O “Ranking Brasileiro de Pesquisa” e os Princípios de Berlim Para Rankings de Instituições de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fausto, Sibele
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Calero-Medina, Clara, Noyons, Ed
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/239
Resumo: Os rankings estão ganhando destaque como instrumentos de avaliação das instituições de ensino superior. Nos últimos anos surgiram vários rankings, tanto nacionais como internacionais. O Ranking Brasileiro de Pesquisa (BRR) foi lançado em 2014 no Brasil e mede o desempenho das instituições de pesquisa científica brasileiras. Usando um sofisticado conjunto de indicadores bibliométricos, o ranking tem como objetivo fornecer medições altamente precisas do impacto científico destas organizações e do seu envolvimento na colaboração científica, e sua fonte de dados é a base Web of Science, considerando publicações indexadas no período entre 2003 e 2012. O presente artigo analisa se o BRR segue as recomendações do documento “Princípios de Berlim para Rankings de Instituições de Ensino Superior”, elaborado em 2006 pelo Grupo Internacional de Especialistas em Rankings, contendo um conjunto de dezesseis diretrizes para orientar os produtores de rankings na elaboração de suas classificações. O cotejo das características do BRR com os princípios de Berlim mostrou que esse ranking está perto de completar sua conformidade aos princípios recomendados para rankings.
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