A televisão e a precoce sociedade de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Affonso Henriques da Silva Real
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Parágrafo
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/123
Resumo: O mercado de consumo é a base do sistema capitalista, e o acesso aos bens materiais tem sido o objetivo da maioria da população que enxerga a conquista do bem-estar a partir do poder de aquisição. Grande parte deste cenário é construído pela mídia, com maior penetração da televisão, que, através da programação e publicidade, cria o universo simbólico do consumo. Um conjunto de significações começa a fazer parte do universo de cada indivíduo desde a primeira infância. Uma orientação que fará parte da adolescência, juventude e vida adulta, que praticamente limita o sentido da existência í  aquisição material e reduz muito a liberdade individual. Este texto propõe uma ressignificação crítica a partir da audiência, que talvez possa retrabalhar as informações televisivas, criando uma outra perspectiva em relação ao consumo. Palavras-chave: Televisão; Sociedade de consumo; Telespectador crítico.
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