Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scolari, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Parágrafo
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291
Resumo: Muitos conceitos foram desenvolvidos para descrever a convergência entre mídias, linguagens e formatos nos sistemas de mídias contemporâneos. Este artigo é uma reflexão teórica sobre Narrativas Transmidiáticas, partindo de uma perspectiva que integra semiótica e narratologia no contexto do estudo das mídias. Após lidar com o caos conceitual em torno das Narrativas Transmidiáticas, o artigo analisa como essas novas estruturas de narrativas multimodais criam diferentes consumidores implícitos e constroem um universo narrativo. A análise inclui uma descrição da estrutura textual multimídia criada para a série de televisão 24 horas, da Fox. Por fim, o artigo analisa as Narrativas Transmidiáticas sob uma perspectiva da semiótica de branding.
id FIAMFAAM-1_4a726035607564fa2c1752f8b11be9de
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/291
network_acronym_str FIAMFAAM-1
network_name_str Parágrafo
repository_id_str
spelling Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporâneanarrativas transmí­diaLostMuitos conceitos foram desenvolvidos para descrever a convergência entre mídias, linguagens e formatos nos sistemas de mídias contemporâneos. Este artigo é uma reflexão teórica sobre Narrativas Transmidiáticas, partindo de uma perspectiva que integra semiótica e narratologia no contexto do estudo das mídias. Após lidar com o caos conceitual em torno das Narrativas Transmidiáticas, o artigo analisa como essas novas estruturas de narrativas multimodais criam diferentes consumidores implícitos e constroem um universo narrativo. A análise inclui uma descrição da estrutura textual multimídia criada para a série de televisão 24 horas, da Fox. Por fim, o artigo analisa as Narrativas Transmidiáticas sob uma perspectiva da semiótica de branding.Parágrafo2015-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291Parágrafo; v. 3 n. 1 (2015): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2015; 7-202317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291/298Scolari, Carlos Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-20T22:04:41ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRI
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
title Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
spellingShingle Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
Scolari, Carlos Alberto
narrativas transmí­dia
Lost
title_short Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
title_full Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
title_fullStr Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
title_full_unstemmed Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
title_sort Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
author Scolari, Carlos Alberto
author_facet Scolari, Carlos Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scolari, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv narrativas transmí­dia
Lost
topic narrativas transmí­dia
Lost
description Muitos conceitos foram desenvolvidos para descrever a convergência entre mídias, linguagens e formatos nos sistemas de mídias contemporâneos. Este artigo é uma reflexão teórica sobre Narrativas Transmidiáticas, partindo de uma perspectiva que integra semiótica e narratologia no contexto do estudo das mídias. Após lidar com o caos conceitual em torno das Narrativas Transmidiáticas, o artigo analisa como essas novas estruturas de narrativas multimodais criam diferentes consumidores implícitos e constroem um universo narrativo. A análise inclui uma descrição da estrutura textual multimídia criada para a série de televisão 24 horas, da Fox. Por fim, o artigo analisa as Narrativas Transmidiáticas sob uma perspectiva da semiótica de branding.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291/298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
dc.source.none.fl_str_mv Parágrafo; v. 3 n. 1 (2015): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2015; 7-20
2317-4919
reponame:Parágrafo
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str Parágrafo
collection Parágrafo
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734455884062392321