"Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caminha, Marina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Ohana Boy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Parágrafo
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/923
Resumo: Este artigo tem como proposta discutir as representações das relações entre patroa e empregada doméstica, atravessadas no Brasil pela frase "como se fosse da família", através da análise do episódio do programa Esquenta!. Propomos pensar como a narrativa se apropria do discurso das diferenças, elaborando um diálogo entre os conceitos de representação e representatividade e, posteriormente, relacionando-os com o campo televisivo. Seguimos como premissa as percepções de Stuart Hall, Jesús Martín-Barbero em diálogo com Angela Davis, Djamila Ribeiro e Asad Haider, importantes nos estudos sobre representação e representatividades de temáticas vinculadas a grupos sociais subalternizados.
id FIAMFAAM-1_1dc23656c9e44a47da10f3621622f5dd
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/923
network_acronym_str FIAMFAAM-1
network_name_str Parágrafo
repository_id_str
spelling "Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!Representação. Representatividade. Televisão. Esquenta!. Empregada Doméstica.Este artigo tem como proposta discutir as representações das relações entre patroa e empregada doméstica, atravessadas no Brasil pela frase "como se fosse da família", através da análise do episódio do programa Esquenta!. Propomos pensar como a narrativa se apropria do discurso das diferenças, elaborando um diálogo entre os conceitos de representação e representatividade e, posteriormente, relacionando-os com o campo televisivo. Seguimos como premissa as percepções de Stuart Hall, Jesús Martín-Barbero em diálogo com Angela Davis, Djamila Ribeiro e Asad Haider, importantes nos estudos sobre representação e representatividades de temáticas vinculadas a grupos sociais subalternizados.Parágrafo2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/923Parágrafo; v. 7 n. 1 (2020): 14a Edição: Revista Parágrafo: Janeiro-Abril de 2020; 852317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/923/626Copyright (c) 2020 Parágrafoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaminha, MarinaOliveira, Ohana Boy2020-05-08T23:36:56ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRI
dc.title.none.fl_str_mv "Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!
title "Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!
spellingShingle "Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!
Caminha, Marina
Representação. Representatividade. Televisão. Esquenta!. Empregada Doméstica.
title_short "Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!
title_full "Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!
title_fullStr "Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!
title_full_unstemmed "Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!
title_sort "Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!
author Caminha, Marina
author_facet Caminha, Marina
Oliveira, Ohana Boy
author_role author
author2 Oliveira, Ohana Boy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caminha, Marina
Oliveira, Ohana Boy
dc.subject.por.fl_str_mv Representação. Representatividade. Televisão. Esquenta!. Empregada Doméstica.
topic Representação. Representatividade. Televisão. Esquenta!. Empregada Doméstica.
description Este artigo tem como proposta discutir as representações das relações entre patroa e empregada doméstica, atravessadas no Brasil pela frase "como se fosse da família", através da análise do episódio do programa Esquenta!. Propomos pensar como a narrativa se apropria do discurso das diferenças, elaborando um diálogo entre os conceitos de representação e representatividade e, posteriormente, relacionando-os com o campo televisivo. Seguimos como premissa as percepções de Stuart Hall, Jesús Martín-Barbero em diálogo com Angela Davis, Djamila Ribeiro e Asad Haider, importantes nos estudos sobre representação e representatividades de temáticas vinculadas a grupos sociais subalternizados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/923
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/923/626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Parágrafo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Parágrafo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
dc.source.none.fl_str_mv Parágrafo; v. 7 n. 1 (2020): 14a Edição: Revista Parágrafo: Janeiro-Abril de 2020; 85
2317-4919
reponame:Parágrafo
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str Parágrafo
collection Parágrafo
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734455884631769088