O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturineli, Rogerio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: do Reis, Deyse Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917
Resumo: O propósito principal do presente trabalho é de propor um levantamento bibliográfico que ampare a discussão de processos avaliativos com base em portfólios fotográficos adequados aos alunos com deficiência que, por sua vez, possam atuar como avaliações formativas e que sirvam como procedimentos de avaliação de crianças com deficiências. Justifica-se a proposição deste ensaio pela importância da compreensão dos propósitos do processo avaliativo, tanto no que se refere ao exercício da profissão docente, quanto no que tange ao próprio papel da escola. O método de análise tem seu fundamento na concepção de que a avaliação deve ser capaz de atuar como uma forma dialógica e de revelar o desenvolvimento individual frente aos desafios pedagógicos. A utilização da fotografia tem a capacidade de funcionar como um instrumento privilegiado na avaliação formativa, a qual, por sua vez, possui propriedades que potencializam a capacidade avaliativa dos professores.
id FICSALLES-1_47a5885104ee6a25264b3719869bfba3
oai_identifier_str oai:www.fics.edu.br:article/917
network_acronym_str FICSALLES-1
network_name_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository_id_str
spelling O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com DeficiênciaO propósito principal do presente trabalho é de propor um levantamento bibliográfico que ampare a discussão de processos avaliativos com base em portfólios fotográficos adequados aos alunos com deficiência que, por sua vez, possam atuar como avaliações formativas e que sirvam como procedimentos de avaliação de crianças com deficiências. Justifica-se a proposição deste ensaio pela importância da compreensão dos propósitos do processo avaliativo, tanto no que se refere ao exercício da profissão docente, quanto no que tange ao próprio papel da escola. O método de análise tem seu fundamento na concepção de que a avaliação deve ser capaz de atuar como uma forma dialógica e de revelar o desenvolvimento individual frente aos desafios pedagógicos. A utilização da fotografia tem a capacidade de funcionar como um instrumento privilegiado na avaliação formativa, a qual, por sua vez, possui propriedades que potencializam a capacidade avaliativa dos professores.Faculdades Integradas Campos Salles2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/91710.22287/ag.v1i24.917Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 24 (2020): Revista Acadêmica Augusto Guzzo; 45-582316-38521518-959710.22287/ag.v1i24reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917/825Copyright (c) 2020 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVenturineli, Rogeriodo Reis, Deyse Almeida2020-12-19T00:35:11Zoai:www.fics.edu.br:article/917Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2020-12-19T00:35:11Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false
dc.title.none.fl_str_mv O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência
title O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência
spellingShingle O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência
Venturineli, Rogerio
title_short O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência
title_full O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência
title_fullStr O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência
title_full_unstemmed O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência
title_sort O O Processo de Avaliação através de Portfólio com Registros Fotográficos para Crianças com Deficiência
author Venturineli, Rogerio
author_facet Venturineli, Rogerio
do Reis, Deyse Almeida
author_role author
author2 do Reis, Deyse Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturineli, Rogerio
do Reis, Deyse Almeida
description O propósito principal do presente trabalho é de propor um levantamento bibliográfico que ampare a discussão de processos avaliativos com base em portfólios fotográficos adequados aos alunos com deficiência que, por sua vez, possam atuar como avaliações formativas e que sirvam como procedimentos de avaliação de crianças com deficiências. Justifica-se a proposição deste ensaio pela importância da compreensão dos propósitos do processo avaliativo, tanto no que se refere ao exercício da profissão docente, quanto no que tange ao próprio papel da escola. O método de análise tem seu fundamento na concepção de que a avaliação deve ser capaz de atuar como uma forma dialógica e de revelar o desenvolvimento individual frente aos desafios pedagógicos. A utilização da fotografia tem a capacidade de funcionar como um instrumento privilegiado na avaliação formativa, a qual, por sua vez, possui propriedades que potencializam a capacidade avaliativa dos professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917
10.22287/ag.v1i24.917
url http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917
identifier_str_mv 10.22287/ag.v1i24.917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/917/825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
dc.source.none.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 24 (2020): Revista Acadêmica Augusto Guzzo; 45-58
2316-3852
1518-9597
10.22287/ag.v1i24
reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron:FICSALLES
instname_str Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron_str FICSALLES
institution FICSALLES
reponame_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
collection Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository.name.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
repository.mail.fl_str_mv revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]
_version_ 1754115654103859200