"Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Adriana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Parágrafo
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/248
Resumo: Esse artigo investiga o papel da memória na criação dramatúrgica do diretor e roteirista chinês Wong Kar-wai. O ensaio baseia-se em três filmes de Wong Kar-wai: "Dias selvagens" ("A-Fei Zhengzhuan", 1991), "Amor í  flor da pele" ("Huayang Nianhua", 2001) e "2046" (2005) e analisa o papel da memória sob quatro focos: o foco nos personagens, incapazes de se desvencilhar de um passado que guia suas ações e os impede de viver plenamente o presente; o foco na obra, pensada numa estrutura de série, em que os filmes posteriores remetem í  lembrança dos anteriores; o foco no autor, que situa seus filmes na década de 60  como uma maneira de preservar suas lembranças dessa época; e o foco na cidade de Hong Kong, que, para fugir í  inquietação da espera das mudanças decorrentes de sua reintegração í  República Popular da China, refugia-se na lembrança do passado.
id FIAMFAAM-1_ae5d66c78bc182283c19ca34726d4e12
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/248
network_acronym_str FIAMFAAM-1
network_name_str Parágrafo
repository_id_str
spelling "Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-WaiEsse artigo investiga o papel da memória na criação dramatúrgica do diretor e roteirista chinês Wong Kar-wai. O ensaio baseia-se em três filmes de Wong Kar-wai: "Dias selvagens" ("A-Fei Zhengzhuan", 1991), "Amor í  flor da pele" ("Huayang Nianhua", 2001) e "2046" (2005) e analisa o papel da memória sob quatro focos: o foco nos personagens, incapazes de se desvencilhar de um passado que guia suas ações e os impede de viver plenamente o presente; o foco na obra, pensada numa estrutura de série, em que os filmes posteriores remetem í  lembrança dos anteriores; o foco no autor, que situa seus filmes na década de 60  como uma maneira de preservar suas lembranças dessa época; e o foco na cidade de Hong Kong, que, para fugir í  inquietação da espera das mudanças decorrentes de sua reintegração í  República Popular da China, refugia-se na lembrança do passado.Parágrafo2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/248Parágrafo; v. 3 n. 1 (2015): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2015; 165-1742317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/248/314Câmara, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-20T22:04:41Zoai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/248Revistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRIhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/oaiparagrafo@fiamfaam.br2317-49192317-4919opendoar:2017-01-20T22:04:41Parágrafo - Centro Universitário FIAM-FAAMfalse
dc.title.none.fl_str_mv "Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai
title "Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai
spellingShingle "Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai
Câmara, Adriana
title_short "Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai
title_full "Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai
title_fullStr "Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai
title_full_unstemmed "Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai
title_sort "Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai
author Câmara, Adriana
author_facet Câmara, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Adriana
description Esse artigo investiga o papel da memória na criação dramatúrgica do diretor e roteirista chinês Wong Kar-wai. O ensaio baseia-se em três filmes de Wong Kar-wai: "Dias selvagens" ("A-Fei Zhengzhuan", 1991), "Amor í  flor da pele" ("Huayang Nianhua", 2001) e "2046" (2005) e analisa o papel da memória sob quatro focos: o foco nos personagens, incapazes de se desvencilhar de um passado que guia suas ações e os impede de viver plenamente o presente; o foco na obra, pensada numa estrutura de série, em que os filmes posteriores remetem í  lembrança dos anteriores; o foco no autor, que situa seus filmes na década de 60  como uma maneira de preservar suas lembranças dessa época; e o foco na cidade de Hong Kong, que, para fugir í  inquietação da espera das mudanças decorrentes de sua reintegração í  República Popular da China, refugia-se na lembrança do passado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/248
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/248/314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
dc.source.none.fl_str_mv Parágrafo; v. 3 n. 1 (2015): Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2015; 165-174
2317-4919
reponame:Parágrafo
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str Parágrafo
collection Parágrafo
repository.name.fl_str_mv Parágrafo - Centro Universitário FIAM-FAAM
repository.mail.fl_str_mv paragrafo@fiamfaam.br
_version_ 1797053052495069184