O poder de mobilização social das ferramentas de comunicação online: Uma análise do processo de convocação para as manifestações populares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Parágrafo |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/314 |
Resumo: | Tendo como fonte de análise as manifestações populares que tomaram as ruas do Brasil entre os anos de 2013 e 2015, este artigo se propõe a uma reflexão sobre as plataformas de comunicação utilizadas na convocação das massas. O foco aqui está na análise dos suportes comunicacionais, que possibilitaram o convite para as mobilizações sociais. Através de pesquisa empírica, realizada nas cinco regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), foi possível descobrir por meio de quais canais as convocatórias para as manifestações aconteceram. O presente texto analisa ainda por onde ocorrem os debates, como se dão as buscas por mais informações sobre os eventos e o compartilhamento de convites com as redes de contato. A partir dessas constatações, o artigo traz uma análise dos dados obtidos confrontando-os com o referencial teórico. |
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O poder de mobilização social das ferramentas de comunicação online: Uma análise do processo de convocação para as manifestações popularesTendo como fonte de análise as manifestações populares que tomaram as ruas do Brasil entre os anos de 2013 e 2015, este artigo se propõe a uma reflexão sobre as plataformas de comunicação utilizadas na convocação das massas. O foco aqui está na análise dos suportes comunicacionais, que possibilitaram o convite para as mobilizações sociais. Através de pesquisa empírica, realizada nas cinco regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), foi possível descobrir por meio de quais canais as convocatórias para as manifestações aconteceram. O presente texto analisa ainda por onde ocorrem os debates, como se dão as buscas por mais informações sobre os eventos e o compartilhamento de convites com as redes de contato. A partir dessas constatações, o artigo traz uma análise dos dados obtidos confrontando-os com o referencial teórico.Parágrafo2015-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/314Parágrafo; v. 3 n. 2 (2015): 6a Edição: Revista Parágrafo: Julho-Dezembro de 2015; 193-2002317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/314/334Bittencourt, Maírainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-21T01:25:30ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRI |
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