AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/453 |
Resumo: | A transição entre os séculos XIX e XX foi caracterizada por configurar um período de grandes transformações urbanas nas cidades brasileiras, especialmente após a instauração da República. Entre outras coisas, buscava-se dotar as cidades de um aspecto mais moderno e próspero criando uma imagem de cidade que representasse o novo regime político implantado. Em Maceió esse início do século XX foi marcado por um surto modernizador especialmente durante a gestão da família Malta, quando foi contratado o artista alagoano Rosalvo Ribeiro, recém chegado de Paris, que elaborou projetos de remodelação para as principais praças da cidade. O presente artigo busca demonstrar o papel desses espaços públicos como símbolos da modernidade almejada naquele momento. A partir da análise conjunta de cartões postais, relatórios e demais documentos primários, buscar-se-á fazer emergir a ação do artista Rosalvo Ribeiro na modernização da cidade e, decorrentemente, ampliar o conhecimento acerca de sua obra. |
id |
FIAMFAAM-2_49f2d00eaed1baf8933cf11ecab1aa5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/453 |
network_acronym_str |
FIAMFAAM-2 |
network_name_str |
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - ALPublic squares as symbols of modernity and the projects of Rosalvo Ribeiro during the Era Maltina (1900-1912)modernização urbanapraçasRosalvo Ribeiro.Urban modernizingSquaresRosalvo Ribeiro.A transição entre os séculos XIX e XX foi caracterizada por configurar um período de grandes transformações urbanas nas cidades brasileiras, especialmente após a instauração da República. Entre outras coisas, buscava-se dotar as cidades de um aspecto mais moderno e próspero criando uma imagem de cidade que representasse o novo regime político implantado. Em Maceió esse início do século XX foi marcado por um surto modernizador especialmente durante a gestão da família Malta, quando foi contratado o artista alagoano Rosalvo Ribeiro, recém chegado de Paris, que elaborou projetos de remodelação para as principais praças da cidade. O presente artigo busca demonstrar o papel desses espaços públicos como símbolos da modernidade almejada naquele momento. A partir da análise conjunta de cartões postais, relatórios e demais documentos primários, buscar-se-á fazer emergir a ação do artista Rosalvo Ribeiro na modernização da cidade e, decorrentemente, ampliar o conhecimento acerca de sua obra.The transition from the centuries XIX to XX was marked by a period of great urban transformations on Brazilian cities specially after the establishment of the Republic. It was common to seek adding a modern and prosper aspect to the cities, among other things, in order to create an image that represented the new political regime recently established. In Maceió, the beginning of the XX century was marked by a modernizing outburst specially noted during the administration of the Malta family, when the artist from Alagoas, Rosalvo Ribeiro, recently coming from Paris, was hired to design projects to remodel the main squares of the city. This paper aims to demonstrate the role of those public spaces as symbols of the desired modernity of the time. From the analysis of postal cards, reports and other documents, the role of the artist Rosalvo Ribeiro on modernizing the city will be brought to surface, and consequently the knowledge on his work will be broaden.FIAM-FAAM Centro Universitário2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/453InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 2 n. 2 (2016): JUL/DEZ; 133-1532446-9696reponame:InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/453/pdfCopyright (c) 2017 InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeão, Tharcila Maria SoaresFerrare, Josemary Omena Passos2017-12-01T21:44:44Zoai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/453Revistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situsPRIhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/oaipeter.monteiro@fiamfaam.br2446-96962446-9696opendoar:2017-12-01T21:44:44InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano - Centro Universitário FIAM-FAAMfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL Public squares as symbols of modernity and the projects of Rosalvo Ribeiro during the Era Maltina (1900-1912) |
title |
AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL |
spellingShingle |
AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL Leão, Tharcila Maria Soares modernização urbana praças Rosalvo Ribeiro. Urban modernizing Squares Rosalvo Ribeiro. |
title_short |
AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL |
title_full |
AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL |
title_fullStr |
AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL |
title_full_unstemmed |
AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL |
title_sort |
AS PRAÇAS COMO SÍMBOLOS DA MODERNIDADE E OS PROJETOS DE ROSALVO RIBEIRO DURANTE A ERA MALTINA (1900-1912) EM MACEIÓ - AL |
author |
Leão, Tharcila Maria Soares |
author_facet |
Leão, Tharcila Maria Soares Ferrare, Josemary Omena Passos |
author_role |
author |
author2 |
Ferrare, Josemary Omena Passos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Tharcila Maria Soares Ferrare, Josemary Omena Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modernização urbana praças Rosalvo Ribeiro. Urban modernizing Squares Rosalvo Ribeiro. |
topic |
modernização urbana praças Rosalvo Ribeiro. Urban modernizing Squares Rosalvo Ribeiro. |
description |
A transição entre os séculos XIX e XX foi caracterizada por configurar um período de grandes transformações urbanas nas cidades brasileiras, especialmente após a instauração da República. Entre outras coisas, buscava-se dotar as cidades de um aspecto mais moderno e próspero criando uma imagem de cidade que representasse o novo regime político implantado. Em Maceió esse início do século XX foi marcado por um surto modernizador especialmente durante a gestão da família Malta, quando foi contratado o artista alagoano Rosalvo Ribeiro, recém chegado de Paris, que elaborou projetos de remodelação para as principais praças da cidade. O presente artigo busca demonstrar o papel desses espaços públicos como símbolos da modernidade almejada naquele momento. A partir da análise conjunta de cartões postais, relatórios e demais documentos primários, buscar-se-á fazer emergir a ação do artista Rosalvo Ribeiro na modernização da cidade e, decorrentemente, ampliar o conhecimento acerca de sua obra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/453 |
url |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/453/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FIAM-FAAM Centro Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
FIAM-FAAM Centro Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 2 n. 2 (2016): JUL/DEZ; 133-153 2446-9696 reponame:InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano instname:Centro Universitário FIAM-FAAM instacron:FIAMFAAM |
instname_str |
Centro Universitário FIAM-FAAM |
instacron_str |
FIAMFAAM |
institution |
FIAMFAAM |
reponame_str |
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano |
collection |
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano |
repository.name.fl_str_mv |
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano - Centro Universitário FIAM-FAAM |
repository.mail.fl_str_mv |
peter.monteiro@fiamfaam.br |
_version_ |
1797053063735803904 |