planejamento para a previsão de aquisições e a alocação de recursos orçamentários, além de fazer o mesmo com a logística de entrega; outrossim, objetivou-se nesse redesenho a ampliação da participação das unidades e da comunidade escolar na aquisição do material escolar. Por fim, os resultados do estudo indicam um conjunto de melhorias mediante mudança no formato do processo de compras públicas e esses resultados também oferecem um conjunto de ações para aprimorar o formato vigente de contratação.
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Ao longo dos últimos anos, países no mundo vêm promovendo alterações em seus regulamentos em conformidade com o contexto institucional para reformar seus sistemas de compras públicas por meio de diferentes legislações e mecanismos de governança. Após a Constituinte, em 1993, o Brasil editou sua Lei Geral de Licitações e, no decorrer dos anos, houve iniciativas com legislação complementar de criação da modalidade de Pregão, Regime Diferenciado de Contratações Públicas, a introdução de uma Lei que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e a possibilidade de contratações por meio do Sistema de Registro de Preço. Mesmo com esses avanços, o processo de compra e distribuição de material escolar e pedagógico no município de São Paulo apresenta um alto grau de complexidade, em razão da quantidade de matriculados no sistema municipal de ensino e das tarefas da cadeia logística para fazer chegar os insumos aos educandos no prazo e com a quantidade e a qualidade adequadas. Diante desse cenário, o presente trabalho foi realizado com objetivo de diagnosticar e compreender as dificuldades dos processos de aquisição e gestão dos materiais escolares e pedagógicos no município de São Paulo, atividades essas realizadas Secretaria municipal de Educação (SME). Além do diagnóstico, também foram apresentadas sugestões que possam contribuir para a melhoria desses processos, envolvendo o redesenho do formato de aquisição para um formato descentralizado por meio do uso de vouchers. Também foi realizado um outro planejamento para a previsão de aquisições e a alocação de recursos orçamentários, além de fazer o mesmo com a logística de entrega; outrossim, objetivou-se nesse redesenho a ampliação da participação das unidades e da comunidade escolar na aquisição do material escolar. Por fim, os resultados do estudo indicam um conjunto de melhorias mediante mudança no formato do processo de compras públicas e esses resultados também oferecem um conjunto de ações para aprimorar o formato vigente de contratação.The cities and public sector are responsible for providing early childhood education and have to provide free school and pedagogical material to the enrolled community. The acquisition of these school materials is a complex and centralized process in a municipality like a São Paulo, the largest municipality in Latin America. These process presents a series of challenges, mainly considering the political, economic and social factors and the way in which the framework of the Brazilian regulation of public procurement affects the quality of public goods. In the last years countries around the world have been promoting changes in their regulations to reform their public purchase systems through different legislation and mechanisms of governance. After the Brazilian Constitution of 1988, Brazil promulgated in 1993 its General biddinga Law and promoted initiatives with complementary legislation to create the modality of Public Offering, Differentiated Regime of Public Procurement, the introduction of a Law that established the National Statute of the Microenterprise and the Small Business Company and the possibility of hiring through the Price Registration System. Even with all these advances, the process of purchase and distribution of school material in the city of São Paulo presents high complexity due to 1) quantity of enrolled in the municipal education system and; 2) the tasks of the logistic chain to make the inputs reach the learners and with the appropriate quantity and quality. The present work was carried out with the purpose of diagnosing and understanding the difficulties of the acquisition and management of school and pedagogical materials in the city of São Paulo, activities carried out by the Municipal Secretariat of Education (SME). Suggestions were also made that could contribute to the improvement of these processes, involving the redesign of the acquisition format to a decentralized format through the use of vouchers. Another planning was also carried out for the forecasting of acquisitions and the allocation of budgetary resources, as well as the logistics of delivery; In addition, the purpose of this redesign was to increase the participation of the units and the school community in the acquisition of school material. Finally, the study results indicate a number of improvements through a change in the format of the public purchase process and these results also provide a set of actions to improve the current hiring format.porPublic administrationEducationPublic procurementSchool suppliesTendersPrice Registration SystemEducaçãoLicitaçõesCompras públicasVoucherAdministração públicaMaterial escolarSistema de Registro de PreçosAdministração públicaEducação de criançasAdministração públicaContratos administrativosLicitação públicaCompra de material escolar para uso dos matriculados no ensino público municipal de São Paulo: a hipótese de subsídio com a implantação de vale-material escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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