A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
Texto Completo: | https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/253 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o tema sobre o processo de formação de redes entre Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A partir de evidências teóricas, a questão da pesquisa confrontada foi compreender como ocorre a formação de redes interorganizacionais horizontais. A pesquisa estudou e qualificou os fatores subjacentes à formação de redes horizontais de cooperação. No estágio de formação da rede, são analisados os fatores de motivação, escolha do grupo, papel da liderança e a confiança. Para verificar a experiência da formação das redes, o delineamento da pesquisa é de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa empírica foi conduzida por meio de entrevistas com os primeiros e atuais presidentes de nove redes horizontais na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Também, para melhor entender o fenômeno e aprofundar o estudo aplicou-se um questionário junto aos empresários fundadores das redes. Os resultados da pesquisa evidenciam que as pressões contingenciais, como a concorrência, a dificuldade de obter recursos tangíveis e intangíveis, a falta de crédito, o baixo volume de negócio, exercem influência na motivação para formar redes, que buscam complementaridade de conhecimentos e resultados econômicos. |
id |
FIA-1_84249ec5547684187866ff6042a3f6cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/253 |
network_acronym_str |
FIA-1 |
network_name_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RSCooperaçãoFormaçãoRedes Horizontais.O presente trabalho aborda o tema sobre o processo de formação de redes entre Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A partir de evidências teóricas, a questão da pesquisa confrontada foi compreender como ocorre a formação de redes interorganizacionais horizontais. A pesquisa estudou e qualificou os fatores subjacentes à formação de redes horizontais de cooperação. No estágio de formação da rede, são analisados os fatores de motivação, escolha do grupo, papel da liderança e a confiança. Para verificar a experiência da formação das redes, o delineamento da pesquisa é de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa empírica foi conduzida por meio de entrevistas com os primeiros e atuais presidentes de nove redes horizontais na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Também, para melhor entender o fenômeno e aprofundar o estudo aplicou-se um questionário junto aos empresários fundadores das redes. Os resultados da pesquisa evidenciam que as pressões contingenciais, como a concorrência, a dificuldade de obter recursos tangíveis e intangíveis, a falta de crédito, o baixo volume de negócio, exercem influência na motivação para formar redes, que buscam complementaridade de conhecimentos e resultados econômicos.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/25310.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i3.253Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 3 (2016): Future Studies Research Journal; 3-30Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 3 (2016): Future Studies Research Journal; 3-302175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/253/373Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonin, Guerino AntonioRavanello, Felipe da SilvaBertóli, Nilson CésarTonin, Stefania2017-01-11T11:15:03Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/253Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2017-01-11T11:15:03Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RS |
title |
A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RS |
spellingShingle |
A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RS Tonin, Guerino Antonio Cooperação Formação Redes Horizontais. |
title_short |
A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RS |
title_full |
A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RS |
title_fullStr |
A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RS |
title_full_unstemmed |
A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RS |
title_sort |
A Formação de Redes de Empresas: o Caso da Região Central do Rio Grande do Sul – RS |
author |
Tonin, Guerino Antonio |
author_facet |
Tonin, Guerino Antonio Ravanello, Felipe da Silva Bertóli, Nilson César Tonin, Stefania |
author_role |
author |
author2 |
Ravanello, Felipe da Silva Bertóli, Nilson César Tonin, Stefania |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonin, Guerino Antonio Ravanello, Felipe da Silva Bertóli, Nilson César Tonin, Stefania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Formação Redes Horizontais. |
topic |
Cooperação Formação Redes Horizontais. |
description |
O presente trabalho aborda o tema sobre o processo de formação de redes entre Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A partir de evidências teóricas, a questão da pesquisa confrontada foi compreender como ocorre a formação de redes interorganizacionais horizontais. A pesquisa estudou e qualificou os fatores subjacentes à formação de redes horizontais de cooperação. No estágio de formação da rede, são analisados os fatores de motivação, escolha do grupo, papel da liderança e a confiança. Para verificar a experiência da formação das redes, o delineamento da pesquisa é de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa empírica foi conduzida por meio de entrevistas com os primeiros e atuais presidentes de nove redes horizontais na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Também, para melhor entender o fenômeno e aprofundar o estudo aplicou-se um questionário junto aos empresários fundadores das redes. Os resultados da pesquisa evidenciam que as pressões contingenciais, como a concorrência, a dificuldade de obter recursos tangíveis e intangíveis, a falta de crédito, o baixo volume de negócio, exercem influência na motivação para formar redes, que buscam complementaridade de conhecimentos e resultados econômicos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/253 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i3.253 |
url |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/253 |
identifier_str_mv |
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i3.253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/253/373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
dc.source.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 8 No. 3 (2016): Future Studies Research Journal; 3-30 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 8 n. 3 (2016): Future Studies Research Journal; 3-30 2175-5825 reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies instname:Fundação Instituto de Administração (FIA) instacron:FIA |
instname_str |
Fundação Instituto de Administração (FIA) |
instacron_str |
FIA |
institution |
FIA |
reponame_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
collection |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
repository.name.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843617024868352 |