Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Parágrafo |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291 |
Resumo: | Muitos conceitos foram desenvolvidos para descrever a convergência entre mídias, linguagens e formatos nos sistemas de mídias contemporâneos. Este artigo é uma reflexão teórica sobre Narrativas Transmidiáticas, partindo de uma perspectiva que integra semiótica e narratologia no contexto do estudo das mídias. Após lidar com o caos conceitual em torno das Narrativas Transmidiáticas, o artigo analisa como essas novas estruturas de narrativas multimodais criam diferentes consumidores implícitos e constroem um universo narrativo. A análise inclui uma descrição da estrutura textual multimídia criada para a série de televisão 24 horas, da Fox. Por fim, o artigo analisa as Narrativas Transmidiáticas sob uma perspectiva da semiótica de branding. |
id |
FIAMFAAM-1_4a726035607564fa2c1752f8b11be9de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/291 |
network_acronym_str |
FIAMFAAM-1 |
network_name_str |
Parágrafo |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporâneanarrativas transmídiaLostMuitos conceitos foram desenvolvidos para descrever a convergência entre mídias, linguagens e formatos nos sistemas de mídias contemporâneos. Este artigo é uma reflexão teórica sobre Narrativas Transmidiáticas, partindo de uma perspectiva que integra semiótica e narratologia no contexto do estudo das mídias. Após lidar com o caos conceitual em torno das Narrativas Transmidiáticas, o artigo analisa como essas novas estruturas de narrativas multimodais criam diferentes consumidores implícitos e constroem um universo narrativo. A análise inclui uma descrição da estrutura textual multimídia criada para a série de televisão 24 horas, da Fox. Por fim, o artigo analisa as Narrativas Transmidiáticas sob uma perspectiva da semiótica de branding.Parágrafo2015-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291Parágrafo; v. 3 n. 1 (2015): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2015; 7-202317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291/298Scolari, Carlos Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-20T22:04:41ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea |
title |
Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea |
spellingShingle |
Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea Scolari, Carlos Alberto narrativas transmídia Lost |
title_short |
Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea |
title_full |
Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea |
title_fullStr |
Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea |
title_full_unstemmed |
Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea |
title_sort |
Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea |
author |
Scolari, Carlos Alberto |
author_facet |
Scolari, Carlos Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scolari, Carlos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
narrativas transmídia Lost |
topic |
narrativas transmídia Lost |
description |
Muitos conceitos foram desenvolvidos para descrever a convergência entre mídias, linguagens e formatos nos sistemas de mídias contemporâneos. Este artigo é uma reflexão teórica sobre Narrativas Transmidiáticas, partindo de uma perspectiva que integra semiótica e narratologia no contexto do estudo das mídias. Após lidar com o caos conceitual em torno das Narrativas Transmidiáticas, o artigo analisa como essas novas estruturas de narrativas multimodais criam diferentes consumidores implícitos e constroem um universo narrativo. A análise inclui uma descrição da estrutura textual multimídia criada para a série de televisão 24 horas, da Fox. Por fim, o artigo analisa as Narrativas Transmidiáticas sob uma perspectiva da semiótica de branding. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291 |
url |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/291/298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Parágrafo |
publisher.none.fl_str_mv |
Parágrafo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Parágrafo; v. 3 n. 1 (2015): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2015; 7-20 2317-4919 reponame:Parágrafo instname:Centro Universitário FIAM-FAAM instacron:FIAMFAAM |
instname_str |
Centro Universitário FIAM-FAAM |
instacron_str |
FIAMFAAM |
institution |
FIAMFAAM |
reponame_str |
Parágrafo |
collection |
Parágrafo |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734455884062392321 |