Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Aline Barbosa de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SILVA, Pamela Tolentino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Texto Completo: http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/152
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com diagnóstico de lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva; avaliar a intervenção precoce do nefrologista como fator prognóstico na evolução da lesão renal aguda e o desfecho clínico destes pacientes. MÉTODO: Estudo retrospectivo, descritivo, do tipo transversal, realizado mediante coleta de dados em protocolos de avaliação da interconsulta da nefrologia, em pacientes avaliados no período de janeiro de 2010 a novembro de 2011 com diagnóstico de lesão renal aguda. Foi utilizado para preenchimento das variáveis do estudo um protocolo padrão contendo os critérios de inclusão. RESULTADOS: Dos 175 pacientes analisados a maioria era do sexo masculino (62,86%) e com idade média superior a 50 anos (78,85%). A maioria dos pacientes (96%) possuía pelo menos uma comorbidade, sendo a cardiopatia a mais freqüente (75,43%). A solicitação de avaliação pelo nefrologista deveu-se principalmente a elevação de escórias nitrogenadas (97,14%), seguida de oligo-anúria (49,71%). Não houve neste estudo correlação entre o desfecho da lesão renal aguda e o tempo transcorrido entre a elevação de escórias e o chamado do nefrologista. O óbito ocorreu em 51,43% dos pacientes. CONCLUSÃO: Houve predomínio de lesão renal aguda em maiores de 50 anos do sexo masculino, tendo a cardiopatia como principal comorbidade. O óbito foi a evolução mais freqüente, principalmente entre os que realizaram hemodiálise.
id FHCGV-1_f4c8f1a521b8f1cdcff833b7ca019bed
oai_identifier_str oai:repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:hc/152
network_acronym_str FHCGV-1
network_name_str Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
repository_id_str
spelling Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensivaRisk factors to mortality in acute renal injury in a intensive care unityLesão renal aguda; Fatores de risco; Unidade de terapia intensiva; Hemodiálise.OBJETIVO: Avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com diagnóstico de lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva; avaliar a intervenção precoce do nefrologista como fator prognóstico na evolução da lesão renal aguda e o desfecho clínico destes pacientes. MÉTODO: Estudo retrospectivo, descritivo, do tipo transversal, realizado mediante coleta de dados em protocolos de avaliação da interconsulta da nefrologia, em pacientes avaliados no período de janeiro de 2010 a novembro de 2011 com diagnóstico de lesão renal aguda. Foi utilizado para preenchimento das variáveis do estudo um protocolo padrão contendo os critérios de inclusão. RESULTADOS: Dos 175 pacientes analisados a maioria era do sexo masculino (62,86%) e com idade média superior a 50 anos (78,85%). A maioria dos pacientes (96%) possuía pelo menos uma comorbidade, sendo a cardiopatia a mais freqüente (75,43%). A solicitação de avaliação pelo nefrologista deveu-se principalmente a elevação de escórias nitrogenadas (97,14%), seguida de oligo-anúria (49,71%). Não houve neste estudo correlação entre o desfecho da lesão renal aguda e o tempo transcorrido entre a elevação de escórias e o chamado do nefrologista. O óbito ocorreu em 51,43% dos pacientes. CONCLUSÃO: Houve predomínio de lesão renal aguda em maiores de 50 anos do sexo masculino, tendo a cardiopatia como principal comorbidade. O óbito foi a evolução mais freqüente, principalmente entre os que realizaram hemodiálise.SILVA, Allan Roberto MarquesMELO, Aline Barbosa deSILVA, Pamela Tolentino da2023-08-25T19:35:23Z2023-08-25T19:35:23Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELO, Aline Barbosa de; SILVA, Pamela Tolentino da. Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva. Artigo Científico (Programa de Pós-Graduação e Residência Médica em Nefrologia) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Belém, 2012.http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/152porreponame:Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viannainstname:Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)instacron:FHCGVinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T16:36:49Zoai:repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:hc/152Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:8080/server/oai/repositoriodigital@gasparvianna.pa.gov.br ||opendoar:2024-01-02T16:36:49Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva
Risk factors to mortality in acute renal injury in a intensive care unity
title Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva
spellingShingle Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva
MELO, Aline Barbosa de
Lesão renal aguda; Fatores de risco; Unidade de terapia intensiva; Hemodiálise.
title_short Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva
title_full Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva
title_fullStr Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva
title_full_unstemmed Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva
title_sort Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva
author MELO, Aline Barbosa de
author_facet MELO, Aline Barbosa de
SILVA, Pamela Tolentino da
author_role author
author2 SILVA, Pamela Tolentino da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Allan Roberto Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Aline Barbosa de
SILVA, Pamela Tolentino da
dc.subject.por.fl_str_mv Lesão renal aguda; Fatores de risco; Unidade de terapia intensiva; Hemodiálise.
topic Lesão renal aguda; Fatores de risco; Unidade de terapia intensiva; Hemodiálise.
description OBJETIVO: Avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com diagnóstico de lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva; avaliar a intervenção precoce do nefrologista como fator prognóstico na evolução da lesão renal aguda e o desfecho clínico destes pacientes. MÉTODO: Estudo retrospectivo, descritivo, do tipo transversal, realizado mediante coleta de dados em protocolos de avaliação da interconsulta da nefrologia, em pacientes avaliados no período de janeiro de 2010 a novembro de 2011 com diagnóstico de lesão renal aguda. Foi utilizado para preenchimento das variáveis do estudo um protocolo padrão contendo os critérios de inclusão. RESULTADOS: Dos 175 pacientes analisados a maioria era do sexo masculino (62,86%) e com idade média superior a 50 anos (78,85%). A maioria dos pacientes (96%) possuía pelo menos uma comorbidade, sendo a cardiopatia a mais freqüente (75,43%). A solicitação de avaliação pelo nefrologista deveu-se principalmente a elevação de escórias nitrogenadas (97,14%), seguida de oligo-anúria (49,71%). Não houve neste estudo correlação entre o desfecho da lesão renal aguda e o tempo transcorrido entre a elevação de escórias e o chamado do nefrologista. O óbito ocorreu em 51,43% dos pacientes. CONCLUSÃO: Houve predomínio de lesão renal aguda em maiores de 50 anos do sexo masculino, tendo a cardiopatia como principal comorbidade. O óbito foi a evolução mais freqüente, principalmente entre os que realizaram hemodiálise.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2023-08-25T19:35:23Z
2023-08-25T19:35:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Aline Barbosa de; SILVA, Pamela Tolentino da. Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva. Artigo Científico (Programa de Pós-Graduação e Residência Médica em Nefrologia) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Belém, 2012.
http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/152
identifier_str_mv MELO, Aline Barbosa de; SILVA, Pamela Tolentino da. Fatores de risco para mortalidade na lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva. Artigo Científico (Programa de Pós-Graduação e Residência Médica em Nefrologia) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Belém, 2012.
url http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
instname:Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
instacron:FHCGV
instname_str Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
instacron_str FHCGV
institution FHCGV
reponame_str Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
collection Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
repository.name.fl_str_mv Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@gasparvianna.pa.gov.br ||
_version_ 1799317159817510912