O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917 |
Resumo: | O propósito principal do presente trabalho é de propor um levantamento bibliográfico que ampare a discussão de processos avaliativos com base em portfólios fotográficos adequados aos alunos com deficiência que, por sua vez, possam atuar como avaliações formativas e que sirvam como procedimentos de avaliação de crianças com deficiências. Justifica-se a proposição deste ensaio pela importância da compreensão dos propósitos do processo avaliativo, tanto no que se refere ao exercício da profissão docente, quanto no que tange ao próprio papel da escola. O método de análise tem seu fundamento na concepção de que a avaliação deve ser capaz de atuar como uma forma dialógica e de revelar o desenvolvimento individual frente aos desafios pedagógicos. A utilização da fotografia tem a capacidade de funcionar como um instrumento privilegiado na avaliação formativa, a qual, por sua vez, possui propriedades que potencializam a capacidade avaliativa dos professores. |
id |
FICSALLES-1_47a5885104ee6a25264b3719869bfba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.fics.edu.br:article/917 |
network_acronym_str |
FICSALLES-1 |
network_name_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com DeficiênciaO propósito principal do presente trabalho é de propor um levantamento bibliográfico que ampare a discussão de processos avaliativos com base em portfólios fotográficos adequados aos alunos com deficiência que, por sua vez, possam atuar como avaliações formativas e que sirvam como procedimentos de avaliação de crianças com deficiências. Justifica-se a proposição deste ensaio pela importância da compreensão dos propósitos do processo avaliativo, tanto no que se refere ao exercício da profissão docente, quanto no que tange ao próprio papel da escola. O método de análise tem seu fundamento na concepção de que a avaliação deve ser capaz de atuar como uma forma dialógica e de revelar o desenvolvimento individual frente aos desafios pedagógicos. A utilização da fotografia tem a capacidade de funcionar como um instrumento privilegiado na avaliação formativa, a qual, por sua vez, possui propriedades que potencializam a capacidade avaliativa dos professores.Faculdades Integradas Campos Salles2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/91710.22287/ag.v1i24.917Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 24 (2020): Revista Acadêmica Augusto Guzzo; 45-582316-38521518-959710.22287/ag.v1i24reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917/825Copyright (c) 2020 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVenturineli, Rogeriodo Reis, Deyse Almeida2020-12-19T00:35:11Zoai:www.fics.edu.br:article/917Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2020-12-19T00:35:11Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência |
title |
O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência |
spellingShingle |
O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência Venturineli, Rogerio |
title_short |
O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência |
title_full |
O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência |
title_fullStr |
O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência |
title_full_unstemmed |
O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência |
title_sort |
O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência |
author |
Venturineli, Rogerio |
author_facet |
Venturineli, Rogerio do Reis, Deyse Almeida |
author_role |
author |
author2 |
do Reis, Deyse Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venturineli, Rogerio do Reis, Deyse Almeida |
description |
O propósito principal do presente trabalho é de propor um levantamento bibliográfico que ampare a discussão de processos avaliativos com base em portfólios fotográficos adequados aos alunos com deficiência que, por sua vez, possam atuar como avaliações formativas e que sirvam como procedimentos de avaliação de crianças com deficiências. Justifica-se a proposição deste ensaio pela importância da compreensão dos propósitos do processo avaliativo, tanto no que se refere ao exercício da profissão docente, quanto no que tange ao próprio papel da escola. O método de análise tem seu fundamento na concepção de que a avaliação deve ser capaz de atuar como uma forma dialógica e de revelar o desenvolvimento individual frente aos desafios pedagógicos. A utilização da fotografia tem a capacidade de funcionar como um instrumento privilegiado na avaliação formativa, a qual, por sua vez, possui propriedades que potencializam a capacidade avaliativa dos professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917 10.22287/ag.v1i24.917 |
url |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917 |
identifier_str_mv |
10.22287/ag.v1i24.917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917/825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Augusto Guzzo Revista Acadêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Augusto Guzzo Revista Acadêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
dc.source.none.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 24 (2020): Revista Acadêmica Augusto Guzzo; 45-58 2316-3852 1518-9597 10.22287/ag.v1i24 reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) instacron:FICSALLES |
instname_str |
Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
instacron_str |
FICSALLES |
institution |
FICSALLES |
reponame_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
collection |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ] |
_version_ |
1754115654103859200 |