A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Mayara Santiago Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Texto Completo: http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/228
Resumo: INTRODUÇÃO: A Reforma Psiquiátrica possibilitou a reestruturação de vários serviços em saúde mental, porém seu objetivo principal de reinserção do indivíduo em sofrimento psíquico na sociedade ainda esbarra em várias estigmas e dificuldades. Entre elas, a dificuldade em adesão ao tratamento psiquiátrico, os quais reforçam as internações e reinternações psiquiátricas. OBJETIVOS: A presente pesquisa objetivou analisar os fatores que dificultam a adesão ao tratamento psiquiátrico, assim como favorecer a discussão sobre o tratamento psiquiátrico oferecido aos indivíduos em sofrimento psíquico. METODOLOGIA: Foi utilizada a abordagem qualitativa, de campo, utilizando como método de análise de dados a fenomenologia. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados mostram que fatores como os estigmas relacionados a doença mental, falta de suporte social e participação da família no tratamento, assim como as dificuldades ocupacionais interferem na adesão ao tratamento psiquiátrico. Mas, que sobretudo, antigas práticas de saúde ainda manicomiais prejudicam o progresso do tratamento. CONCLUSÃO: É necessário a mudança desse modelo de tratamento psiquiátrico, hospitalocêntrico, que visa a institucionalização do doente mental e que em nada contribui para a sua reinserção social. Destaca-se nesse sentido, o papel do terapeuta ocupacional como um profissional que contribui para o resgate da cidadania, autonomia e participação social desses indivíduos em intenso sofrimento psíquico.
id FHCGV-1_0d16f7a1683e134b30137f6ef0ff5ac3
oai_identifier_str oai:repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:hc/228
network_acronym_str FHCGV-1
network_name_str Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
repository_id_str
spelling A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia OcupacionalThe difficulty adherence to psychiatric treatment: an analysis from the look of occupational therapyAdesão; Psiquiatria; Terapia ocupacional.INTRODUÇÃO: A Reforma Psiquiátrica possibilitou a reestruturação de vários serviços em saúde mental, porém seu objetivo principal de reinserção do indivíduo em sofrimento psíquico na sociedade ainda esbarra em várias estigmas e dificuldades. Entre elas, a dificuldade em adesão ao tratamento psiquiátrico, os quais reforçam as internações e reinternações psiquiátricas. OBJETIVOS: A presente pesquisa objetivou analisar os fatores que dificultam a adesão ao tratamento psiquiátrico, assim como favorecer a discussão sobre o tratamento psiquiátrico oferecido aos indivíduos em sofrimento psíquico. METODOLOGIA: Foi utilizada a abordagem qualitativa, de campo, utilizando como método de análise de dados a fenomenologia. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados mostram que fatores como os estigmas relacionados a doença mental, falta de suporte social e participação da família no tratamento, assim como as dificuldades ocupacionais interferem na adesão ao tratamento psiquiátrico. Mas, que sobretudo, antigas práticas de saúde ainda manicomiais prejudicam o progresso do tratamento. CONCLUSÃO: É necessário a mudança desse modelo de tratamento psiquiátrico, hospitalocêntrico, que visa a institucionalização do doente mental e que em nada contribui para a sua reinserção social. Destaca-se nesse sentido, o papel do terapeuta ocupacional como um profissional que contribui para o resgate da cidadania, autonomia e participação social desses indivíduos em intenso sofrimento psíquico.MACIEL, Marly LobatoNASCIMENTO, Mayara Santiago Silva2023-09-20T19:15:45Z2023-09-20T19:15:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, Mayara Santiago Silva. A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional. Artigo Científico (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/228porreponame:Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viannainstname:Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)instacron:FHCGVinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-22T15:13:01Zoai:repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:hc/228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:8080/server/oai/repositoriodigital@gasparvianna.pa.gov.br ||opendoar:2024-03-22T15:13:01Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)false
dc.title.none.fl_str_mv A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional
The difficulty adherence to psychiatric treatment: an analysis from the look of occupational therapy
title A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional
spellingShingle A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional
NASCIMENTO, Mayara Santiago Silva
Adesão; Psiquiatria; Terapia ocupacional.
title_short A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional
title_full A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional
title_fullStr A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional
title_full_unstemmed A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional
title_sort A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional
author NASCIMENTO, Mayara Santiago Silva
author_facet NASCIMENTO, Mayara Santiago Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACIEL, Marly Lobato
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Mayara Santiago Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Adesão; Psiquiatria; Terapia ocupacional.
topic Adesão; Psiquiatria; Terapia ocupacional.
description INTRODUÇÃO: A Reforma Psiquiátrica possibilitou a reestruturação de vários serviços em saúde mental, porém seu objetivo principal de reinserção do indivíduo em sofrimento psíquico na sociedade ainda esbarra em várias estigmas e dificuldades. Entre elas, a dificuldade em adesão ao tratamento psiquiátrico, os quais reforçam as internações e reinternações psiquiátricas. OBJETIVOS: A presente pesquisa objetivou analisar os fatores que dificultam a adesão ao tratamento psiquiátrico, assim como favorecer a discussão sobre o tratamento psiquiátrico oferecido aos indivíduos em sofrimento psíquico. METODOLOGIA: Foi utilizada a abordagem qualitativa, de campo, utilizando como método de análise de dados a fenomenologia. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados mostram que fatores como os estigmas relacionados a doença mental, falta de suporte social e participação da família no tratamento, assim como as dificuldades ocupacionais interferem na adesão ao tratamento psiquiátrico. Mas, que sobretudo, antigas práticas de saúde ainda manicomiais prejudicam o progresso do tratamento. CONCLUSÃO: É necessário a mudança desse modelo de tratamento psiquiátrico, hospitalocêntrico, que visa a institucionalização do doente mental e que em nada contribui para a sua reinserção social. Destaca-se nesse sentido, o papel do terapeuta ocupacional como um profissional que contribui para o resgate da cidadania, autonomia e participação social desses indivíduos em intenso sofrimento psíquico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-09-20T19:15:45Z
2023-09-20T19:15:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Mayara Santiago Silva. A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional. Artigo Científico (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.
http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/228
identifier_str_mv NASCIMENTO, Mayara Santiago Silva. A dificuldade de adesão ao tratamento psiquiátrico: uma análise sob o olhar da Terapia Ocupacional. Artigo Científico (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.
url http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
instname:Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
instacron:FHCGV
instname_str Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
instacron_str FHCGV
institution FHCGV
reponame_str Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
collection Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
repository.name.fl_str_mv Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@gasparvianna.pa.gov.br ||
_version_ 1799317159713701888