Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rogério de Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/326
Resumo: Esta comunicação discute o uso de soluções exemplares como critério de projeto, focalizando a prática pedagógica da arquitetura que tem lugar nos ateliers dos cursos de graduação. A construção de conhecimento arquitetônico no projeto implica o uso de precedentes, quer como ponto de partida (aberto a manipulações adaptativas), quer como ferramentas de comparação aplicadas a posteriori a verificações tipológicas e í  correção de decisões projetuais que conduzem às configurações do partido. A descrição, interpretação e transformação dos tipos como parte de uma abordagem "imitativa" do projeto arquitetônico é o tema central de uma epistemologia da prática, tal como sugerida por Donald Schön, e fundamenta o exercício da invenção compositiva. Nesta perspectiva, a imaginação figurativa interage com um catálogo coletivo de obras de arquitetura paradigmáticas, constituindo um conjunto de requerimentos eletivos progressivamente incorporados ao repertório do projetista.
id FIAMFAAM-2_563de952c6ad433a1874a8c6690ed011
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/326
network_acronym_str FIAMFAAM-2
network_name_str InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
repository_id_str
spelling Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetosThe uses of precedent: the construction of architectural repertoire inside the pedagogical environment of the design studio.architectureprojectrepertoirelearningarquiteturaprojetorepertórioaprendizado.Esta comunicação discute o uso de soluções exemplares como critério de projeto, focalizando a prática pedagógica da arquitetura que tem lugar nos ateliers dos cursos de graduação. A construção de conhecimento arquitetônico no projeto implica o uso de precedentes, quer como ponto de partida (aberto a manipulações adaptativas), quer como ferramentas de comparação aplicadas a posteriori a verificações tipológicas e í  correção de decisões projetuais que conduzem às configurações do partido. A descrição, interpretação e transformação dos tipos como parte de uma abordagem "imitativa" do projeto arquitetônico é o tema central de uma epistemologia da prática, tal como sugerida por Donald Schön, e fundamenta o exercício da invenção compositiva. Nesta perspectiva, a imaginação figurativa interage com um catálogo coletivo de obras de arquitetura paradigmáticas, constituindo um conjunto de requerimentos eletivos progressivamente incorporados ao repertório do projetista.This paper discusses the use of exemplary solutions as design criteria, focusing the pedagogical practice of architecture in undergraduate design studios. The construction of architectural knowledge through design implies the use of precedents both as models to be adopted as a starting point (open to adaptive manipulations), and as comparative tools for a posteriori typological verification and correction of design decisions leading to parti configurations. The description, interpretation and transformation of types as part of an "imitative" approach to the architectural project is the main subject of an epistemology of practice as suggested by Donald Schön, and supports the exercise of compositional invention. In this perspective, figurative imagination is intertwined with a collective catalogue of paradigmatic works of architecture, which becomes a set of elective constraints progressively incorporated to the practitioner's repertoire.FIAM-FAAM Centro Universitário2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/326InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 1 n. 2 (2015): JUL/DEZ; 41-542446-9696reponame:InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/326/pdfCopyright (c) 2017 InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rogério de Castro2017-12-01T21:43:49ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situsPRI
dc.title.none.fl_str_mv Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos
The uses of precedent: the construction of architectural repertoire inside the pedagogical environment of the design studio.
title Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos
spellingShingle Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos
Oliveira, Rogério de Castro
architecture
project
repertoire
learning
arquitetura
projeto
repertório
aprendizado.
title_short Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos
title_full Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos
title_fullStr Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos
title_full_unstemmed Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos
title_sort Os usos do precedente: A construção do repertório arquitetônico no ambiente pedagógico do atelier de projetos
author Oliveira, Rogério de Castro
author_facet Oliveira, Rogério de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rogério de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv architecture
project
repertoire
learning
arquitetura
projeto
repertório
aprendizado.
topic architecture
project
repertoire
learning
arquitetura
projeto
repertório
aprendizado.
description Esta comunicação discute o uso de soluções exemplares como critério de projeto, focalizando a prática pedagógica da arquitetura que tem lugar nos ateliers dos cursos de graduação. A construção de conhecimento arquitetônico no projeto implica o uso de precedentes, quer como ponto de partida (aberto a manipulações adaptativas), quer como ferramentas de comparação aplicadas a posteriori a verificações tipológicas e í  correção de decisões projetuais que conduzem às configurações do partido. A descrição, interpretação e transformação dos tipos como parte de uma abordagem "imitativa" do projeto arquitetônico é o tema central de uma epistemologia da prática, tal como sugerida por Donald Schön, e fundamenta o exercício da invenção compositiva. Nesta perspectiva, a imaginação figurativa interage com um catálogo coletivo de obras de arquitetura paradigmáticas, constituindo um conjunto de requerimentos eletivos progressivamente incorporados ao repertório do projetista.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/326
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/326/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FIAM-FAAM Centro Universitário
publisher.none.fl_str_mv FIAM-FAAM Centro Universitário
dc.source.none.fl_str_mv InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 1 n. 2 (2015): JUL/DEZ; 41-54
2446-9696
reponame:InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
collection InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734456283784806400